Buscar

Respostas Questionário Unidade II - Microeconomia Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade II – Microeconomia Básica / Roteiro de Estudo
1) O que se entende por sistema de economia de mercado, quais suas características e vantagens?
R: Sistema de mercado é onde existe a livre iniciativa por parte dos indivíduos ou empresas em desenvolver alguma atividade econômica, sistema de economia de mercado é considerada como capitalismo devido a maior parte da produção ser de propriedade privada e os problemas são definidos entre o que, quanto, como e para quem produzir definidos pelo mercado, o que descentraliza as tomadas de decisões na produção, com predomínio da propriedade privada, o Estado tende a possuir menos empresas estatais e, o que regula a economia são os princípios da livre concorrência e da lei da oferta e da procura, além dos problemas relacionados pela escassez que são resolvidos pelo mecanismo de preços. Como vantagens tem: a liberdade para definição de preços de serviços e mercadorias (liberdade econômica), a livre concorrência, produção de produtos e/ou serviços produzidos conforme necessidade dos consumidores, liberdade para abertura e funcionamento de empresas, com pouca interferência do governo.
2) O que são mercados de bens finais e mercados de fatores de produção? Como é o seu funcionamento.
R: Mercado de fatores de produção está relacionado a mão-de-obra, capital, terra e tecnologia, ou seja, os recursos produtivos, onde as empresas e usuários são os compradores e, os ofertantes ou prestadores de serviço são os detentores dos fatores de produção (recursos naturais, mão-de-obra e capital).
Mercados de bens finais onde os consumidores são os compradores e, os ofertantes são as empresas produtoras dos bens e os prestadores de serviços.
3) Quais os principais objetivos do consumidor e do produtor, conforme descrito na Teoria do consumidor e Teoria da firma?
R: Os consumidores têm por objetivo satisfazer suas necessidades e para isso ele faz uma análise da renda disponível em relação as suas escolhas de preferências e preço dos produtos, analisando o custo X benefício para melhor utilização da sua renda.
Os produtores/empresários tem por objetivo maximizar os lucros e minimizar os custos de produção e, para isso fazem uma análise do orçamento, preço dos fatores de produção, preferência do empresário/produtor a fim de atingir o melhor lucro.
4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
R: Existe uma interação entre empresas e indivíduos, onde a empresa fornece a renda através do trabalho e, o indivíduo oferece a mão-de-obra e com essa renda o indivíduo adquire seus próprios bens e serviços formando o fluxo circular da renda.
5) Descreva o processo de alocação de recursos na economia, explicando suas etapas.
R: O processo de alocação de recurso é adequado ao mercado em relação ao preço de determinados produtos, onde as empresas irão focar na produção de produtos os quais estejam com valores maiores visando maior lucratividade e, diminuindo a produção de produtos com valores que estejam diminuindo, fazendo a alocação de recursos (trabalho, capital e recursos naturais) desses produtos em outras atividades. As etapas de alocação se definem em o que o consumidor tem preferência em comprar determinados produtos e não outros, o desejo do consumidor decide o que a empresa deve produzir. A concorrência entre as empresas define o como se deve produzir relacionando fatores e tecnologia para produzir com custo mínimo. A demanda e a oferta definem para quem se deve produzir.
6) Qual a definição moderna de mercado?
R: A definição moderna de mercado dá-se devido o conjunto de pontos de contato definidos entre compradores e ofertantes de recursos produtivos e os usuários e prestadores de serviços estabelecendo contrato de compra e venda ou prestação de serviço.
6) De que depende o estudo da demanda de um bem ou serviço? Explique a diferença entre demanda e quantidade demandada.
R: A demanda do bem depende de diversos fatores como: o preço do bem, a renda do consumidor e o preço de outros bens. Demanda é a quantidade de cero bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado tempo, também se entende toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. A quantidade demandada é um ponto especifico da curva, relacionando um preço a uma quantidade. 
7) Conceitue a lei da demanda.
R: A lei da demanda diz que, o preço e a quantidade demandada num determinado mercado estão inversamente relacionados. Por outras palavras, quanto mais alto for o preço de um produto, menos pessoas estarão dispostas ou poderão comprá-lo.
8) Defina os determinantes da demanda individual e de mercado.
R: Determinantes da demanda individual são: preço do bem, renda, preço de bens substitutos, preço de bens complementares, hábitos e preferências dos consumidores, propaganda, facilidade de crédito e fatores sazonais. Determinantes da demanda de mercado é a soma de todos os fatores da demanda individual, está relacionada ao desejo de compra dos indivíduos, não dependendo apenas do preço do bem/serviço, mas da renda e dos gostos e expectativas dos consumidores. 
9) Qual a diferença entre um deslocamento ao longo da curva de demanda e um deslocamento da curva de demanda?
R: é quando qualquer fator determinante da demanda se altera exceto o preço do bem e a curva da demanda se desloca e, somente o preço do bem que representa um movimento ao longo da curva de demanda.
10) De que depende o estudo da oferta de um bem ou serviço? Explique a diferença entre oferta e quantidade ofertada. 
R: Esse estudo da oferta de um bem ou serviço depende do comportamento dos vendedores, onde a oferta é definida pelas quantidades de determinado bem ou serviço que os produtores/vendedores desejam oferecer no mercado conforme níveis de preço. A quantidade ofertada é a quantidade do bem ou serviço que os vendedores estão dispostos e podem ofertar em cada nível de preço, sendo um ponto específico na curva de oferta.
11) Conceitue a lei da oferta.
