Buscar

Avaliação On-Line (AOL 1-) Questionário Anatomia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line (AOL 1-) – Questionário Anatomia Humana 
1-Leia o trecho a seguir:
“Depois de ficar cerca de três anos com graves limitações nos movimentos do cotovelo esquerdo, provocado por uma luxação crônica, hoje Maikon Teixeira da Costa, de 31 anos, já se permite pentear os cabelos e levar a mão à boca. Maikon Costa foi submetido a uma cirurgia no cotovelo considerada rara e complexa. O procedimento foi feito pela equipe da ortopedia cirúrgica do Centro Hospitalar de Reabilitação, em Curitiba.”
Fonte: AGÊNCIA de notícias Paraná. Cirurgia rara de cotovelo devolve movimento a paciente. Disponível em: <http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=102926&tit=Cirurgia-rara-de-cotovelo-devolve-movimento-a-paciente>. Acesso em: 24 jun. 2020.
O cotovelo, como uma das articulações dos membros superiores, é capaz de realizar movimentos importantes. Com base nessa informação e no conteúdo estudado, analise os movimentos a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Circundução.
2) Extensão.
3) Flexão.
4) Abdução.
5) Adução.
( ) Movimento em que um segmento afasta-se da linha sagital do corpo.
( ) Movimento em que um segmento aproxima-se da linha sagital do corpo.
( ) Movimento em que os segmentos proximal e distal aproximam-se um do outro.
( ) Movimento circular de um membro que descreve um cone, em torno de um centro ou de um eixo.
( ) Movimento em que os segmentos proximal e distal afastam-se um do outro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
4, 5, 3, 1, 2.
2-Ao analisar um osso, é possível observar características próprias em regiões de sua anatomia. Com base no estudo microscópico do tecido ósseo, podemos distinguir a substância compacta (ou osso compacto) e a substância óssea esponjosa (ou osso esponjoso).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia dos ossos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os ossos longos, como o fêmur, são constituídos por duas extremidades (epífises) e pelo corpo (diáfise).
Porque:
II. A diáfise é constituída por substância compacta, enquanto a epífise, por substância esponjosa.
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3-Leia o trecho a seguir:
“A doença dos ossos de vidro é caracterizada por uma maior suscetibilidade a fraturas ósseas e diminuição da densidade mineral óssea. As manifestações clínicas variam de leve e quase assintomática a formas mais graves — como fraturas de ossos longos e múltiplos arcos costais e fraturas de crânio incompatíveis com a vida —, resultando em mortalidade perinatal.
Fonte: UOL. Mãe e filho têm doença dos ossos de vidro: “Fragilidade é só nos ossos”. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/22/mae-e-filho-tem-doenca-dos-ossos-de-vidro-fragilidade-e-so-nos-ossos.htm>. Acesso em: 15 jun. 2020.
Com base nas informações acima e no conteúdo estudado sobre a classificação dos ossos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os ossos longos apresentam duas extremidades, denominadas epífise; e um corpo, chamado de diáfise.
II. ( ) Ossos curtos apresentam equivalência nas três dimensões, sendo geralmente cuboides.
III. ( ) Ossos laminares ou planos possuem comprimento maior em relação à largura e espessura.
IV. ( ) Exemplos marcantes de ossos irregulares são as vértebras, a mandíbula e o osso temporal.
V. ( ) Os ossos sesamoides apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar.
V, V, F, V, F.
4-Leia o trecho a seguir:
“A Justiça de Alagoas concedeu um alvará judicial para uma gestante realizar um aborto. De acordo com a decisão, o feto tem a Síndrome de Body-stalk, uma anomalia que impede o desenvolvimento fora do útero.”
Fonte: G1. Gestante consegue na Justiça de Alagoas direito de abortar feto com anomalia. Disponível em: <https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2020/03/27/gestante-consegue-na-justica-de-alagoas-direito-de-abortar-feto-com-anomalia.ghtml>. Acesso em: 15/06/2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre normalidade e variação anatômica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A variação anatômica é um discreto desvio do aspecto morfológico normal de um órgão ou de um indivíduo, desde que não haja perturbação da sua função.
Porque:
II. A fuga da normalidade com profundo prejuízo da função e comumente incompatível com a vida é denominada de anomalia.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Leia o trecho a seguir:
“O envelhecimento é um processo biológico, inevitável, progressivo e irreversível, mas a velocidade com que isso vai ocorrer varia de indivíduo a indivíduo, pois depende, além dos fatores genéticos, do estilo de vida. Portanto, como não conseguimos ignorar as alterações, melhor conhecê-las e aprender a diminuir os prejuízos.”
Fonte: GNT. De repente, 30! Veja as alterações que o corpo sofre nessa idade e como minimizar os efeitos. Disponível em: <https://gnt.globo.com/bem-estar/noticia/de-repente-30-veja-alteracoes-que-o-corpo-sofre-nessa-idade-e-como-minimizar-os-efeitos.ghtml>. Acesso em: 15 jun. 2020. (Adaptado).
Considerando o trecho acima e o conteúdo estudado sobre fatores gerais de variação anatômica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Em humanos, observam-se diferenças morfológicas entre indivíduos, chamadas variações anatômicas.
II. ( ) Existem fatores que influenciam no surgimento das variações anatômicas, tais como idade, sexo e etnia.
III. ( ) Aspectos ambientais e exercícios são considerados fatores gerais de variação anatômica.
IV. ( ) Biotipo é a denominação conferida a cada grupamento humano que possui caracteres físicos co¬muns, externa e internamente, pelos quais se distin¬guem dos demais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, V, F.
