Buscar

RESUMO PARA PROVA ERGONOMIA E GINASTICA LABORAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO PARA PROVA ERGONOMIA E GINASTICA LABORAL
 O que é Ergonomia e Ginástica Laboral? 
 Mercado de trabalho e atuação profissional. 
 Evolução do trabalho humano. 
 Evolução das empresas e organizações. 
 Caracterização do trabalho braçal e suas repercussões nos trabalhadores. 
 Caracterização do trabalho administrativo e suas repercussões nos trabalhadores.
Primeiras atividades organizadas no início do século passado como atividade de pausa. A ginástica laboral visa amenizar as sobrecargas sofridas pelos trabalhadores, a fim de proporcionar um ambiente de trabalho menos deletério. Consiste de atividades físicas leves, geralmente utilizando mobilizações, alongamentos, fortalecimentos localizados e atividades de relaxamento. A ginástica laboral é de prática facultativa, não deve causar cansaço, riscos de lesões ou provocar sudorese, de forma a possibilitar o retorno imediato ao trabalho.
EVOLUÇÃO E BENEFICIOS DA GINASTICA LABORAL
 Organização recente (1925 na Polônia, 1928 no Japão, registros na Rússia e Holanda). No Brasil, relatos no Banco do Brasil, estaleiro Ishikawajima etc. Primeiro estudo no Brasil em 1978 (FEEVALE, RS). Atividade de GL é livre e há projetos de lei sobre oferecimento obrigatório em alguns setores. Alguns pontos importantes sobre a aplicação da ginástica laboral: Geralmente objetiva benefícios individuais que geram também benefícios empresariais; Vista como pausa ativa, busca trabalhar estruturas corporais de acordo com as características do trabalho executado; Desenvolvida no próprio ambiente do trabalho; Curta duração; Baixa intensidade; Realizada em grupos.
Benefícios da Ginástica Laboral para os trabalhadores mais citados na literatura: Benefícios da Ginástica Laboral para os trabalhadores Fonte: adaptado de: livro-texto. Diminuição de dores Melhor disposição Melhor saúde geral Melhor condicionamento físico Melhor postura Diminuição de lesões Melhor qualidade de vida Mais ânimo Melhora na resistência Melhora da autoestima Menor fadiga Maior satisfação Melhor relacionamento interpessoal Melhora no humor Melhor flexibilidade Maior reconhecimento Maior felicidade Diminuição do estresse Diminuição do sedentarismo Diminuição da ansiedade Aumento do bem-estar Aumento da motivação
Benefícios da Ginástica Laboral para as empresas mais citados na literatura: Benefícios da Ginástica Laboral para as empresas Diminuição de gastos com saúde Diminuição do absenteísmo Maior satisfação com o emprego Diminuição do presenteísmo Diminuição de LER/Dort Menos acidentes Diminuição de afastamentos Aumento do lucro Diminuição do tempo de afastamento Maior qualidade Diminuição de estresse no trabalho Melhor trabalho em equipe Melhor imagem interna Melhor imagem externa Diminuição do turnover Aumento da produtividade Diminuição de processos trabalhistas
INTERATIVIDADE
Ao ser convidado para uma entrevista de vaga em Ginástica Laboral, você é perguntado sobre o “auxiliar administrativo”. O que você levaria em conta para fazer uma categorização para esta função?
 Lembre-se de que o “nome” do cargo não significa a real tarefa executada pelo trabalhador. Pode ser que o “auxiliar administrativo” citado carregue dezenas de pacotes de documentos ao longo do dia, dentro do escritório, e tenha sua real classificação como trabalhador braçal, uma vez que as principais características dos trabalhadores braçais são o envolvimento de grandes grupos musculares para a realização das tarefas, e o dispêndio energético associado ao trabalho.
ERGONOMIA
Uma das avaliações necessárias para o profissional de Ginástica Laboral é entender as sobrecargas existentes e justificar as ações necessárias na sua proposta. Em geral, a Ergonomia é vista como um estudo para adaptar o trabalho ao homem, e não o contrário. Segundo a International Ergonomics Association (IEA, 2018), Ergonomia é: “A disciplina científica que trata do entendimento da interação entre humanos e outros elementos de um sistema e a profissão que aplica a teoria, princípios, dados e métodos a projetos, a fim de otimizar o bem-estar humano e a performance geral do sistema”. Há cursos específicos para um profissional tornar-se um “ergonomista”. No entanto, a análise pelo profissional de Ginástica Laboral não obrigará a redação de laudos técnicos, mas sim possibilitará o entendimento sobre as demandas relacionadas ao trabalho
