Buscar

REDES AVANÇADAS


Prévia do material em texto

1.
		O mundo está cada vez mais conectado por meio da interação à internet e, neste processo, os endereços IP e ICMPv6, se revestem de importância. Com a falta de endereços IPv4, foi criado o IPv6, que engloba três tipos básicos, descritos a seguir. 
(I) identifica uma única interface; um pacote destinado a um endereço deste tipo é enviado diretamente para a interface associada ao endereço e seu formato é 
3 - FP 13 - TLA ID 8 - RES 24 - NLA ID 16 - SLA ID 64 bits - InterfaceID 
onde TLA significa ¿Top-Level Aggregation¿), RES - ¿RESERVADO¿, NLA - ¿Next-Level Aggregation¿ e SLA ¿Site-Leve l Aggregation¿ 
(II) identifica um grupo de interfaces ou um grupo de nodes, mas um pacote destinado a este tipo de endereço é enviado para todas as interfaces do grupo; um node pode pertencer a mais de um grupo; pacotes de dados podem ser entregues a todos os endereços que pertencem a um determinado grupo; seu formato é 
8 - 1111 1111 4 - flgs 4 - scop 112 bits - group ID 
(III) identifica um grupo de interfaces de nodes diferentes; um pacote destinado a este tipo de endereço é enviado para uma das interfaces identificadas pelo endereço; especificamente, o pacote é enviado para a interface mais próxima de acordo com a medida de distância do protocolo de roteamento; seu formato é 
n bits - subnet prefix  (128 - n ) bits - 00000000000
Os tipos (I), (II) e (III) são denominados, respectivamente:
 
	
	
	
	unicast, multicast e broadcast
	
	
	anycast, unicast e multicast
 
	
	
	anycast, multicast e unicast
	
	
	unicast, multicast e anycast
	
	
	unicast, anycast e multicast
	
Explicação:
uni = um
multi = vários
I ¿ identifica uma única interface; um pacote destinado a um endereço deste tipo é enviado diretamente para  a interface associada ao endereço (unicast)
II ¿ identifica um grupo de interfaces ou um grupo de nodes, mas um pacote destinado a este tipo de endereço  é enviado para todas as interfaces do grupo; um node pode pertencer a mais de um grupo; pacotes de dados podem ser entregues a todos os endereços que pertencem a um determinado grupo; (multicast)
o que sobrou é anycast (any = qualquer)
III ¿ identifica um grupo de interfaces de nodes diferentes; um pacote destinado a este tipo de endereço éenviado para uma das interfaces identificadas pelo endereço; especificamente, o pacote é enviado para a interface mais próximo de acordo com a medida de distância do protocolo de roteamento; 
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em qual das alternativas a seguir, as mensagens apresentadas são todos do tipo mensagens de erro ICMPv6:
	
	
	
	Parameter Problem, Echo Request, Echo Relay e Time Exceeded.
	
	
	Destination Unreachable, Packet Too Big, Time Exceeded e Parameter Problem.
	
	
	Time Exceeded, Echo Request, Echo Relay e Neighbor Advertisement.
	
	
	Packet Too Big, Router Advertisement, Neighobor Solicitation e Destination Unreachable.
	
	
	Parameter Problem, Time Exceeded, Router Advertisement e Router Solicitation.
	
Explicação: Somente a opção B não possui exemplo de mensagem do tipo informativa.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Na versão ICMP usada com o IPv4 o que o Echo realiza?
	
	
	
	Restringe o envio de pacotes
	
	
	Indica que o pacote foi entregue 
	
	
	Ensina uma rota ao roteador 
	
	
	Verifica se a máquina está ativa 
	
	
	Indica que o campo TTL chegou a 0
	
Explicação:
O Echo verifica se a máquina está ativa
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Na versão ICMP usada com o IPv4 o que o Redirect realiza?
	
	
	
	Indica que o campo TTL chegou a 0
	
	
	Indica que o pacote foi entregue
	
	
	Ensina uma rota ao roteador
	
	
	Restringe o envio de pacotes
	
	
	Verifica se a máquina está ativa
	
Explicação:
O Redirect ensina uma rota ao roteador
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No Cabeçalho ICMPv6 o que o Checksum realiza?
	
