Buscar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS EAD - AULA 02 BASES DA BIOLOGIA CELULAR, MOLECULAR E TECIDUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 02
	
	
	DATA:
_18/08/2022
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E GENÉTICA
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: RENATA DA SILVA MELO
	MATRÍCULA: 04104946
	CURSO: ESTÉTICA E COSMÉTICOS
	POLO: CAMETÁ-PA
				TEMA DE AULA: TECIDO CARTILAGINOSO E CONJUNTIVO 
RELATÓRIO:
1. Decorrer sobre os diferentes os tipos de tecido conjuntivo observados de acordo com as características morfológicas e funcionais de seus componentes.
R: Os tecidos conjuntivos estão presentes em diferentes partes do nosso corpo: nariz, orelhas, braços, pernas, ossos cartilagens; variando em quantidade nos determinados locais. A pele possui grande parte de tecido conjuntivo, enquanto o cérebro possui pouco, diferentes tipos de tecido conjuntivo e suas funções:
TECIDO CONJUNTIVO DE PREENCHIMNTO – Tecido frouxo (suas fibras colágenas se esticam e se dispõe frouxamente, dando flexibilidade ao tecido e pouca resistência de tração. Serve de apoio ao epitélio, preenche os espaços entre os órgãos e as células musculares, tecido e glândulas e forma camadas em volta dos vasos sanguíneos) e denso (confere resistência e proteção aos tecidos, possui grande quantidade de fibras).
TECIDO CONJUNTIVO ESPECIALIZADO - Tecido sanguíneo, em que se encontram suspensos os elementos celulares do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas) e adiposo (maior deposito corporal de energia, na forma de triglicerídeos, é unicelular e apresenta nervo e vascularização).
TECIDO CONJUNTIVO SUPORTE – Tecido ósseo (forma a membrana que contém perósteo e endósteo, serve de suporte para os tecidos moles, além de proteger os órgãos internos) e cartilaginoso (possui consistência rígida, suas células são os condrócitos e possuem matriz extracelular abundante, revestem as superfícies articulares, absorvem impacto e facilitam o deslizamento dos ossos nas articulações, composto por colágeno ou colágeno com elastina).
Todos os tecidos conjuntivos possuem a mesma origem embrionária, a mesoderme, principalmente da parte mesequimal; eles apresentam diferentes níveis de vascularização e são majoritariamente compostos por uma substância amorfa, a matriz extracelular. Exemplos d doenças que atingem os tecidos conjuntivos: Síndrome de Marfan (desenvolvimento anormal dos ossos); anemia falciforme (dificulta a passagem de sangue em vaso pequeno calibre e oxigenação dos tecidos).
				TEMA DE AULA: TECIDO MUSCULAR 
	
RELATÓRIO:
1. Decorrer sobre as diferenças entre os tecidos musculares observados de acordo com as características morfológicas e funcionais dos seus componentes.
R: Tecido muscular é um tipo de tecido que apresenta células alongadas e com uma grande quantidade de filamentos capazes de contração, como a actina e a miosina. "Tecido muscular é um tipo de tecido animal que apresenta como característica mais marcante sua capacidade de contração. Esse tecido é essencial para o funcionamento do nosso corpo, sendo ele o responsável por garantir, por exemplo, os nossos movimentos e o batimento do coração", "O tecido muscular pode ser dividido em três grupos: 
TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO - Apresenta células longas, cilíndricas e com vários núcleos, os quais estão localizados na periferia delas. Como o nome sugere, esse tecido apresenta estriações, sendo elas transversais. Cada fibra muscular apresenta uma série de feixes de filamentos, as miofibrilas. Quatro proteínas diferentes são encontradas nessas miofibrilas (miosina, actina, tropomiosina e troponina), e são a miosina e actina as mais abundantes.
TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO - Está localizado no coração e, assim como o anterior, apresenta estriações em suas células. Elas são alongadas e ramificadas, sendo essas ramificações unidas por estruturas denominadas discos intercalares.
Esses discos transmitem sinais de uma célula para outra, garantem a sincronização da contração cardíaca e atuam impedindo que as células se separem quando ocorre o batimento do coração. Diferentemente do tecido muscular esquelético, as fibras do músculo cardíaco apresentam um ou dois núcleos, que estão na posição mais central ou próxima a essa região.
TECIDO MUSCULAR NÃO ESTRIADO - É formado por células que não apresentam estriações, sendo essa uma característica que permite fácil diferenciação dos outros tipos de tecido. Suas células são longas, com centro mais espesso e extremidades afiladas. Elas apresentam apenas um único núcleo, disposto no centro de cada uma delas.
O tecido muscular não estriado apresenta contração involuntária, não vigorosa como observado nos outros tecidos. A contração é controlada pelo sistema nervoso autônomo. Esse tecido é encontrado formando as paredes de vários órgãos internos, tais como as do trato digestório, da bexiga e até mesmo das artérias.
			TEMA DE AULA: TECIDO ÓSSEO
RELATÓRIO:
1. Desenhe a lâmina correspondente ao tecido ósseo (osso por desgaste) e identifique os componentes do tecido ósseo: canalículas, osteoplastos, canais de Havers e canais de Volkman.
O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células, e material extracelular calcificado, a matriz óssea. A matriz apresenta 50% de parte orgânica e 50% de material mineral.
CANALÍCULAS, É UM espaço muito fino que se forma entre as células do fígado e entre as células dos ossos. No fígado, os canalículos biliares permitem a passagem da bílis até aos tubos biliares. Nos ossos, os canalículos ósseos ligam as lacunas ósseas, onde se encontram as células ósseas.
OSTEOBLASTOS, Os osteoblastos são células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz. São cúbicas ou cilíndricas e são encontradas na superfície do osso periósteo (membrana fina que reveste o osso). Fazem a regeneração óssea após fraturas. Os osteoblastos existem também no endósteo (membrana de tecido conjuntivo que reveste o canal medular da diáfise e as cavidades menores do osso esponjoso e compacto). Durante a alta atividade sintética, os osteoblastos destacam-se por apresentar muita basofilia (afinidade por corantes básicos). Possuem sistema de comunicação intercelular semelhante ao existente entre os osteócitos. Os osteócitos inclusive originam-se de osteoblastos, quando estes são envolvidos completamente por matriz óssea. Então, sua síntese proteica diminui e o seu citoplasma torna-se menos basófilo.
CANAIS DE HAVERS; Canais de Haverssão uma série de tubos estreitos dentro dos ossos por onde passam vasos sanguíneos e células nervosas. São formados por lamelas concêntricas de fibras colágenas. São encontrados na região mais compacta do osso da diáfise óssea (meio de ossos longos). Formado por 4 a 20 lamelas ósseas concêntricas. Quanto mais o canal é jovem, mais largo ele é.
CANAIS DE VOLKMAN; são canais microscópicos encontrados no osso compacto, são perpendiculares aos Canais de Havers, e são um dos componentes do sistema Haversiano. Os canais de Volkmann também podem transportar pequenas artérias em todo o osso. Os canais de Volkmann não apresentam lamelas concêntricas. São responsáveis pela superpopulação existente no mundo dos linfoides, além também de uma grande variedade de hemoglobina presente no sistema hematopoietico e similares. São Canais transversais que permitem a comunicação dos canais de Havers com a cavidade medular e com as superfícies externa e interna do osso.

Continue navegando