Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

2O ENADE 2017 apresentou duas questões dissertativas relacionadas a temas polêmicos da atualidade: doenças sexualmente transmissíveis e gênero. Em uma delas foi solicitado discorrer sobre a importância do nome para as pessoas transgêneras" e propor uma medida que "facilite o acesso dessas pessoas à cidadania. A questão sofreu várias críticas nas redes sociais, argumentando um viés ideológico sem possibilitar ao acadêmico um posicionamento crítico sobre o tema. Assim, sobre o conceito de gênero, que é atribuído a uma construção social de ideias relativas às relações entre homens e mulheres, de forma a negar as diferenças biológicas como constituidoras das identidades dos seres humanos, disserte sobre a ampla divulgação deste termo (gênero) nos meios de comunicação oficiais e se o uso do termo é benéfico para a valorização da pessoa humana.
Resposta esperada
Pode haver resposta favorável ao uso do termo gênero, como também, opiniões contrárias ao uso deste termo nos meios de comunicação.
O acadêmico pode argumentar que o ser humano é um ser biológico e como tal, a base genética é determinante do sexo desde a concepção, ou seja, sexo masculino (XY) ou sexo feminino (XX). Mesmo que no decorrer da vida de uma pessoa, por exemplo, do sexo masculino, ela queira viver se comportando como do gênero feminino, o sexo desta pessoa continuará sendo masculino (XY). Assim, o uso do termo gênero não apresenta evidências de valorização da pessoa, pelo contrário, gera uma sensação de relativismo quanto a própria existência, pois onde tudo pode, nada tem valor.
Por outro lado, pode haver resposta favorável ao uso do termo gênero, argumentando, por exemplo, que essa temática favorece a valorização da pessoa humana, uma vez que reconhece as diferenças individuais das pessoas com relação ao seu comportamento na sociedade, e o sexo biológico não influenciaria no gênero escolhido para viver.

Mais conteúdos dessa disciplina