6-Ligamentos são feixes ou cordões fibrosos e resistentes constituídos por tecido conjuntivo. Essas estruturas ficam ao redor das articulações e ajudam a fortalecer e estabilizar as articulações, permitindo movimentos somente em determinadas direções. De modo geral, contêm colágeno e fibras elásticas, que permitem que os ligamentos se alonguem até certo ponto. Ou seja, eles apresentam pouca elasticidade, podendo rasgar se forem esticados excessivamente.
Considerando o trecho acima e o conteúdo estudado sobre ligamentos, podemos afirmar que o ligamento é uma estrutura importante nas articulações porque:
une dois ou mais ossos, além de estabilizar as articulações do corpo.
7-Leia o trecho a seguir:
“Cifose é a excessiva curvatura da coluna vertebral no (A-P) plano sagital. A parte de trás normal tem de 20° a 45° graus de curvatura na parte superior das costas, e qualquer ângulo acima de 45° é chamado cifose. A escoliose é a curvatura anormal da coluna vertebral no plano coronal (lateral). A escoliose de entre 10° e 20° é chamada leve. Menos do que 10° é variação postural. Lordose ou a hiperlordose é o encurvamento excessivo da parte inferior da coluna, e é muitas vezes associada à escoliose ou cifose. Ele pode ser gerada por má postura.”
Fonte: SIMÕES, A. P. Lordose, cifose e escoliose: os desvios na coluna e a relação com exercícios. Globo Esporte, São Paulo, 24 abr. 2016. Disponível em <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/04/lordose-cifose-e-escoliose-os-desvios-na-coluna-e-relacao-com-exercicios.html>. Acesso em: 24 jun. 2020.
De acordo com o trecho acima, podemos observar que existem alguns planos de secção do corpo humano. Com base no que foi exposto na reportagem e no conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir:
I. O plano sagital divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda.
II. O plano coronal, ou frontal, divide o corpo em partes anterior e posterior.
III. O plano transversal,ou horizontal, divide o corpo em partes ventral e dorsal.
IV. O plano mediano divide o corpo em partes superior e inferior.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e II.
8-Leia o trecho a seguir:
“Crianças têm maior chance de sobreviver a quedas de grandes alturas do que adultos porque possuem menor peso, o que causa menos impacto ao cair, e porque dispõem de ossos mais maleáveis, o que faz com que sejam mais resistentes a fraturas.”
Fonte: R7. Crianças têm mais chance de sobreviver a quedas do que adultos. Disponível em: <https://noticias.r7.com/saude/criancas-tem-mais-chance-de-sobreviver-a-quedas-do-que-adultos-24052019>. Acesso em: 21 jun. 2020.
Quando comparados, os esqueletos de um adulto e de uma criança apresentam algumas variações quanto ao número e à forma dos ossos que os compõem. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o número e a classificação dos ossos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Alguns fatores, como a idade, podem afetar o número de ossos no corpo humano.
Porque:
II. À medida que ocorre o desenvolvimento, muitos ossos passam por um processo de fusão.
A seguir, assinale a afirmativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
9-Leia o trecho a seguir:
“A sede histórica da Universidade de Pádua, o Palazzo Bo é o lugar onde a medicina finalmente recebeu a abordagem sistemática de que precisava para se transformar em uma ciência moderna. (...) É onde, no século 16, Andreas Vesalius realizou sistemáticas dissecações de cadáveres em um teatro anatômico temporário perante uma multidão de 500 pessoas ou mais.”
Fonte: G1. O lugar onde os segredos da anatomia humana foram desvendados. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/02/22/o-lugar-onde-os-segredos-da-anatomia-humana-foram-desvendados.ghtml>. Acesso em: 22 jun. 2020.
Para garantir que as descrições anatômicas vistas em dissecações estivessem em concordância, foi padronizada uma posição para manter os indivíduos que estivessem em analise anatômica, que ficou conhecida como posição de descrição anatômica, ou posição anatômica. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a posição anatômica, analise as afirmativas a seguir.
I. A posição anatômica prevê a postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede).
II. Na posição anatômica, a face deve estar voltada para a lateral, direita ou esquerda, com olhos fechados.
III. Na posição anatômica, os membros superiores devem estar fletidos sobre o tronco, com as palmas cerradas.
IV. Na posição anatômica, deve-se manter os membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para a frente.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
10-Leia o trecho a seguir:
“Um brasileiro que teve a cabeça atravessada por um vergalhão está sendo estudado por cientistas americanos. A barra de ferro perfurou o crânio de Eduardo Leite quando ele trabalhava numa obra, no Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 2012. Ele agora pode ajudar a ciência a desvendar mistérios do cérebro. (...) O vergalhão entrou pelo alto da cabeça e atravessou a região entre os olhos, atingindo a área frontal do cérebro.”
Fonte: TERRA. Brasileiro atingido por vergalhão intriga médicos nos EUA. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/pesquisa/brasileiro-atingido-por-vergalhao-intriga-medicos-nos-eua,1587d71c2c116410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html>. Acesso em: 27 jun. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os eixos anatômicos, podemos afirmar que o vergalhão fez uma trajetória pelo eixo sagital porque:
liga as posições anterior e posterior do corpo.
Avaliação On
-
Line
 