Para Figueiredo & Mont’Alvão (2008), a Ergonomia possibilita: Maximizar conforto, satisfação e bem-estar. Garantir a segurança. Minimizar constrangimentos, custos humanos e carga cognitiva, psíquica e física do operador e/ou usuário. Evitar doenças profissionais, lesões e mutilações do trabalhador. Otimizar o desempenho da tarefa, o rendimento do trabalho e a produtividade do sistema homem-máquina.
ERGONOMIA FISICA
Trabalho na posição sentada. De acordo com Marano (2007), a posição sentada distribui o peso corporal para as tuberosidades isquiáticas (50%), face posterior das coxas (34%) e planta dos pés (16%). Há a preocupação de o trabalhador assumir a posição sentada de forma errada, transferindo a carga de maneira a sobrecarregar alguma estrutura corporal, pois em muitos trabalhadores há grande incidência de variações na maneira de sentar-se ao longo do dia. Pode-se também avaliar a sobrecarga interdiscal (L3/L4), segundo Kroemer & Grandjean (2005):
Trabalho na posição em pé: Diferenças entre trabalho em pé estático e dinâmico (com deslocamento); Segundo Kroemer & Grandjean (2005), a pressão no sistema venoso é aumentada em 80 mmHg nos pés e 40 mmHg nas coxas, quando se fica parado em pé; Já o trabalho em pé com deslocamento causa sobrecargas, sobretudo nas articulações e grupos musculares de membros inferiores e coluna.
ERGONOMIA COGNITIVA
Trata dos processos mentais envolvidos na atuação profissional diária. Percepção. Memória. Julgamento. Tomada de decisões. Estresse e fadiga mental. Cobranças etc.
 Otimização dos processos internos. Estruturação e políticas. Comunicação. Organização do trabalho. Trabalho a distância. Horários. Composição de equipes. Administração da qualidade.
QUESTIONARIO 1
1) A ergonomia é um importante componente dos programas de saúde no trabalho. Muitos acometimentos à saúde do trabalhador são advindos de problemas ergonômicos. Pode se definir a ergonomia como:
R=Ciência que estuda a adaptação do trabalho ao homem.
2) A ergonomia possibilita, através de seus estudos e aplicações, uma série de resultados, exceto.
R: a máxima exploração do trabalho do homem, visando tao somente aumentar produtividade.
3) A evolução da organização do trabalho tem impacto direto na mudança das solicitações impostas aos trabalhadores. Assinale a alternativa correta sobre esse quadro de mudanças
R : mudanças nas condições de organização do trabalho podem ter impacto positivo em alguns aspecto e impacto negativo em outros.
4) A ginastica laboral é aplicada em muitas empresas como forma de atenuar as agentes estressores relacionados ao trabalho. Assim, a aplicação rotineira de uma atividade física especifica pode colaborar com a saúde e produtividade. Os agentes estressores relacionados ao trabalho pode ser:
R: A, Externos, como aqueles relacionados diretamente ao exercício da sua função
C, internos, geralmente relacionados as cobranças, frustações ou competições.
5) A ginastica laboral esta inserida em um contexto de evolução da administração, que ocorre ate os dias atuais. A ginastica laboral é aplicada para melhor lidar com diversos aspectos ligados ao mercado, crescimento da produção, desgaste dos colaboradoes, etc.. HENRI FAYOL ( 1841-1925) foi um dos pioneiros em definir os processos de admistraçao e é considerado um destaque da administração clássica.
Fazem parte dos 14 principios dessa linha de pensamento, exceto:
R: os princípios da produtividade do just in time e da competição interna.
6) O trabalho considerado braçal é uma característica de certo grupo de trabalhadores. Considere a rotina do trabalho de um operário que carrega sacos de 50kg de cimento durante seu dia. Para este trabalhador,a ginastica laboral deve:
R: não deve objetivar fortalecimento, mais sim a compensacao das estruturas musculares.
7) Os trabalhadores caracterizados administrativos possuem um conjunto de características bastante frequente em sua atuação profissional que podem ser reconhecidas. Assinale a alternativa em que todas as características fazem tipicamente parte deste grupo de trabalhadores.
R: c, movimentos repetitivos, grande exigência mental, estresse.
8) Pode-se afirmar sobre a NR17:
R: fazem parte da NR17 as disposições sobre aspectos ergonômicos do trabalho.
9) Pode -se afirmar sobre as denominações LER/DORT:
R: conjunto de situações em que pode haver lesões ou um distúrbio acometendo uma região corporal
10) Pode -se afirmar sobre a definição de ginastica laboral e seus princípios conceitos:
A ginastica laboral é uma pausa ativa, realizada no ambiente de trabalho, primeiramente direcionada para as exigências psicológicas do trabalhador.

Continue navegando

Outros materiais