	
	
	Permite o envio de mensagens
	
	
	Permite a abertura de mensagens
	
	
	Permite a diferenciação de mensagens
	
	
	Armazena uma soma de verificação da mensagem ICMPv6
	
	
	Indica o tipo de mensagem ICMPv6
	
Explicação:
O Checksum armazena uma soma de verificação da mensagem ICMPv6
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual dentre as alternativas apresentadas a seguir descreve corretamente os campos presentes no cabeçalho ICMPv6:
	
	
	
	- Tipo: este campo indica o tipo de mensagem ICMPv6. O tamanho deste campo é de 8 bits. O bit de mais alta ordem deste campo é definido como 0 para todas as mensagens de erro ICMPv6. O bit de mais alta ordem deste campo é definido como 1 para todas as mensagens informativas ICMPv6. - Código: este campo permite a diferenciação dentre várias mensagens de um determinado tipo. O tamanho deste campo é de 8 bits. Para a primeira ou única mensagem para um determinado tipo, o valor do campo de código é 0. - Próximo salto: este campo carrega o endereço do próximo dispositivo de rede. - Corpo da mensagem: este campo contém dados específicos das mensagens ICMPv6.
	
	
	- Versão: este campo indica a versão ICMPv6. - Código: este campo permite a diferenciação dentre várias mensagens de um determinado tipo. O tamanho deste campo é de 8 bits. Para a primeira ou única mensagem para um determinado tipo, o valor do campo de código é 0. - Checksum: este campo armazena uma soma de verificação da mensagem ICMPv6. O tamanho deste campo é de 16 bits. - Corpo da mensagem: este campo contém dados específicos das mensagens ICMPv6.
	
	
	- Tipo: este campo indica o tipo de mensagem ICMPv6. O tamanho deste campo é de 8 bits. O bit de mais alta ordem deste campo é definido como 0 para todas as mensagens de erro ICMPv6. O bit de mais alta ordem deste campo é definido como 1 para todas as mensagens informativas ICMPv6. - Código: este campo permite a diferenciação dentre várias mensagens de um determinado tipo. O tamanho deste campo é de 8 bits. Para a primeira ou única mensagem para um determinado tipo, o valor do campo de código é 0. - Checksum: este campo armazena uma soma de verificação da mensagem ICMPv6. O tamanho deste campo é de 16 bits. - Cabeçalho de extensão: este campo opções para as mensagens ICMPv6.
	
	
	- Tipo: este campo indica o tipo de mensagem ICMPv6. O tamanho deste campo é de 8 bits. O bit de mais alta ordem deste campo é definido como 0 para todas as mensagens de erro ICMPv6. O bit de mais alta ordem deste campo é definido como 1 para todas as mensagens informativas ICMPv6. - Código: este campo permite a diferenciação dentre várias mensagens de um determinado tipo. O tamanho deste campo é de 8 bits. Para a primeira ou única mensagem para um determinado tipo, o valor do campo de código é 0. - Checksum: este campo armazena uma soma de verificação da mensagem ICMPv6. O tamanho deste campo é de 16 bits. - Corpo da mensagem: este campo contém dados específicos das mensagens ICMPv6.
	
	
	- Tipo: este campo indica o tipo de mensagem ICMPv6. O tamanho deste campo é de 8 bits. O bit de mais alta ordem deste campo é definido como 0 para todas as mensagens de erro ICMPv6. O bit de mais alta ordem deste campo é definido como 1 para todas as mensagens informativas ICMPv6. - Identificação: este campo permite identificar o tamanho da mensagem para um determinado tipo. - Checksum: este campo armazena uma soma de verificação da mensagem ICMPv6. O tamanho deste campo é de 16 bits. - Corpo da mensagem: este campo contém dados específicos das mensagens ICMPv6.
	
Explicação: Os campos da mensagem ICMPv6 são: tipo, código, checksum, corpo da mensagem.

Continue navegando