Buscar

Avaliação Recursos Hidrocinesioterapêuticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação de Recursos Hidrocinesioterapêuticos
1- Paciente, 67 anos, sexo feminino, apresenta Hipertensão Arterial descontrolada mesmo com o uso de medicamentos, tem insuficiência respiratória aguda por conta de enfisema pulmonar grau III e por ser tabagista de longa data. O paciente passou por um médico Geriatra que indicou a Hidroterapia como atividade física para ela. Pensando nas indicações e contraindicações da hidroterapia, o médico está?
Errado, pois a paciente apresenta pressão Hipertensão descontrolada associada à insuficiência respiratória grau III, ou seja, através das patologias associadas apresentadas, podemos dizer que ela está contraindicada a Hidroterapia.
2- Em 500 a.C., a civilização grega deixou de ver a água como um ponto místico e começou a usá-la para tratamento físico específico. Hipócrates (460-375 a.C.) usou a imersão em água quente e fria para tratar muitas doenças. Quais eram essas doenças? 
Espasmos musculares, dores articulares e doenças reumáticas diversas.
3- As superfícies, instalações e iluminações no ambiente terapêutico aquático devem permitir segurança, facilidade de manuseio do paciente, conforto e confiabilidade de tratamento fisioterapêutico. Com isso, algumas situações a seguir são afirmativas corretas quanto a utilização do espaço aquático exceto uma: 
Para manter o aquecimento da água, além das medidas de temperatura sempre mensuradas, deve-se evitar o uso de lona para cobrir a superfície permitindo liberdade na dispersão da temperatura.
4- Durante o século XIX as propriedades da flutuação começaram a ser estudadas para realizar exercícios em pacientes na água. Para Basmajian a finalidade dos spas europeus era de começar a tratar distúrbios “locomotores” e reumáticos. Em 1898, o conceito de hidroginástica foi introduzido por Leydeen e Gold-water que incluíam a realização de exercícios na água que serviram como precursores do conceito de reabilitação aquática. Sobre os efeitos físicos da água e modificações fisiológicas apresentadas, assinale a alternativa incorreta:
A densidade é um princípio físico capaz de estabelecer modificações nas interpretações do comportamento dos corpos de pacientes na água, relacionando-se com fatores como tônus muscular, trofismo, sexo e idade, estabelecendo através deles que toda característica inerente a uma densidade menor que a da água, o corpo tende a flutuar, e em uma densidade maior que a da água o corpo tende a afundar.
5- Qual dos sistemas é o responsável pela regulação da pressão arterial?
Sistema Renal/Endócrino.
6- Assinale a opção que apresenta três efeitos terapêuticos dos exercícios na água:
Encorajamento das atividades funcionais, melhora do equilíbrio e alívio dos espasmos.
7- O aquecimento é sempre efetuado gradualmente no início da sessão, pois permite um ajuste corporal à atividade física. Qual o objetivo principal desta conduta?
Permitir o preparo da musculatura, atuando na prevenção das lesões e estimulando o fluxo sanguíneo para os músculos.
8- Sobre a Avaliação fisioterapêutica para indicação de tratamento hidroterápico, assinale a alternativa correta:
Deve ser realizada tanto em solo quanto na água pois é importante a verificação das capacidades e limitações do paciente em ambos os meios.
9- O alongamento muscular é utilizado em meio aquático de forma ativa, passiva ou assistida, com a finalidade de aumentar a flexibilidade muscular de alguns grupos solicitados durante essa ação cinesiológica. Qual a sua importância no desenvolvimento de um protocolo de tratamento dentro da piscina terapêutica?
O alongamento contribui para a melhora ou manutenção da mobilidade articular e consequente amplitude de movimento.
10- Existem várias abordagens terapêuticas para a hidroterapia. A abordagem que se utiliza das propriedades físicas da água, como a flutuação e a turbulência, para realizar exercícios de relaxamento, estabilização e resistência progressiva é denominada:
Bad Ragaz.

Outros materiais