(AOL 1
-
) 
–
 
Questionário
 
Anatomia Humana
 
 
 
1
-
Leia o trecho a seguir:
 
“Depois de ficar cerca de três anos com graves limitações nos movimentos do cotovelo esquerdo, provocado por 
uma luxação crônica, hoje Maikon Teixeira da Costa, de 31 anos, já se permite pentear os cabelos e levar a mão à 
boca. Maikon Costa foi submetido a
 
uma cirurgia no cotovelo considerada rara e complexa. O procedimento foi 
feito pela equipe da ortopedia cirúrgica do Centro Hospitalar de Reabilitação, em Curitiba.”
 
Fonte: AGÊNCIA de notícias Paraná. Cirurgia rara de cotovelo devolve movimento a paciente
. Disponível em: 
<http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=102926&tit=Cirurgia
-
rara
-
de
-
cotovelo
-
devolve
-
movimento
-
a
-
paciente>. Acesso em: 24 jun. 2020.
 
O cotovelo, como uma das articulações dos membros superiores, é capaz de realizar m
ovimentos importantes. 
Com base nessa informação e no conteúdo estudado, analise os movimentos a seguir e associe
-
os com suas 
respectivas características:
 
1) Circundução.
 
2) Extensão.
 
3) Flexão.
 
4) Abdução.
 
5) Adução.
 
( ) Movimento em que um segmento afast
a
-
se da linha sagital do corpo.
 
( ) Movimento em que um segmento aproxima
-
se da linha sagital do corpo.
 
( ) Movimento em que os segmentos proximal e distal aproximam
-
se um do outro.
 
( ) Movimento circular de um membro que descreve um cone, em torno de um c
entro ou de um eixo.
 
( ) Movimento em que os segmentos proximal e distal afastam
-
se um do outro.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
4, 5, 3, 1, 2.
 
 
2
-
Ao analisar um osso, é possível observar características próprias em regiões 
de sua anatomia. Com base no 
estudo microscópico do tecido ósseo, podemos distinguir a substância compacta (ou osso compacto) e a 
substância óssea esponjosa (ou osso esponjoso).
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia dos ossos,
 
analise as asserções a seguir 
e a relação proposta entre elas:
 
I. Os ossos longos, como o fêmur, são constituídos por duas extremidades (epífises) e pelo corpo (diáfise).
 
Porque:
 
II. A diáfise é constituída por substância compacta, enquanto a epífise, por
 
substância esponjosa.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
 
 
3
-
Leia o trecho a seguir:
 
“A doença dos ossos de vidro é caracterizada por uma maior suscetibilidade a fraturas ósseas e diminuição da 
densidade mineral óssea. As manifestações clínicas variam de leve e quase assintomática a formas mais graves 
—
 
como fraturas de ossos longos e múlt
iplos arcos costais e fraturas de crânio incompatíveis com a vida 
—
, 
resultando em mortalidade perinatal.
 
Fonte: UOL. Mãe e filho têm doença dos ossos de vidro: “Fragilidade é só nos ossos”. Disponível em: 
<https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2
020/03/22/mae
-
e
-
filho
-
tem
-
doenca
-
dos
-
ossos
-
de
-
vidro
-
fragilidade
-
e
-
so
-
nos
-
ossos.htm>. Acesso em: 15 jun. 2020.
 
