Buscar

Direito Penal II - Avaliação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1	As penas previstas no Código Penal Brasileiro são retributivas e preventivas, ou seja, elas são aplicadas à pessoa que praticou um tipo penal tanto como meio de repressão (imagina-se que, em termos sinceros, a pessoa deve algo à sociedade), como são aplicadas na esperança de que a demonstração de força estatal convença outros a não cometerem crimes. Sobre as penas, analise as afirmativas a seguir: I- A pena de multa deve obedecer a um critério bifásico para a sua aplicação, diferentemente da pena privativa de liberdade que obedece a um critério trifásico. II- A cobrança da multa pode incidir diretamente na remuneração do condenado mediante desconto, porém esses descontos não podem incidir no indispensável para o sustento do condenado e de sua família, restringindo a lei no patamar de 1/4 a 1/10 da remuneração do condenado. III- É vedada a substituição da pena privativa de liberdade em medida de segurança ainda que, no curso do cumprimento da sanção penal, sobrevier ao condenado com doença mental incurável e permanente. IV- Verificada a prova da materialidade do delito e comprovada a autoria por um inimputável, ele será absolvido nos termos do artigo 386, VI, Código de Processo Penal, e a ele será aplicada uma medida de segurança. Essa sentença de absolvição aplicada ao inimputável se chama de sentença absolutória imprópria. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm. Acesso em: 19 fev. 2020.
A	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C	Somente a afirmativa I está correta.
D	As afirmativas I e III estão corretas.
2	O Código Penal Brasileiro vigente elenca características das penas privativas de liberdade. Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
A	A progressão da pena conforme o mérito do condenado.
B	No regime aberto, a pena se cumpre na casa do apenado.
C	O regime fechado ou semiaberto para o cumprimento da pena de detenção, excetuada a necessidade de transferência para o regime aberto.
D	O trabalho do preso é gratuito quando se tratar de cumprimento de medida socioeducativa.
3	Para a fixação inicial do regime de cumprimento da pena, o juiz deverá levar em consideração, além da quantidade da pena, se o réu é reincidente e as circunstâncias judiciais, sendo que a competência para a fixação do regime inicial é do juiz do processo de conhecimento, ou seja, naquele em que o juiz irá sentenciar o acusado. Porém, para a execução de pena privativa de liberdade, o juízo competente é o juiz da execução penal. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O regime fechado deverá ser fixado para o início do cumprimento das penas aplicadas aos reincidentes, e das penas de reclusão superiores a oito anos. ( ) O trabalho é obrigatório no período diurno (no período noturno o preso fica recluso em sua cela), e sua recusa configura falta grave, sendo que não será remunerado. ( ) Para os condenados que devem cumprir pena em regime semiaberto, deverá ser executada em colônias agrícolas, industriais ou estabelecimento similar. ( ) O regime semiaberto destina-se ao preso não reincidente que teve fixada uma pena igual ou inferior a quatro anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A	V - F - F - V.
B	V - V - F - F.
C	F - V - F - V.
D	V - F - V - F.
4	A pena privativa de liberdade é uma modalidade de sanção penal que permite ao Estado, por meio de seu poder de punir, limitar a liberdade de ir e vir do condenado, em razão de sentença condenatória transitada em julgado (art. 5º, LVII, da Constituição da República). Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir: I- O regime inicial de cumprimento de pena para os crimes apenados com reclusão pode ser fechado, semiaberto ou aberto. II- A pena de detenção deve ter o regime inicial fixado em regime fechado ou semiaberto, dependendo da pena cominada, da reincidência e das demais circunstâncias do crime. III- As contravenções penais são delitos considerados menos graves de todos, por isso, são considerados de menor potencial ofensivo. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
A	Somente a afirmativa III está correta.
B	As afirmativas I e II estão corretas.
C	As afirmativas I e III estão corretas.
D	As afirmativas II e III estão corretas.
5	A determinação da pena se inicia no momento da análise do mérito, quando o juiz determinará qual o tipo penal que deverá ser aplicado. É também neste momento que o juiz decidirá se as qualificadoras serão reconhecidas ou não, partindo, assim, à pena base dos patamares indicados nos preceitos secundários. Sobre aplicação da pena, assinale a alternativa CORRETA:
A	Na segunda fase incidirá as causas de aumento e diminuição de pena existentes no caso concreto. Nessa fase, as penas podem ser aumentadas acima do máximo estipulado para a pena em abstrato, bem como diminuídas mais que o mínimo.
B	Com a dosimetria da pena, o magistrado determinará qual o montante de pena que deverá ser cumprido pelo réu. Sendo que o artigo 68 do Código Penal adotou a teoria trifásica de fixação da pena, ou seja, ele determina que o juiz siga três etapas para chegar à pena correta.
C	A primeira etapa da dosimetria da pena consiste em aplicar as agravantes e atenuantes genéricas (que possuem esse nome apenas porque estão previstas na parte geral do Código Penal).
D	O artigo 59 do Código Penal traz todos os parâmetros de quanto o juiz deve aumentar a pena ou diminuí-la com base em circunstâncias preestabelecidas.
