Buscar

AP1 - LEGISLAÇÃO APLICADA A ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Romeu e Julieta são casados e ela tem 17 anos, eles exercem atividade econômica no ramo de confeitaria, e pretendem futuramente, dado o sucesso da empreitada, abrir filiais em Minas Gerais e Espírito Santo. O casal levou o registro da sociedade no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob a forma de empresa sociedade limitada.
Diante do caso em análise, Romeu e Julieta agiram de forma correta para a constituição da sociedade empresária, na forma da legislação em vigor?
 
1°DIA = 19/08/2021
Olá, boa noite a todos!
Não! 
No que tange ao menor emancipado, cumpre esclarecer que uma vez emancipado, diante das leis em atividade, é possível concluir que o menor de 18 anos, pode realizar todos os atos de comércio, sujeitando-se ao decreto falimentar, praticando, em tese, condutas amoldadas aos crimes falimentares. Com isso, Julieta, primeiramente deveria ser emancipada (previsto no artigo 5° no C.C), pois assim, ela poderá ser sócia de qualquer tipo de sociedade, inclusive fazendo parte de sua administração e direção. De acordo com os artigos 1.150 e 967, o registro deveria ter sido levado na junta comercial / Registro público de Empresas Mercantis.
2° DIA = 21/08/2021
Olá Matheus, bom dia!
Concordo com a sua colocação, contudo, o Registro da Sociedade empresária deve ser efetuado na Junta Comercial. É uma obrigação imposta pelo ordenamento jurídico que o registro se dê antes do início das atividades para que a Sociedade seja considerada regular como informa o art.967 do C.C, contudo, em situação excepcional, se este registro se der até 30 dias da assinatura do ato constitutivo este registro retroagirá a data desta assinatura, operando efeito ex tunc (efeito retroativo), desta forma considera-se a sociedade regular desde a assinatura do ato constitutivo.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
3° DIA = 22/08/2021
Olá Amanda, boa tarde!
Bem lembrado a questão da Instrução Normativa nº 29/1991 - Art. 17. De acordo com o art. 981 do C.C caracteriza a sociedade empresária: ''Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.'' (BRASIL, 2002), ou seja, reunião de pessoas para o exercício de determinada atividade, objetivando a mesma finalidade. Em questão da possibilidade de participação de um menor de idade em uma sociedade, os dispositivos legais deste procedimento estão regulados pela Lei nº 10.406/2002 (Código Civil) e pela Instrução Normativa DREI nº 38/2017, Anexo II, que aprovou o Manual de Atos de Registros da Sociedade limitada; contudo, vale ressaltar que as juntas comerciais de cada UF irão adaptar seus instrumentos de orientação, conforme as regras estabelecidas pela mencionada instrução normativa.
sociedade limitada Art. 1.052
Art. 967. É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
Art. 1.150. O empresário e a sociedade empresária vinculam-se ao Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais, e a sociedade simples ao Registro Civil das Pessoas Jurídicas, o qual deverá obedecer às normas fixadas para aquele registro, se a sociedade simples adotar um dos tipos de sociedade empresária.
Art. 982. Salvo as exceções expressas, considera-se empresária a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais.
Parágrafo único. Independentemente de seu objeto, considera-se empresária a sociedade por ações; e, simples, a cooperativa.
Art. 983. A sociedade empresária deve constituir-se segundo um dos tipos regulados nos arts. 1.039 a 1.092; a sociedade simples pode constituir-se de conformidade com um desses tipos, e, não o fazendo, subordina-se às normas que lhe são próprias.
Parágrafo único. Ressalvam-se as disposições concernentes à sociedade em conta de participação e à cooperativa, bem como as constantes de leis especiais que, para o exercício de certas atividades, imponham a constituição da sociedade segundo determinado tipo.
A sociedade simples é uma associação entre dois ou mais profissionais que exercem a mesma atividade, na qual eles se juntam e formam uma sociedade de modo a prestar serviços de natureza intelectual (científica, literária, artística) ou cooperativa.
A Junta Comercial tem como principal função armazenar, organizar e realizar registros de companhias para que possam exercer as suas atividades sem infringir a lei.
registro Civil de Pessoas Jurídicas é um dos tipos de serventias extrajudiciais mais relevantes do Sistema Cartorário Brasileiro, pois nele se registram os atos constitutivos de associações, sociedades simples, fundações, organizações religiosas e partidos políticos, além de jornais e periódicos
A exceção de Romeu e Julieta visa descriminalizar a conduta de adolescentes que possuem relações recíprocas.
A idade mínima para se registrar como MEI é 18 anos. Porém, as pessoas com 16 ou 17 anos também poderão se registrar desde que sejam legalmente emancipadas.
 sociedade limitada consiste num tipo de associação que estabelece normas com base no valor investido por cada associado. O nome de cada uma das associações desse modelo é acompanhado da sigla “Ltda”, que significa “limitada”.
Sociedades empresárias são as organizações econômicas dotadas de personalidade jurídica e patrimônio próprio, constituídas, ordinariamente, por mais de uma pessoa, que têm como objetivo a produção ou a troca de bens ou serviços com fins lucrativos - art. 981 do Código Civil.
Emancipado significa livre, independente. ... Emancipado é aquele que adquiriu emancipação e é responsável por suas próprias ações. Emancipado é o menor de 18 anos que adquiriu certos direitos civis, geralmente iguais aos dos adultos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Outros materiais