Buscar

Avaliação On-Line 1-2 (AOL 1-2) Questionário Microbiologia Oral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1-2 (AOL 1-2) – Questionário Microbiologia Oral
1-Cocos Gram-negativos facultativos, designados como Neisseria, têm sido encontrados na cavidade oral e na nasofaringe de humanos. A N. sicca é a principal espécie embora isto possa ser um tipo de N. subclava.
Este organismo pode produzir inflamação da mucosa oral e produzir lesões semelhantes à:
gonorréia oral.
2-Em geral, os fatores que influenciam o desenvolvimento da flora oral incluem a frequência de introdução, as condições nutricionais e físico-químicas na hora da introdução e a natureza de qualquer microbiota existente.
Em relação a microbiologia da região orofacial, é correto afirmar:
o ambiente do recém-nascido tende a favorecer microrganismos tolerantes ao oxigênio.
3-Durante e imediatamente após o nascimento o recém-nascido entra em contato com os microrganismos presentes no ambiente próximo.
Contudo, a cavidade oral é considerada estéril ao nascimento.
A quantidade de organismos detectáveis na cavidade oral aumenta rapidamente, começando mais ou menos 8 horas após nascimento.
A microbiota precoce varia e é relativamente simples, todavia é constituída por alguns grupos de microrganismos, entre eles, qual das alternativas abaixo é o grupo predominante em recém-nascidos?
Estreptococos.
4-A saliva, com sua complexa composição, serve como um meio para os microrganismos orais; assim suas variações ajudam a regular a microbiota. Os conteúdos minerais e iônicos afetam a capacidade tampão, o pH, e o Eh e regulam a atividade das enzimas.
Os meios gasosos regulam a sobrevida e o crescimento de vários microrganismos. O Eh determina se predominam os organismos anaeróbicos, os aeróbios ou os facultativos. O pH é um fator chave no estabelecimento e na manutenção da flora, e até mudanças transitórias podem afetar a presença de um organismo.
A placa bacteriana, com pH geralmente ácido, pode ser um depósito natural de microrganismos servindo como fonte para a reinfecção do intestino. Qual dos microrganismos abaixo é encontrado na placa bacteriana nas condições supracitadas?
Helicobacter pylori.
5-A classificação e a nomenclatura da microbiota oral estão mudando continuamente em especial pela perspectiva de relações baseadas na informação genética, o que é um método prático.
Embora os organismos sejam geralmente agrupados como aeróbios, facultativos, micro aerófilos e anaeróbicos estritos, existe um espectro para ótimas condições de vida. Por exemplo os microrganismos podem crescer na presença de pequenas quantidades de oxigênio, sobreviver, mas não crescer nestes baixos níveis, ou de fato ser destruídas nestes níveis.
Assim, os grupamentos baseados no meio ambiente são um tanto arbitrários. Qual dos microrganismos abaixo formam o mais numeroso grupo de organismos da cavidade oral de um adulto saudável?
Estreptococos.
6-A saliva é provavelmente um dos reguladores mais importantes da microbiota bucal. Não somente varia com a idade e o estado da doença, mas o ritmo do fluxo e a composição demonstram variações diurnas, que por sua vez afetam os números e a composição da flora.
O fluxo salivar é maior quando o indivíduo acorda devido a estímulos repetidos, e a composição varia com a secreção. Assim, a osmolaridade aumenta com a secreção, assim como os níveis de bicarbonato e do pH, uma vez que a amônia, a ureia e a concentração de tiocianato antimicrobiano variam inversamente com o ritmo do fluxo.
Outros componentes dependentes do fluxo, componentes que continuam constantes, e fatores dietéticos afetam o número e a proporção dos organismos presentes. A xerostomia é um sintoma frequente em pacientes portadores de:
vírus da imunodeficiência humana (HIV).
7-A importância das interações organismo-tecido na patogênese pode ser ilustrada pelo fenômeno frequentemente visto de crescimento excessivo pela Candida spp. oral quando um indivíduo é tratado com certos antibióticos.
Quando os agentes reduzem o número de bactérias, as leveduras invadem o local pobremente povoado e produzem uma infecção por cândida. Quando o uso do antibiótico é descontinuado, a flora bacteriana residente se reafirma. Uma situação similar ocorre quando:
os agentes antibióticos reduzem seletivamente a população bacteriana Gram-positiva, resultando num crescimento excessivo de bactérias Gram-negativas.
8-Paciente do gênero feminino, 38 anos, portadora de leucemia mieloide aguda, internada em leito hospitalar de um hospital oncológico. A paciente está sendo submetida a tratamento quimioterápico endovenoso em altas doses há 9 dias, apresentando-se neutropênica, além disso surgiram lesões ulceradas em mucosa jugal e borda lateral de língua à esquerda.
Diante do quadro febril que surgiu após o aparecimento das lesões orais, a médica assistente solicita consultoria odontológica para avaliação da paciente. O cirurgião-dentista avalia o prontuário da paciente e observa que todas sorologias virais são negativas, e solicita coleta para hemocultura.
Durante a oroscopia observa que as lesões bucais têm aspecto clínico compatível com mucosite oral. Em qual das alternativas abaixo apresenta o motivo da solicitação da hemocultura?
Suspeita de disseminação de infecção por S. viridans via hematogênica, com risco de evoluir ao choque séptico.
9-As infecções em crianças podem ser assintomáticas ou produzir icterícia, enterite e distúrbios do sistema nervoso central. Se a mãe de uma criança foi infectada durante a gravidez, esta pode ser manifestada como um defeito congênito.
Em adultos, a infecção pode ser assintomática ou produzir uma doença similar à mononucleose. Uma vez que o vírus tem sido isolado dos tecidos tal como adenoide de pessoas aparentemente saudáveis, é provável que esteja presente na saliva de portadores saudáveis assintomáticos.
A infecção ocorre em vários tecidos, incluindo as glândulas salivares. Esse vírus também foi detectado em bolsas periodontais profundas de adultos e crianças, sugerindo a capacidade de se reproduzir nos tecidos periodontais. Qual é o nome do vírus em questão?
Citomegalovírus.
10-Os componentes orgânicos incluem proteínas, aminoácidos, vitaminas e carboidratos derivados do plasma, secreções das glândulas salivares, produtos metabólicos ou de degradação bacteriana e a dieta do hospedeiro. Os conteúdos aminoácidos livres variam em quantidade e composição.
A alanina, a serina e a glicina estão regularmente presentes, uma vez que outras podem ou não estar presentes. Qual o papel dos aminoácidos na flora oral?
Servem de nutrientes microbianos.
11-O processo de esterilização compreende a eliminação total de toda microbiota presente, esteja ela na sua forma esporulada ou não.
Vários são os métodos descritos para se conseguir uma real esterilização. Pode-se destacar como processo físico de esterilização, exceto:
óxido de etileno
12-As bactérias fazem uso das condições do ambiente oral para sua sobrevivência (humidade, calor e ausência de luz), utilizam fatores presentes para sua obtenção de energia e, ao passo, com a sua colonização, impendem a infecção e proliferação de seres microrganismos externos potencialmente mais danosos.
Nesse caso temos um exemplo de:
mutualismo
 
