Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Questão 1 Educação Física

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Educação Física: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Atente para a seguinte passagem de texto:
“As aulas de Educação Física deveriam contribuir para o aluno conhecer melhor o seu corpo e os outros corpos em movimento, entender melhor a relação temporal e espacial que une e separa os corpos e vivenciar as relações que ocorrem nesse espaço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TIBEAU, C. C. P. M. Concepções sobre criatividade em atividades motoras. Ciência e Movimento, Brasília, v. 10, n. 2, p. 33-42, abr. 2002. https://bdtd.ucb.br/index.php/RBCM/article/download/447/473. Acesso em 18 jun. 2019. p. 34.
De acordo com a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a abordagem “concepção de aulas abertas” para as aulas de Educação Física, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A experiência de vida da criança, sob o prisma do movimento corporal, deve ser considerado no processo de tomada de decisão das aulas.
Você acertou!
A alternativa correta é esta, pois a abordagem “concepção de aulas abertas” considera “a experiência de vida da criança, sob a perspectiva do movimento corporal, como elemento a ser considerado em tomadas de decisão das aulas” (livro-base, p.80). A letra b) está errada, porque a característica apresentada na assertiva diz respeito à abordagem construtivista-interacionista (livro-base, p.82). A letra c) está errada, visto que a característica apresentada se refere à abordagem crítico-superadora (livro-base, p.84). A letra d) está incorreta, já que a assertiva refere-se à abordagem crítico-emancipatória (livro-base, p.85-86). A letra e) está errada, visto que a afirmativa relaciona-se à abordagem “atividade física para a promoção da saúde” (livro-base, p. 86).
	
	B
	A criança é considerada um sujeito em construção e reelabora o conhecimento constantemente.
	
	C
	As práticas devem se consolidar como instrumentos de críticas à realidade existente.
	
	D
	O aluno deve conquistar sua emancipação por meio das reflexões críticas realizadas nas aulas.
	
	E
	O papel principal das aulas é desenvolver a aptidão física, por meio de práticas prazerosas.
Questão 2/10 - Educação Física: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Considere a seguinte afirmação: 
“Acreditamos que as referidas abordagens [críticas] apontam perspectivas para o ensino de forma crítica, reflexiva e comprometida e que podem contribuir para a formação integral dos alunos, a fim de que possam vir a usufruir do conhecimento vivenciado na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FINCK, S. C. M. A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. 2 ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 38. 
Levando em consideração a afirmação e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre a tendência histórico-crítica, de acordo com Castellani Filho, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É uma tendência reducionista, pois considera o homem somente pelo caráter biológico.
	
	B
	Tem como objetivo compreender os alunos de acordo com o significado dado pela escola.
	
	C
	Enfatiza a promoção da coragem, da disciplina e da vitória, tendo como foco a educação popular.
	
	D
	Considera o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver sua autonomia
Você acertou!
A alternativa correta é esta, pois a tendência histórico-crítica, conforme Castellani Filho, considera “o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem para que ele conquiste sua autonomia social e cultural”. A letra a) está errada, pois a assertiva apresenta as características da tendência denominada biologização. A b) está errada, uma vez que a afirmativa considera as características da tendência chamada psicopedagogização. A c) é incorreta pelo fato de que a asserção leva em consideração características da tendência militarista e popular. A e) está incorreta, porque, o centro do processo voltado ao professor e método refere-se a uma característica da Educação Física higienista (livro-base, p. 74)
	
	E
	O professor e o método são considerados o centro do processo de ensino e aprendizagem.
Questão 3/10 - Educação Física: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Considere o seguinte trecho de texto:
“É preciso lembrar que, no âmbito da Educação Física, a psicomotricidade influenciou a perspectiva construtivista-interacionista na questão da busca da formação integral, com a inclusão das dimensões afetivas e cognitivas ao movimento humano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 23. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em 21 jun. 2019.
Conforme o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre as características da abordagem metodológica construtivista-interacionista para a Educação Física escolar, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	as aulas não devem ser lúdicas
	
	B
	a criança é considerada um sujeito já desenvolvido que interfere de modo consciente na aquisição do conhecimento
	
	C
	o conhecimento é absorvido pela criança em sua infância, por meio dos jogos e brincadeiras no ambiente escolar e isso é subsídio central para o ambiente externo.
	
	D
	as brincadeiras de rua não devem ser incorporadas às aulas
	
	E
	os jogos e brincadeiras são essenciais às aulas e explorados nas mais diversas possibilidades, a partir de propostas cada vez mais complexas e desafiadoras; 
Você acertou!
A alternativa está correta, pois a abordagem metodológica construtivista-interacionista, possui as seguintes características: [1] o conhecimento é absorvido pela criança em sua infância, por meio dos jogos e brincadeiras fora da escola e isso é subsídio central para as aulas; [2] o conhecimento adquirido pelas crianças nas aulas serve de subsídio para que o universo de suas experiências corporais seja enriquecido e modificado; [3] os jogos e brincadeiras são essenciais às aulas e explorados nas mais diversas possibilidades, a partir de propostas cada vez mais complexas e desafiadoras; [4] as brincadeiras de rua precisam ser incorporadas às aulas; [5] as aulas devem ser lúdicas; [6] “a criança é considerada um sujeito em construção que interfere de modo consciente na aquisição do conhecimento, reelaborando-o constantemente” (livro-base, p. 82-83).
Questão 4/10 - Educação Física: Fundamentos e Metodologias no Ensino Fundamental
Atente para a seguinte citação:
“A aprendizagem motora é entendida como as alterações no interior do corpo que motivam a competência da pessoa na produção de uma ação. Vale salientar que o grau de aprendizagem motora do indivíduo evolui com o treino e é induzido pela análise de níveis seguros da performance motora do sujeito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, S. M. et al. Aprendizagem e controle motor. Sobral: Faculdades Inta, 2016, p. 19. http://md.intaead.com.br/geral/aprendizagem-e-controle-motor/pdf/APREDIZAGEM%20E%20CONTROLE%20MOTOR.pd. Acesso em 18 jun. 2019.
Conforme essa citação e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Educação Física: teoria e prática sobre o controle motor, assinale a alternativa que apresenta as quatro fases de seu funcionamento:
Nota: 10.0
	
	A
	habilidade – planejamento – avaliação – prática motora
	
	B
	mobilidade – estabilidade – mobilidade controlada – habilidade
Você acertou!
A alternativa correta é esta, pois "o funcionamento do controle motor é identificado por quatro fases: mobilidade, estabilidade, mobilidade controlada e habilidade" (livro-base, p. 47). As demais alternativas são erradas, porque, apresentam termos que não estão relacionados às quatro fases do funcionamento do controle
Página123