Buscar

AP1 - Legislação Societária e Empresarial (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
AP1 
REFERENTE ÀS UNIDADES 1 A 4
Disciplina: Legislação Societária e Empresarial
Professor: Miguel Carvalho 
Semestre: 2022.1				
Aluno: Fernanda Lima Leal		
Matrícula: 2112766
<PROPOSTA DO TRABALHO>
Romeu e Julieta são casados e ela tem 17 anos, eles exercem atividade econômica organizada no ramo de confeitaria, e pretendem futuramente, dado o sucesso da empreitada, abrir filiais em Minas Gerais e Espírito Santo. O casal levou o registro da sociedade no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob a forma de empresa sociedade limitada.
Diante do caso em análise, Romeu e Julieta agiu de forma correta para a constituição da sociedade empresária, na forma da legislação em vigor? O fato de Julieta ter 17 anos implica em algo? Fundamente a resposta.
<CASO CONCRETO>
Romeu e Julieta, sendo marido e mulher, desejam constituir uma Sociedade, portanto não existe nenhum impedimento que Julieta constitua uma Sociedade com seu esposo Romeu, mesmo ela sendo menor de idade. Uma vez que não existe nada melhor que constituir uma Sociedade com alguém que você tenha total confiança, como a confiança que existe entre os cônjuges.
Ao se casar com Romeu, Julieta foi emancipada, e justamente por este motivo não existe impedimento nessa Sociedade, eles agiram de forma correta, pois com a emancipação legal e a forma regimental do matrimônio tornam a Sociedade de ambos correta perante a legislação em vigor.
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. (BRASIL, 2002)
Vale ressaltar que Romeu e Julieta não se casaram em nenhum dos regimes que impossibilitam tal Sociedade.
Cabe destacar, que o artigo Art. 977 do Código Civil proíbe a sociedade entre cônjuges, quando o regime de separação dos bens for o da “comunhão universal de bens” (art. 1.667, CC) ou da “separação obrigatória de bens” (art. 1.641, CC). 
Tal proibição se dá tanto para a constituição da sociedade entre os cônjuges ou do casal com terceiros. No entanto, a restrição só se aplica às sociedades constituídas após a vigência do Código Civil de 2002, não tendo efeito sobre as anteriormente constituídas. Das Obrigações do Empresário O empresário tem três obrigações. 
São elas: 
I. A primeira obrigação do empresário, seja individual ou em sociedade, é a de inscrição da atividade empresarial, conforme determinação do Código Civil:
II. A segunda obrigação do empresário é a escrituração dos livros empresariais, conforme art. 1.179, do CC.
III. A terceira obrigação é a realização periódica do balanço patrimonial e de resultado econômico da empresa, que deve ser realizado semestralmente nas sociedades empresariais anônimas (S/A) ou anualmente nas demais sociedades
Portanto, concluindo o fato de Julieta ser menor de idade não a impossibilita de constituir com o seu esposo Romeu uma Sociedade, e perante a Legislação eles estão corretos como sócios/casal.
Referências 
______. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília, DF, 2002.
______. Unigranrio – Legislação Societária e Empresarial. Material de Estudo. Unidade 2. Págs. 08, 09 e 10.
______. https://www.youtube.com/watch?v=J4ac_9yxce0&feature=youtu.be