Buscar

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DEFICIENTES VISUAIS

Prévia do material em texto

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
Qualquer atividade física é recomendada para portadores de necessidades especiais assim como para pessoas ditas “normais”, desde que se adapte o jogo ou a brincadeira para que elas possam ser incluídas e possam praticar junto ao grupo regular, sem necessidade de montar uma turma extra.
Portanto, na escola, as atividades oferecidas como recreativas, tanto os jogos como as brincadeiras, devem ser pensadas de tal maneira que abranjam todos os praticantes com deficiência ou não.
Através dessas atividades recreativas, jogos lúdicos e passa tempos todos os alunos podem se beneficiar no senso de realização, consciência corporal, desafios físicos e mentais, melhoria da autoestima, expressão criativa, chance de fazer amizades, oportunidade de competir e sistema de cooperação e tudo mais que explore a socialização.
Deficiência: visual
ATIVIDADE: passa a bola.
LOCAL: quadra da escola.
Materiais necessários: bola.
Preparação: Em duas colunas todos com os olhos fechados, a coluna de número um fica com a bola.
Dinâmica: o primeiro da coluna fica com uma bola e passa para o segundo da coluna por baixo das pernas, o segundo passa para o terceiro por cima da cabeça, e assim intercalando sucessiva mente. Quando abola chega ao último da coluna este, toca nas costas do colega frente assim identificando que ele será o próximo último da coluna. 
Quando o último pegar abola ele irá para a frente da coluna se dirigindo sempre pela esquerda da coluna, os colegas vão tocando ou tentando tocar neste colega para conduzi-lo ao início da coluna. O aluno que é o primeiro e passará a ser o segundo ficará com seu braço esquerdo estendido para a esquerda, assim quando o colega de trás da coluna chegar ele saberá que ali é seu lugar. A brincadeira termina quando todos tiverem passado pelo primeiro lugar.

Continue navegando