13-Microrganismos presentes na placa bacteriana etiogênica da cárie dental têm como substrato principal a sacarose provinda de dieta.
A fermentação dessa molécula de sacarose terá como detrito final:
ácido lático
14-São considerados pelos órgãos sanitários no Brasil padrão-ouro, ou seja, a maneira mais segura de monitoramento de esterilização, pois sua tecnologia consiste na aplicação dos próprios esporos (bactérias adormecidas e resistentes ao processo de esterilização a ser monitorado) impregnados em tiras de papel.
Posteriormente a esterilização, efetua-se o contato da tira com o meio de cultura e a incubação. Caso não ocorra o desenvolvimento do esporo, o processo de esterilização foi capaz de eliminar os possíveis tipos de vida microbiana. O indicador tratado se refere ao:
biológico
15-A melhor maneira de se descrever a relação hospedeiro x microflora é o conceito de simbiose.Esse tipo de interrelacionamento da espécies, na qual uma se beneficia da outra, no entanto, sem prejudicá-la é chamada de:
comensalismo
16-Embora exista no mercado odontológico uma gama enorme de materiais utilizados como barreira para esterilização, não se pode esquecer que a principal finalidade da embalagem para a esterilização é garantir que o instrumental permaneça estéril até o momento de seu uso funcionando como barreira.
As embalagens utilizadas para esterilização devem apresentar as seguintes características, exceto:
ser universal é poder ser usada em todos os processos de esterilização.
17-A eliminação da máxima carga possível de microrganismos presentes em seres vivos é realizada pela ação mecânica/química com soluções que visam a morte celular ou paralisação do crescimento da microbiota, sem oferecer riscos à saúde dos tecidos, como a pele humana ou mucosas.
Esse conceito é chamado de:
anti-sepsia
18-Comparada com a placa bacteriana supragengival, que é exposta a carboidratos da dieta, a placa subgengival é primordialmente uma microflora proteolítica.
Os microrganismos predominantes nas etiologias das doenças periodontais se destacam por serem:
anaeróbios
19-A esterilização à vapor é realizada em autoclaves cujo processo possui fases de remoção do ar, penetração do vapor e secagem. O sistema de remoção do ar diferencia os diversos tipos de autoclaves e seus ciclos de esterilização são orientados de acordo com as especificações do fabricante.
São erros humanos comuns durante o processo de esterilização, exceto:
temperatura insuficiente da autoclave
20-Uma vez erupcionados na cavidade oral, o esmalte dental é impregnado por glicoproteínas salivares que atuarão como substrato para posterior colonização bacteriana. Esse crescimento e coagregação bacteriana na superfície dental resulta em um biofilme aderente, conhecido como placa bacteriana.
Sobre a placa bacteriana cariogênica temos a seleção de microrganismos:
aeróbios
Avaliação On
-
Line 1
-
2
 