Com base nas informações acima e no conteúdo estudado sobre a classificação dos ossos, analise as afirmativas 
a seguir e assinale V para a(s) verd
adeira(s) e F para a(s) falsa(s):
 
I. ( ) Os ossos longos apresentam duas extremidades, denominadas epífise; e um corpo, chamado de diáfise.
 
II. ( ) Ossos curtos apresentam equivalência nas três dimensões, sendo geralmente cuboides.
 
III. ( ) Ossos laminares
 
ou planos possuem comprimento maior em relação à largura e espessura.
 
IV. ( ) Exemplos marcantes de ossos irregulares são as vértebras, a mandíbula e o osso temporal.
 
V. ( ) Os ossos sesamoides apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, revesti
das de mucosa e 
contendo ar.
 
V, V, F, V, F.
 
 
4
-
Leia o trecho a seguir:
 
Avaliação On-Line (AOL 1-) – Questionário Anatomia Humana 
 
1-Leia o trecho a seguir: 
“Depois de ficar cerca de três anos com graves limitações nos movimentos do cotovelo esquerdo, provocado por 
uma luxação crônica, hoje Maikon Teixeira da Costa, de 31 anos, já se permite pentear os cabelos e levar a mão à 
boca. Maikon Costa foisubmetido a uma cirurgia no cotovelo considerada rara e complexa. O procedimento foi 
feito pela equipe da ortopedia cirúrgica do Centro Hospitalar de Reabilitação, em Curitiba.” 
Fonte: AGÊNCIA de notícias Paraná. Cirurgia rara de cotovelo devolve movimento a paciente. Disponível em: 
<http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=102926&tit=Cirurgia-rara-de-cotovelo-devolve-
movimento-a-paciente>. Acesso em: 24 jun. 2020. 
O cotovelo, como uma das articulações dos membros superiores, é capaz de realizar movimentos importantes. 
Com base nessa informação e no conteúdo estudado, analise os movimentos a seguir e associe-os com suas 
respectivas características: 
1) Circundução. 
2) Extensão. 
3) Flexão. 
4) Abdução. 
5) Adução. 
( ) Movimento em que um segmento afasta-se da linha sagital do corpo. 
( ) Movimento em que um segmento aproxima-se da linha sagital do corpo. 
( ) Movimento em que os segmentos proximal e distal aproximam-se um do outro. 
( ) Movimento circular de um membro que descreve um cone, em torno de um centro ou de um eixo. 
( ) Movimento em que os segmentos proximal e distal afastam-se um do outro. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
4, 5, 3, 1, 2. 
 
2-Ao analisar um osso, é possível observar características próprias em regiões de sua anatomia. Com base no 
estudo microscópico do tecido ósseo, podemos distinguir a substância compacta (ou osso compacto) e a 
substância óssea esponjosa (ou osso esponjoso). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia dos ossos, analise as asserções a seguir 
e a relação proposta entre elas: 
I. Os ossos longos, como o fêmur, são constituídos por duas extremidades (epífises) e pelo corpo (diáfise). 
Porque: 
II. A diáfise é constituída por substância compacta, enquanto a epífise, por substância esponjosa. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 
3-Leia o trecho a seguir: 
“A doença dos ossos de vidro é caracterizada por uma maior suscetibilidade a fraturas ósseas e diminuição da 
densidade mineral óssea. As manifestações clínicas variam de leve e quase assintomática a formas mais graves 
— como fraturas de ossos longos e múltiplos arcos costais e fraturas de crânio incompatíveis com a vida —, 
resultando em mortalidade perinatal. 
Fonte: UOL. Mãe e filho têm doença dos ossos de vidro: “Fragilidade é só nos ossos”. Disponível em: 
<https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/22/mae-e-filho-tem-doenca-dos-ossos-de-vidro-
fragilidade-e-so-nos-ossos.htm>. Acesso em: 15 jun. 2020. 
Com base nas informações acima e no conteúdo estudado sobre a classificação dos ossos, analise as afirmativas 
a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Os ossos longos apresentam duas extremidades, denominadas epífise; e um corpo, chamado de diáfise. 
II. ( ) Ossos curtos apresentam equivalência nas três dimensões, sendo geralmente cuboides. 
III. ( ) Ossos laminares ou planos possuem comprimento maior em relação à largura e espessura. 
IV. ( ) Exemplos marcantes de ossos irregulares são as vértebras, a mandíbula e o osso temporal. 
V. ( ) Os ossos sesamoides apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, revestidas de mucosa e 
contendo ar. 
V, V, F, V, F. 
 
4-Leia o trecho a seguir:

Outros materiais