R: É tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade oferecida também aumenta.
12) Defina os determinantes da oferta individual e de mercado. 
R: Os fatores determinantes são: preço do bem, custo dos fatores de produção ou insumos, tecnologia, número de empresas no mercado, fatores climáticos, acesso a financiamentos à produção e oferta de determinado bem.
13) Qual a diferença entre um deslocamento ao longo da curva de oferta e um deslocamento da curva de oferta?
R: é que qualquer fator determinante da oferta se altera exceto o preço do bem, a curva da oferta se desloca para a direita (aumento da oferta) ou para esquerda (diminuição da oferta) e somente o preço do bem representa um deslocamento ao longo da curva de oferta
14) O que se entende por equilíbrio de mercado? Por que os mercados competitivos tendem sempre a atingir um ponto de equilíbrio?
R: Equilibrio de mercado situação em que os vendedores/produtores podem e estão dispostos a ofertar coincide a quantidade que os consumidores podem e estão dispostos a aquidirir, um determinado nível de preço, ou seja, a quantidade ofertada é a mesma que a quantidade demandada. Os mercados competitivos buscam atingir o ponto de equilibrio a fim de controlar excesso e escassez, se adequando a lei da oferta e da demanda.
15) Qual a definição de elasticidade?
R: Elasticidade é a medida da resposta (variação) da quantidade demandada ou da quantidade ofertada a variações em seus determinantes, a elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, coeteris paribus (todo o resto constante )
16) O que é elasticidade-preço da demanda e como é calculada?
R: A elasticidade – preço da demanda compara a variação percentual na quantidade demandada com a variação percentual do preço, sendo de melhor interpretação na curva da demanda. 
EPD: Δ%Q (variação percentual da quantidade demandada) / Δ%P(variação percentual do preço)
Cáculo:
Δ%Q= qf – qi x 100 / qi
Δ%P= pf – pi x 100 / pi
17) Quais são os determinantes da elasticidade-preço da demanda?
R: Os determinantes são: essencialidade do bem, disponibilidade de substitutos próximos, importância relativa do bem no orçamento do consumidor, horizonte temporal
18) O que é elasticidade-renda da demanda e como é calculada?
R: A elasticidade-renda da demanda mede como e quanto a quantidade demandada varia quando a renda dos consumidores varia, sendo a variação percentual da quantidade demandada dividida pela variação percentual da renda.
ERD: Δ%Q (variação percentual da quantidade demandada) / Δ%R (variação percentual da renda)
Δ%Q = qf – qi x 100 / qi
Δ%R = rf – ri x 100 / ri
19) Explique o que são bens normais, bens superiores e bens inferiores.
R: Bens cuja demanda depende da renda, bens inferiores tem maior demanda quando a renda diminui, bens normais tem maior demanda quando a renda aumenta e, bens superiores são bens normais que tem uma fração maior do orçamento quando a renda aumenta.
20) O que é elasticidade-preço da oferta e como é calculada?
R: A elasticidade-preço da oferta é a variação percentual na quantidade ofertada dividida pela variação percentual no preço, para calcular a eslasticidade se utiliza variações variação percentual média tanto para quantidade quanto para preço. 
EPO: Δ%Q (quantidade percentual da quantidade ofertada) / Δ%P (variação percentual do preço)
Δ%Q = qf – qi x 100 / qi
Δ%P= pf – pi x 100 / pi
21) Quais são os determinantes da elasticidade-preço da oferta?
R: Fatores determinantes da elasticidade – preço da oferta: definição dos limites ou tamanho do mercado, horizonte de tempo da análise (dimensão do tempo para adaptar a produção), depende sumariamente da capacidade dos produtores de mudar a quantidade produzida de um determinado bem.
22) O que é uma função de produção? Explique a relação entre a produção total, o produto médio e o produto marginal.
R: A função de produção é a relação entre a quantidade de insumos empregados para obter um bem e a quantidade produzida deste bem, ou seja, indica qual o volume total de produção para uma determinada combinação específica de insumos
23) Defina a lei dos rendimentos decrescentes.
R: A lei dos rendimentos decrescentes é uma teoria que estuda o acréscimo de insumos de acordo com o aumento de produção, sendo também conhecida como lei da produtividade marginal decrescente ou por leis das proporções variáveis.
24) Quais são os custos de uma empresa? Defina cada um deles e sua fórmula de cálculo.
R: Custo total (CT) quantia que a empresa paga para comprar os insumos usados na produção;
Custo fixo (CF) custo que não varia com a quantidade produzida;
Custo variável (CV) custo que varia com a quantidade produzida;
Custo total médio (CTM) custo total dividido pela quantidade produzida
Custo fixo médio (CFM) custo fixo dividido pela quantidade produzida;
Custo variável médio (CVM) custo variável dividido pela quantidade produzida
Custo Marginal (Cmg) aumento dos custos totais decorrente da produção de uma unidade adicional
CT= CF + CV
CTM= CT / Q
CFM= CF / Q
CVM= CV / Q
25) O que se entende por escala eficiente de produção?
R: Economias de escala são aquelas que o custo médio das suas operações tende a diminuir quando o nível de produção eficiente aumenta, para ser uma economia de escala, o aumento do nível de produção deve ser proporcionalmente maior que o incremento nos custos. Desta forma, o custo de produção e os custos variáveis representarão uma proporção cada vez menor do valor de tudo o que foi produzido, ou seja, o custo de produção por unidade será menor à medida que o volume de produção crescer.

Continue navegando