(AOL 1
-
2
) 
–
 
Questionário
 
Microbiologia 
Ora
l
 
 
 
1
-
Cocos Gram
-
negativos facultativos, designados como Neisseria, têm sido encontrados na cavidade oral e na 
nasofaringe de humanos. A N. sicca é a principal espécie embora isto possa ser um tipo de N. subclava.
 
Este organismo pode produzir inflamação da mucosa oral e produzir lesões semelhantes à:
 
gonorréia oral.
 
 
2
-
Em geral, os fatores que influenciam o desenvolvimento da flora oral incluem a frequência de introdução, as 
condições nutricionais e físico
-
químicas na hora da introdução e a natureza de qualquer microbiota existente.
 
Em relação a microbiologia da região o
rofacial, é correto afirmar:
 
o ambiente do recém
-
nascido tende a favorecer microrganismos tolerantes ao oxigênio.
 
 
3
-
Durante e imediatamente após o nascimento o recém
-
nascido entra em contato com os microrganismos presentes 
no ambiente próximo.
 
Contudo, a c
avidade oral é considerada estéril ao nascimento.
 
A quantidade de organismos detectáveis na cavidade oral aumenta rapidamente, começando mais ou menos 8 
horas após nascimento.
 
A microbiota precoce varia e é relativamente simples, todavia é constituída por 
alguns grupos de microrganismos, 
entre eles, qual das alternativas abaixo é o grupo predominante em recém
-
nascidos?
 
Estreptococos.
 
 
4
-
A saliva, com sua complexa composição, serve como um meio para os microrganismos orais; assim suas 
variações ajudam a regul
ar a microbiota. Os conteúdos minerais e iônicos afetam a capacidade tampão, o pH, e o 
Eh e regulam a atividade das enzimas.
 
Os meios gasosos regulam a sobrevida e o crescimento de vários microrganismos. O Eh determina se predominam 
os organismos anaeróbic
os, os aeróbios ou os facultativos. O pH é um fator chave no estabelecimento e na 
manutenção da flora, e até mudanças transitórias podem afetar a presença de um organismo.
 
A placa bacteriana, com pH geralmente ácido, pode ser um depósito natural de microrg
anismos servindo como fonte 
para a reinfecção do intestino. Qual dos microrganismos abaixo é encontrado na placa bacteriana nas condições 
supracitadas?
 
Helicobacter pylori.
 
 
5
-
A classificação e a nomenclatura da microbiota oral estão mudando continuamente e
m especial pela perspectiva 
de relações baseadas na informação genética, o que é um método prático.
 
Embora os organismos sejam geralmente agrupados como aeróbios, facultativos, micro aerófilos e anaeróbicos 
estritos, existe um espectro para ótimas condiçõe
s de vida. Por exemplo os microrganismos podem crescer na 
presença de pequenas quantidades de oxigênio, sobreviver, mas não crescer nestes baixos níveis, ou de fato ser 
destruídas nestes níveis.
 
Assim, os grupamentos baseados no meio ambiente são um tanto 
arbitrários. Qual dos microrganismos abaixo 
formam o mais numeroso grupo de organismos da cavidade oral de um adulto saudável?
 
Estreptococos.
 
 
6
-
A saliva é provavelmente um dos reguladores mais importantes da microbiota bucal. Não somente varia com a 
idade e o estado da doença, mas o ritmo do fluxo e a composição demonstram variações diurnas, que por sua vez 
afetam os números e a composição da flor
a.
 
