Buscar

Apresentação1 cosmetologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os mecanismos de hidratação natural são feitas por:
OCLUSÃO Retardam a evaporação e perda d’água epidérmica através da formação de um filme hidrofóbico na superfície da pele. São compostos com alto teor lipídico;
Umectação sua função é reter água, seja ela proveniente da formulação, da atmosfera ou da água perdida da camada córnea.
A agua na pele e ́classificada de acordo com a sua mobilidade:
Água fixa: aquela aderida às glicosaminoglicanas presentes na matriz extracelular na derme, onde se encontra boa parte da água que constitui a pele
. Água livre: compreende principalmente a água perdida para o meio durante a transpiração. 
HIDRATAÇÃO CUTÂNEA É a capacidade de retenção de água pelo estrato córneo. 
A barreira epidérmica é a principal responsável pela manutenção da hidratação, mantendo o conteúdo de água na epiderme.
CORNEÓCITOS: são células do extrato córneo, sua forma de proteção é a organização de células que são justapostas , assim dificultando a saída da agua e a entrada de algumas substancias.
LIPIDEOS EXTRACELULARES: derivam primariamente dos conteúdos secretados dos corpos lamelares epidérmicos, que são ricos em colesterol, glicosilceramida, fosfolípideos, e nas suas enzimas CATABÓLICAS respectivas. 
O NMF é um complexo de agentes lipossolúveis e agentes higroscópicos naturais. Ele é formado pela degradação das proteínas intracelulares localizadas nos grânulos de querato-hialina dos queratinócitos da camada granular, associados a outros componentes umectantes da pele
MATRIZ HIDROLIPÍDICA: é a junção de glândulas sebáceas (cebo) e sudoríparas (suor). Fazendo a função de um manto hidrolipídica.
O grau de hidratação da camada córnea decorre do equilíbrio entre a água fornecida e as perdas por evaporação na atmosfera. A água na camada córnea tem duas origens: endógena e exógena.
Endógena: é a água que ingerimos transportada para a derme e epider­me por meio de difusão.
Exógena: é a água absorvida do meio ambiente, conforme a umidade relativa do ar, ou por meio da aplicação de produtos cosméticos.
Nessa imagem mostra que os tijolos são os corneócito e o cimento são os lipídios, fazendo que não ocorra a perda da agua da pele.
Acadêmica: Thais Granemann Dos Santos.
2 Fase.

Continue navegando