Buscar

Estudo dirigido - Psicologia experimental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO
CURSO DE PSICOLOGIA
 Estudo Dirigido 
Disciplina: Teorias e Sistemas: Comportamental 
Behaviorismo: Definição e História e O Behaviorismo como Filosofia da Ciência 
1. Descreva a posição filosófica do behaviorismo. 
Uma vez que o behaviorismo é um conjunto de ideias sobre essa ciência chamada análise do comportamento, não a ciência em si, o behaviorismo propriamente dito não é ciência, mas filosofia da ciência e oferece um aspecto alternativo que muitas vezes se coloca contra o pensamento tradicional sobre a ação.
2. Diferencie Filosofia e Ciência e como o behaviorismo passou da primeira a segunda. 
A Filosofia está relacionada ao campo abstrato, o que prevalece nela é o pensamento e raciocínios. A verdade filosófica é absoluta; contanto que os pressupostos sejam enunciados e o raciocínio esteja correto, as conclusões devem seguir-se. A verdade científica é sempre relativa e provisória; ela é relativa à observação e passível de ser desmentida por novas observações. A ruptura ocorreu quando os psicólogos passaram a chamar a Psicologia de “ciência da mente” e começaram a usar o método de “introspecção” para estudar a mente. 
3. Explique e diferencie Psicologia Objetiva e Psicologia Comparativa. 
A psicologia objetiva enfatizou a observação e a experimentação, métodos que distinguiam outras ciências. A psicologia comparativa enfatizou a origem comum de todas as espécies, incluindo os seres humanos, na seleção natural e ajudou a promover explicações puramente naturais acerca do comportamento humano.
4. Quando e como ocorre a fundação oficial do Behaviorismo? 
Ocorre em 1913, quando John B. Watson lança o artigo “Psychology as the behaviorist views it” e argumenta a favor da Psicologia Objetiva, afirmando que o método de introspecção e analogia não eram confiáveis, que apenas o comportamento observável era possível de ser estudado. 
5. Como se dá o início do Behaviorismo, como é a sua primeira versão? 
John B. Watson, fundador do behaviorismo, considerou que as inferências sobre a consciência em animais eram ainda menos confiáveis que a introspecção e concluiu que nenhuma das duas poderia servir de método para uma verdadeira ciência. Segundo ele, os psicólogos prendiam-se em esforços infrutíferos por causa de sua definição de psicologia como a ciência da consciência. Essa definição era a culpada pelos métodos pouco confiáveis e pelas especulações sem fundamento. Ela era responsável pelo fracasso da psicologia em se tornar uma verdadeira ciência.
6. Como se desenvolve a segunda versão do Behaviorismo? Explique seus fundamentos. 
A segunda versão tem origem com B. F. Skinner, que argumentava que o caminho para uma ciência do comportamento era por meio do desenvolvimento de termos e conceitos que permitiriam explicações verdadeiramente cientificas e rotulou sua visão como Behaviorismo Radical. 
7. Discorra sobre discussão entre livre arbítrio e determinismo na Teoria Comportamental, discorrendo sobre seus argumentos. 
O termo livre-arbítrio denomina a suposta capacidade que uma pessoa tem de escolher o comportamento livremente, sem considerar a herança ou o ambiente. O determinismo afirma que o livre-arbítrio é uma ilusão baseada na ignorância dos fatores que determinam o comportamento. Uma vez que o determinismo brando e as teorias compatibilizadoras do livre-arbítrio afirmam a ideia de que o livre-arbítrio é apenas uma ilusão, eles não apresentam qualquer objeção a uma ciência do comportamento. Somente o livre-arbítrio libertário, a ideia de que as pessoas realmente têm a capacidade de se comportar como escolhem (defendida pelo judaísmo e cristianismo), entra em conflito com o determinismo.
8. Fale sobre o realismo e o pragmatismo, evidenciando sua importância para o estudo do comportamento. 
O pragmatismo contrasta com o realismo: a perspectiva adotada por muitos cientistas de antes do século XX e por behavioristas no início daquele século. O realismo sustenta que um mundo real existe fora de nós e que esse mundo real exterior dá origem as experiencias internas em cada um de nós. O mundo exterior é considerado objetivo, enquanto o mundo da experiencia interior é considerado subjetivo. No realismo, a ciência consiste em descobrir a verdade sobre o mundo objetivo.
9. Explique como o Behaviorismo Radical se baseia no Pragmatismo. 
O behaviorismo radical rejeita o dualismo dos mundos interior e exterior como hostis a uma ciência do comportamento e propõe, em seu lugar, uma ciência baseada no comportamento em um mundo única. O behaviorista radical procura termos descritivos, que sejam uteis para compreender os comportamentos. Descrições pragmáticas do comportamento incluem seus fins e o contexto em que ele ocorre.

Continue navegando