O fluxo salivar é maior quando o indivíduo acorda devido a estímulos repetidos, e a composição varia com a 
secreção. Assim, a osmolaridade aumenta com a secreção, assim como os níveis de bicarbonato e do pH, uma vez 
que a amônia, a ureia e a concentraçã
o de tiocianato antimicrobiano variam inversamente com o ritmo do fluxo.
 
Outros componentes dependentes do fluxo, componentes que continuam constantes, e fatores dietéticos afetam o 
número e a proporção dos organismos presentes. A xerostomia é um sintoma f
requente em pacientes portadores de:
 
vírus da imunodeficiência humana (HIV).
 
 
Avaliação On-Line 1-2 (AOL 1-2) – Questionário Microbiologia 
Oral 
 
 
1-Cocos Gram-negativos facultativos, designados como Neisseria, têm sido encontrados na cavidade oral e na 
nasofaringe de humanos. A N. sicca é a principal espécie embora isto possa ser um tipo de N. subclava. 
Este organismo pode produzir inflamação da mucosa oral e produzir lesões semelhantes à: 
gonorréia oral. 
 
2-Em geral, os fatores que influenciam o desenvolvimento da flora oral incluem a frequência de introdução, as 
condições nutricionais e físico-químicas na hora da introdução e a natureza de qualquer microbiota existente. 
Em relação a microbiologia da região orofacial, é correto afirmar: 
o ambiente do recém-nascido tende a favorecer microrganismos tolerantes ao oxigênio. 
 
3-Durante e imediatamente após o nascimento o recém-nascido entra em contato com os microrganismos presentes 
no ambiente próximo. 
Contudo, a cavidade oral é considerada estéril ao nascimento. 
A quantidade de organismos detectáveis na cavidade oral aumenta rapidamente, começando mais ou menos 8 
horas após nascimento. 
A microbiota precoce varia e é relativamente simples, todavia é constituída por alguns grupos de microrganismos, 
entre eles, qual das alternativas abaixo é o grupo predominante em recém-nascidos? 
Estreptococos. 
 
4-A saliva, com sua complexa composição, serve como um meio para os microrganismos orais; assim suas 
variações ajudam a regular a microbiota. Os conteúdos minerais e iônicos afetam a capacidade tampão, o pH, e o 
Eh e regulam a atividade das enzimas. 
Os meios gasosos regulam a sobrevida e o crescimento de vários microrganismos. O Eh determina se predominam 
os organismos anaeróbicos, os aeróbios ou os facultativos. O pH é um fator chave no estabelecimento e na 
manutenção da flora, e até mudanças transitórias podem afetar a presença de um organismo. 
A placa bacteriana, com pH geralmente ácido, pode ser um depósito natural de microrganismos servindo como fonte 
para a reinfecção do intestino. Qual dos microrganismos abaixo é encontrado na placa bacteriana nas condições 
supracitadas? 
Helicobacter pylori. 
 
5-A classificaçãoe a nomenclatura da microbiota oral estão mudando continuamente em especial pela perspectiva 
de relações baseadas na informação genética, o que é um método prático. 
Embora os organismos sejam geralmente agrupados como aeróbios, facultativos, micro aerófilos e anaeróbicos 
estritos, existe um espectro para ótimas condições de vida. Por exemplo os microrganismos podem crescer na 
presença de pequenas quantidades de oxigênio, sobreviver, mas não crescer nestes baixos níveis, ou de fato ser 
destruídas nestes níveis. 
Assim, os grupamentos baseados no meio ambiente são um tanto arbitrários. Qual dos microrganismos abaixo 
formam o mais numeroso grupo de organismos da cavidade oral de um adulto saudável? 
Estreptococos. 
 
6-A saliva é provavelmente um dos reguladores mais importantes da microbiota bucal. Não somente varia com a 
idade e o estado da doença, mas o ritmo do fluxo e a composição demonstram variações diurnas, que por sua vez 
afetam os números e a composição da flora. 
O fluxo salivar é maior quando o indivíduo acorda devido a estímulos repetidos, e a composição varia com a 
secreção. Assim, a osmolaridade aumenta com a secreção, assim como os níveis de bicarbonato e do pH, uma vez 
que a amônia, a ureia e a concentração de tiocianato antimicrobiano variam inversamente com o ritmo do fluxo. 
Outros componentes dependentes do fluxo, componentes que continuam constantes, e fatores dietéticos afetam o 
número e a proporção dos organismos presentes. A xerostomia é um sintoma frequente em pacientes portadores de: 
vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Outros materiais