Buscar

Tema 06 | Referências Segundo as Normas da ABNT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema 06 | Referências Segundo as Normas da ABNT
1. 
Para Barros e Lehfeld (2000), as citações ou transcrições de documentos bibliográficos servem para fortalecer e apoiar a tese do pesquisador ou para documentar sua interpretação. Entre as citações, há a citação da citação que tem como característica:
Você acertou!
D. 
a citação direta ou indireta de um texto que não se teve acesso ao original.
A citação direta é quando temos a transcrição textual de parte da obra do autor consultado e trata-se de uma transcrição literal de trecho do original. A citação indireta é a transcrição de conceitos do autor consultado, porém descritos com as próprias palavras do pesquisador, essa citação extrai ideias do autor pesquisado. A citação de citação pode ser entendida como citação direta ou indireta de um texto que não se teve acesso ao original. A citação de citação também pode ser chamada de apud, palavra em latim que significa “junto a, perto de”.
2. 
Toda pesquisa, qualquer que seja seu delineamento ou sua classificação em termos metodológicos, deve ter a revisão bibliográfica. Essa revisão tem como objetivo:
Você acertou!
A. 
· disponibilizar conhecimento sobre áreas de estudo.
A revisão bibliográfica tem os seguintes objetivos: proporcionar aprendizado sobre determinada área do conhecimento; facilitar a identificação e a seleção de métodos e de técnicas a serem utilizados pelo pesquisador; oferecer subsídios para a redação da introdução, para a revisão da literatura e para a redação da discussão do trabalho científico.
Os objetivos da norma NBR 6023 são: apresentar a ordem dos elementos das referências; estabelecer padrões para transcrição e a apresentação da informação originada do documento e/ou outras de outras fontes de informações; orientar a preparação e a compilação de referências de materiais utilizados para a produção de documentos e para a inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.
3. 
A referência bibliográfica segue suas normas que devem ser levadas em consideração. Quando há a entrada da referência feita pela primeira palavra do título, podemos caracterizar essa referência como:
Você acertou!
C. 
autor não mencionado.
Quando o autor não é mencionado, a entrada é feita pela primeira palavra do título, pois não se utiliza a expressão “autor anônimo”. Quando temos dois ou três autores, colocamos os nomes separados por ponto e vírgula. No caso de mais de três autores, indicamos apenas o primeiro autor, acrescentando-se a expressão et alii (e outros) ou, de forma abreviada, et al. Quando o órgão da administração é o autor, a entrada da referência é feita pela própria denominação do órgão, quando esta for específica; se a denominação for genérica, iniciamos a referência pelo nome do órgão superior ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertence a unidade.
4. 
A referência bibliográfica pode ser entendida como uma forma de localizar o artigo original com maior facilidade, aumentando o entendimento sobre o que foi descrito dentro de um trabalho e o aprofundamento da questão, além da verificação dos dados utilizados. Uma das regras gerais para as referências bibliográficas diz respeito a:​​​
Resposta correta.
D. 
alinhá-las somente pela margem esquerda, sem recuos e sem a obrigatoriedade de alinhamento à direita.
As referências devem ser alinhadas somente pela margem esquerda, sem recuos (na 2.ª linha ou nas linhas posteriores) e sem a obrigatoriedade de alinhamento à direita. Além disso, o local da publicação não pode ser abreviado.
5. 
A busca do material bibliográfico pode ser definida em três tipos: as fontes primárias, as fontes secundárias e as fontes terciárias. As fontes primárias dizem respeito aos trabalhos originais com conhecimento original e publicados pela primeira vez pelos autores. Como exemplo de fontes primárias, temos:
Você acertou!
E. 
livros e artigos cientificos.
As fontes primárias se caracterizam por trabalhos originais. Por exemplo: teses universitárias, livros, relatórios técnicos, artigos em revistas científicas, entre outros.
As fontes secundárias são os trabalhos não originais e que, basicamente, citam, revisam e interpretam trabalhos originais, como artigos de revisão bibliográfica, tratados e enciclopédias.
​​​​​​​As fontes terciárias contêm índices categorizados de trabalhos primários e secundários, com ou sem resumo, como os dados bibliográficos, os índices e as listas bibliográficas.

Outros materiais