Buscar

Direito civil

Prévia do material em texto

CONCEITO DE DOUTRINA: Conjunto de princípios, ideias e ensinamentos de autores e juristas que servem de base para o Direito e que influenciam e fundamentam as decisões judiciais. É fonte do Direito, também é utilizada para a interpretação das leis, fixando as diretrizes gerais das normas jurídicas.
RELAÇÃO JURÍDICA: É o vínculo entre duas ou mais pessoas, ao quais as normas jurídicas atribuem efeitos obrigatórios.
FATO JURÍDICO: Acontecimento da vida que é relevante ao Direito. São fatos naturais e ordinários quando a ocorrência é esperada e inevitável (ex: morte, capacidade civil, influência do tempo)
NEGÓCIO JURÍDICO É DIFERENTE DE ATO JURÍDICO
NEGÓCIO JURÍDICO: tem os seus efeitos decorrentes da vontade das partes que tem por finalidade a aquisição, modificação ou extinção do direito. Ele forma uma conduta de auto regramento de conduta das partes, com a intenção de satisfazer seus interesses.
ATO JURÍDICO: Ato jurídico se trata de toda conduta lícita que tem por objetivo a aquisição, o resguardo, a transmissão, modificação ou extinção do direito
Ex: notificação para constituir mora do devedor; reconhecimento de filho; ocupação; uso de coisa; perdão; confissão; tradição; etc...
·	SUJEITO ATIVO: é o credor da prestação ou obrigação principal, ou o beneficiário principal da relação. Titular do direito subjetivo.
·	SUJEITO PASSIVO: titular do dever jurídico, devedor da prestação principal.
Objeto: elemento motriz da relação, é a pessoa, a prestação ou a coisa sobre a qual recai o vínculo de atributividade. A relação jurídica gira em torno do objeto.
O objeto pode ser classificado como mediato e imediato. 
·	OBJETO IMEDIATO:da obrigação é a prestação, podendo ser positiva (dar ou entregar e fazer) ou negativa (não fazer).
·	OBJETO MEDIATO:pode ser uma coisa ou tarefa a ser feita (positiva) ou vedada (negativa).
BENS JURÍDICOS: São bens jurídicos os de natureza patrimonial, isto é, tudo aquilo que se possa incorporar ao nosso patrimônio é um bem: uma casa, um carro, uma roupa, um livro, ou um CD.
PRESTAÇÃO JURISDICIONAL: consiste mais propriamente no serviço judiciário, que se instrumentaliza por meio do processo para a solução sempre que possível, a resolver seus conflitos de forma amigável.

Continue navegando