Buscar

Empreendedorismo tecnologico Atividade - 3

Prévia do material em texto

Curso: Engenharia Mecânica – Atividade: A3 Data: 20/08/2022
Disciplina: Empreendedorismo Tecnológico 
Para sanar as necessidades do público-alvo é preciso inovar e criar valor. O passo decisivo do empreendedorismo envolve também gerar ideia(s), ter foco na ação empreendedora estratégica e planejar. É preciso produzir e/ou oferecer algo diferente. No momento atual, tanto o indivíduo como as empresas colocam suas possibilidades de sobrevivência na capacidade de inovação. 
a) Diante do modelo atual de negócios que encontramos no ecossistema empreendedor, que necessidade você poderia transformar em uma oportunidade de negócio?
Com os avanços da tecnologia nos últimos anos, nota-se o crescimento de aplicações que fazem uso da robótica, tanto no meio científico e acadêmico quanto em nível industrial e comercial. 
Os robôs podem ser de grande auxílio em tarefas cada vez mais importantes, como acompanhar e auxiliar pessoas com deficiências, monitorar e cuidar de pessoas idosas, ensinar crianças, etc. Porém, o avanço nestas áreas depende ainda de compreendermos como os robôs podem ser projetados e programados para estarem melhor adaptados ao contexto social. Dentro dessa premissa, vejo a necessidade de ensinar robótica e lógica de programação nas escolas. A ideia seria desenvolver kits de robótica com diferentes níveis de dificuldade e projetos variados, incluindo a quantidade e variedade de peças e componentes necessária, para que o aluno tenha total liberdade para pôr em prática sua imaginação, criatividade e pensamento computacional. Para o docente que não tem experiência na área, todo material didático estaria incluso no kit e treinamentos específicos na plataforma online.
b) Como seria o planejamento?
Inicialmente, seriam mapeados os principais trabalhos e o avanço na área de interação humano-robô (IHR), principalmente em crianças e jovens. Também seriam levantados critérios, métricas e aspectos para avaliar e compreender o conhecimento que os alunos tem sobre robôs, para que consigam desenvolver um projeto robótico com capacidade de interação social. Sabendo-se que tais interações podem ter objetivos distintos.
c) Qual a proposta de negócio e sob qual aspecto se aplicaria a inovação?
A proposta de negócio, é a inclusão da robótica educativa como ferramenta no processo de aprendizagem em sala de aula, para estimular a curiosidade dos alunos em entender como o robô funciona, formando assim crianças mais interessadas em conhecer essa área, e favorecendo experiências instigadoras das tomadas de decisão. Nesse sentido, incluir a Robótica na Educação, justifica-se pela necessidade de expandir os conhecimentos práticos envolvendo diversas áreas voltado para uma aprendizagem lúdica combinada com materiais relevantes para o currículo e recursos digitais.

Continue navegando