Buscar

Resumo de Antropologia

Prévia do material em texto

Resumo de Antropologia
· Antigamente os homens se alimentavam através das caças e das colheitas, com o tempo, descobriram o fogo, passaram a pescar e passaram a viver em aldeias. E após tantas evoluções, tornou-se o que é hoje.
· É importante levar em consideração a diversidade cultural existente no mundo atual. 
· Existem diversos motivos que levam o homem a ir à busca de alimento, como, sobrevivência, saúde, dieta, religião, longevidade, etc.
· Os tabus alimentares estão presentes em todas as culturas, mas são distintas entre sim, pois representam alguma proibição ou coisas perigosas, e isso varia em cada cultura. Ex: comer manga (dá coceira), cachaça é boa para tudo, etc.
GLOBALIZAÇÃO
· A globalização foi o processo de homogeneização do mundo e a perda de diversidade nos planos econômicos. Nesse processo algumas manifestações desapareceram (algumas línguas) e outras se expandiram. 
· No campo da alimentação ocorreu o surgimento de indústrias e com isso os produtos industrializados, houve um aumento na produção de alimentos, as pessoas deixaram de se alimentar da comida “domestica” e passaram as comer mais as “industriais”, ocasionou desaparecimento de alguns vegetais e animais. 
· Surgimento dos fast-foods (comidas mais rápidas). Com a vida agitada das grandes cidades, as pessoas optam por comer essas comidas menos nutritivas, porém mais fáceis e praticas. 
· Com o tempo, a mulher passou a ganhar mais espaço no cenário econômico e assim passou a trabalhar fora, isso fez com que o papel da mulher mudasse. Antes tinha papel na cozinha, alimentar a família e hoje ela está mais independente. 
· Pontos positivos: Acesso (com os mercados ficou mais fácil encontrar todos os tipos de alimentos, uma grande variedade); Gastronomia (maior diversidade, não é necessário ir ao Japão para comer comida japonesa); Produtos Alimentícios (produtos que não são encontrados com facilidade na sua região, ex: sal do Himalaia). 
· As comidas variam de acordo com o país e com a sua cultura. Ex: Preparo do café muda, o açúcar no chocolate, o gosto da coca, etc.
· Cozinhas de território são aquelas que possuem comidas mais típicas, e as internacionais, comidas variadas e que a maioria gosta, e estão presente em hotéis e restaurantes. 
COMENSALISMO
· Significa partilha de alimentos.
· Conviver a mesa, como se come.
· A primeira comunidade que se estabeleceu em torno da mesa pode ter sido a família.
· Consumidor: Aquele que faz escolhas para uso próprio ou coletivo. É o freguês, cliente, etc. 
· Para o marketing é importante saber o motivo da compra e coisas que mais agradam para assim conseguir vender mais.
· Os motivos das compras vaiaram para cada indivíduo, devendo ser levado em consideração as preferencias alimentares, cultura, hábitos, atitudes, motivos, etc.
 
Comportamentos alimentares não podem estar desconectados de outros aspectos da vida
•Experiências pessoais passadas
•Acontecimentos históricos
•Trabalho
•Dinâmica familiar
•Mudanças de cultura 
GASTRONOMIA
· É o ramo dentro da culinária que abrange todas as técnicas, praticas e conhecimentos que ajudam a construir uma alimentação de qualidade.
· Além de estudar sobre o preparo, estuda sobre as bebidas recomendadas para cada refeição. 
· Com a invenção da cozinha os alimentos passaram a ser preparados, e isso acabou distinguindo da forma que outros animais se alimentam.
· Cozinhar foi capaz de transformar o alimento que colhemos para aqueles que levamos a boca.
· A comida não se restringe ao fogo, pois tem alimentos que não necessitam – japonês.
· A cozinha oral era feita pelas classes mais baixas, que muitas vezes não sabiam escrever, e por isso as receitas eram passadas “por boca” e se perderam com o tempo. Já a cozinha escrita é aquela que se anota a receita, e era mais comum nas classes mais altas.
· Guia alimentar da população brasileira: Oferecem três orientações, comer com regularidade (em horários semelhantes e sem beliscar), comer em ambiente apropriado (limpo e confortável) e comer com companhia (com família, amigos, oferece maior interação social).
Origens
· O Brasil recebeu influência dos africanos, dos portugueses e dos índios. 
· A alimentação varia devido a grande diversidade e a dimensão do país.
· No Brasil antigamente era comum 6 refeições por dia, porem esse numero reduziu para 3 (café, almoço e janta) e as pessoas passaram a beliscar mais durante as refeições.
· Essas 3 refeições são dividas em subsistemas:
Características: 
- Misturar vários estilos de comida (restaurante, churrascaria).
- Juntos, mas separados: Colocam vários estilos, mas separam no prato.
- Presença de pelo menos 2 refeições quentes no dia, almoço e janta.
- Informalidade a mesa, sem preocupação com a aparência do alimento. Servem-se da panela, comem rápido, vendo televisão, e se preocupam mais com o sabor.
- Ausência de hierarquia na mesa. Atualmente o foco é alimentar as crianças primeiro, e não mais os homens ou mais velhos. E todos se servem livremente, sem uma ordem,
Paradigmas
· Padrões. Algo que serve de modelo.
· Movimento Slow food – Contrario ao fast-food, é comer devagar. Acreditam que o alimento deve ser limpo, justo e bom.
· Mídia: Atualmente as mídias estão cheias de propagandas sobre alimentos, e isso muitas vezes influência as pessoas a consumires certos alimentos. Principalmente as crianças que não conseguem ter um olhar mais crítico. Ex: brinquedos no mc Donald. 
ENDEF: Estudo nacional de despesa familiar. Veem condições de nutrição, consumo alimentar, desnutrição. 
PNSN: Pesquisa nacional sobre saúde e nutrição. Ocorre mudança no perfil epidemiológico, à desnutrição começa a cair.
POF: Pesquisa de orçamento familiar. As famílias começaram a diversificar a alimentação e ocorreu um aumento no sobrepeso e obesidade.
· Pode-se observar uma mudança no perfil das pessoas, que antes eram desnutridas e hoje sofrem com o sobrepeso e a obesidade. Passaram a se alimentar mais de comidas industrializadas e deixaram de lado os alimentos tradicionais e mais saudáveis. 
DISTURBIOS
· Esta relacionado com diversos fatores, porém para essa matéria é importante focar nos aspectos socioculturais. Onde muitas mulheres buscam “o corpo perfeito” e a estar dentro dos padrões impostos pela sociedade. Passaram a surgir cada vez mais academias, clinica de estética, loja de produtos naturais. É mais comum em mulheres, e que são atletas, modelos, bailarinas, nutricionistas e atrizes. 
· Obesidade não é considerada um transtorno, porém passou a ser considerado um problema de saúde publica. Caracteriza-se pelo excesso de gordura corporal, e que pode causar prejuízos a saúde. 
SEGURANÇA ALIMENTAR
· Realização de direitos de todos ao acesso regular não somente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, mas também se preocupam com o meio ambiente, respeitar as diversidades culturais e a não comprometer o acesso as outras necessidades essenciais.
· Na pratica não é todo mundo que consegue ter acesso ao alimento, por isso é necessário que as legislações para regulamentar o preço e garantir esse acesso. Ocorre muita desigualdade do país.

Continue navegando