Buscar

Empreendedorismo Tecnológico: Transformando Ideias em Negócios Lucrativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1
EMPREENDEDORISMO TECNOLOGICO
O empreendedor é o indivíduo que transforma a sua visão, os seus sonhos, em realidade. Seja na própria carreira, ou desenvolvendo um novo negócio, ideia, em organizações públicas, privadas ou não governamentais. O Brasil é um país de empreendedores (as) que seja por capacidade de inovação ou por necessidade, geram riquezas e soluções, através do processo empreendedor. Descreva em um pequeno texto dissertativo como o uso das tecnologias transforma, impulsiona, pode contribuir para a escalabilidade e inovação dos novos negócios na jornada dos empreendedores. Cite exemplos de negócios que foram impulsionados com baixo custo através do uso das tecnologias e estabelecimento de parcerias estratégicas.
O empreendedorismo busca novas proporcionar soluções para necessidades do mercado, e é capaz de transformar ideias em oportunidades de negócios lucrativos. Os economistas franceses Jean Baptiste Say e Richard Cantillon foram pioneiros ao escrever sobre o empreendedorismo no século 17, eles afirmaram que o empreendedor reunia a capacidade de produção, gestão e de assumir risco. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, ser empreendedor é ter a capacidade de avaliar o que funciona melhor para cada negócio e ter jogo de cintura para lidar com as adversidades e as principais características verificadas num empreendedor são:
· Iniciativa;
· Perseverança;
· Coragem para correr riscos (na medida certa);
· Capacidade de planejamento;
· Eficiência e qualidade; 
· Liderança;
· Boa rede de contatos.
A tecnologia é uma ferramenta fundamental para o empreendedorismo, pois, possibilita resultados mais eficazes aos empreendedores e seus negócios. Por isso, deve estar sempre interligada com o empreendedorismo para que possa proporcionar novas soluções para as organizações, potencializando seu crescimento e também da economia regional e mundial. 
Segundo Reis (2020) a sociedade 5.0 estabelece novas relações no processo empreendedor e impulsiona as inovações em produtos e serviços através do uso intensivo e integrado das tecnologias. O ser humano não possui mais a capacidade de processar milhões de dados por segundo, sendo necessário tecnologias para tomadas de decisões complexas como em situações de crises econômicas, políticas, meio ambiente (REINERT, 2018).
Neste sentido, cotidianamente surgem novas empresas com propostas inovadoras, impulsionadas pelo uso de tecnologias. A seguir verificaremos alguns exemplos, como:
· Empresa Digna Engenharia que utilizou um projeto de incubadora de startup e conseguiu posteriormente estabelecer várias assessorias e duplicar seu faturamento em um mês;
· Projeto Little Sun que teve como objetivo disponibilizar acesso à energia democratizado com baixo custo e com sustentabilidade ambiental;
· Airbnb é um serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem. Permite aos indivíduos alugar o todo ou parte de sua própria casa, como uma forma de acomodação extra. O site fornece uma plataforma de busca e reservas entre a pessoa que oferece a acomodação e o turista que busca pela locação;
· Petlove que através de parceria com a Gupy realizou um melhor processo de recrutamento da equipe de tecnologia e teve um ganho de produtividade, aumentando o time de tech em 70% de 2018 para 2019. 
· Escola Conquer que utilizou ferramentas como RD Station, além de um grupo de elementos bem fortes de marketing digital, para conquistar cerca de 520 mil alunos, impulsionando mais de 10 mil vendas nesse processo;
· Mercado Livre, que começou na Argentina como uma plataforma pequena de anuncio de vendas de objetos novos e usados, em 1999 e que em pouco tempo cresceu e hoje é uma das maiores empresas do ramo tecnológico da América Latina, onde a sua plataforma permite inúmeras pessoas virarem empreendedores, vendendo seus produtos e outros buscando comprar estes produtos, com a facilidade de comprar e receber os produtos no mesmo dia, sejam produtos industriais, fabricação própria ou revenda de produtos. No próprio site menciona que hoje Mercado Livre no Brasil possui 15.480 vendedores com faturamento que permite sustentar 98.648 postos de trabalho. Esses números representam uma fatia de 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, etc.

Continue navegando