6	As penas restritivas de direito, ao contrário das privativas de liberdade, visam restringir outros direitos do condenado que não sua liberdade de locomoção. "São penas alternativas às privativas de liberdade, expressamente previstas em lei, tendo por fim evitar o encarceramento de determinados criminosos, autores de infrações penais consideradas mais leves, promovendo-lhes a recuperação por meio de restrições a certos direitos" (NUCCI, 2010, p. 717). Sobre esse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nos casos que se trata de substituição por restritiva de direito de limitação de fim de semana, prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, interdição temporária de direitos ou de limitação de fim de semana, essas terão o mesmo prazo de duração da pena restritiva de liberdade que foi substituída. ( ) As penas restritivas de direito têm como características: a substitutividade e a dependência. ( ) A substituição da pena privativa de liberdade pela pena restritiva de direito deve ocorrer no momento da sentença penal condenatória, porém, se o juiz da condenação não o fizer, poderá ser realizada pelo juiz da execução penal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: NUCCI, G. de S. Código Penal Comentado. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
A	V - F - V.
B	F - V - V.
C	V - V - F.
D	F - V - F.
7	Para a fixação inicial do regime de cumprimento da pena, o juiz deverá levar em consideração, além da quantidade da pena, se o réu é reincidente e as circunstâncias judiciais. Sendo que a competência para a fixação do regime inicial é do juiz do processo de conhecimento, ou seja, naquele em que o juiz irá sentenciar o acusado. No entanto, para a execução de pena privativa de liberdade, o juízo competente é o juiz da execução penal. Sobre os tipos de regime, analise as afirmativas a seguir: I- O regime fechado deverá ser fixado para o início do cumprimento das penas aplicadas aos reincidentes, e das penas de reclusão superiores a oito anos. Para as penas superiores a quatro anos e não superiores a oito anos, o regime inicial, em regra, será o semiaberto, porém, se as circunstâncias judiciais forem desfavoráveis, o regime poderá ser fechado. II- O regime aberto destina-se para o preso reincidente que teve fixada uma pena igual ou inferior a quatro anos, exceto se as circunstâncias judiciais forem desfavoráveis. III-O juiz poderá, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, modificar as condições impostas ao condenado. Por exemplo, se um condenado conseguir um emprego no terceiro turno (que é noturno), o juiz poderá modificar as condições impostas para que ele possa trabalhar. IV- Sobre o lugar de cumprimento desta pena, a LEP estabelece que deverá ser cumprida em uma casa do albergado, que deverá ser um prédio separado dos demais estabelecimentos correcionais, que deverá localizar-se em centro urbano, e não possuir obstáculos físicos contra a fuga, porque essa pena se baseia na autodisciplina e responsabilidade do condenado. Assinale a alternativa CORRETA:
A	As afirmativas I e II estão corretas.
B	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D	Somente a afirmativa I está correta.
8	As penas restritivas de direito, ao contrário das privativas de liberdade, visam restringir outros direitos do condenado que não sua liberdade de locomoção. O que elas tem como características?
A	A substitutividade e a restrição.
B	A restrição e a autonomia.
C	A substitutividade e a autonomia.
D	A autonomia e a liberdade.
9	Sabe-se que a pena é a reação que uma comunidade politicamente organizada opõe a um fato que viola uma das normas fundamentais da sua estrutura e, assim, é definido como crime. Sobre as penas privativas de liberdade, analise as sentenças a seguir:
I- Ao aplicar a pena, o juiz irá definir o tipo de regime inicial com base na quantidade de anos fixados na sentença.
II- É possível o cumprimento da pena de reclusão exclusivamente em regime fechado ou em regime semiaberto.
III- Um indivíduo que tem a pena fixada em oito anos de reclusão, deve necessariamente começar a cumpri-la em regime fechado.
IV- As penas privativas de liberdade deverão ser executadas em forma regressiva, segundo o mérito do condenado. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A	As sentenças I e II estão corretas.
B	As sentenças I e III estão corretas.
C	As sentenças II e III estão corretas.
D	As sentenças III e IV estão corretas.
10	Pena é a resposta do Estado à conduta de pessoa que age em desacordo às normas jurídicas vigentes, ou seja, pena nada mais é que o castigo aplicado pela atitude negativa praticada pelo agente/criminoso. Sobre as penas privativas de liberdade, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: https://augustomarciano.jusbrasil.com.br/artigos/112322003/os-tipos-de-pena-a-luz-do-codigo-penal. Acesso em: 3 mar. 2020.
A	As penas privativas de liberdade são aquelas que limitam o direito de ir e vir, ou seja, o direito de locomoção do condenado. Assim, o condenado ficará encarcerado, não podendo se deslocar livremente.
B	Essa pena somente pode ser aplicada para o cometimento de crime, uma vez que o dispositivo legal menciona em consequência da prática de crime, ou seja, não pode ser aplicado para quem praticar uma contravenção penal.
C	Essa pena somente poderá substituir as penas privativas de liberdade superiores a seis meses, devendo ser cumpridas na proporção de uma hora de tarefa por dia de condenação.
D	Está prevista no artigo 48 do Código Penal e determina que o condenado permaneça durante os finais de semana (sábados e domingos) durante cinco horas diárias, na casa do albergado ou em estabelecimento adequado. Nesses locais, poderá ministrar cursos, palestras ou atividades, todos com funções educativas.

Outros materiais