Buscar

CApia de AVI FABA - Fisiologia BAsica ManhA - 2022.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome:_________________________________ Matrícula: _______________
 Disciplina: Fisiologia Humana Básica (Manhã)
 Professora: Viviany Gandra
( X ) AV1 ( ) AV2 ( ) AV3Nota:
Visto Professor:
Revisão de Prova:
Visto Professor:
Data: 23 / 09 / 2022
 
1. Homeostasia ou homeostase, a partir dos termos gregos homeo, "similar" ou "igual", e stasis, "estático", é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. Qual a alternativa correta que contêm as características do controle nervoso do organismo: (1,0)
a) Ação é mais lenta, quando cessa o estímulo, cessa a resposta e os impulsos percorrem as fibras nervosas com grande velocidade.
b) Ação é mais rápida, hormônios são transportados com a velocidade do fluxo sanguíneo e os impulsos percorrem as fibras nervosas com grande velocidade.
c) Ação é mais rápida, quando cessa o estímulo, cessa a resposta e os impulsos percorrem as fibras nervosas com baixa velocidade.
X Ação é mais rápida, quando cessa o estímulo, cessa a resposta e os impulsos percorrem as fibras nervosas com grande velocidade.
e) Ação é mais rápida, quando cessa o estímulo, a resposta perdura até a decomposição do hormônio e os impulsos percorrem as fibras nervosas com grande velocidade.
2. (Fuvest) Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso: (1,0)
I. Neurotransmissores atingem os dendritos.
II. Neurotransmissores são liberados pelas extremidades do axônio.
III. O impulso propaga-se pelo axônio.
IV. O impulso propaga-se pelos dendritos.
V. O impulso chega ao corpo celular.
Que alternativa apresenta a sequência temporal correta desses eventos?
a) V - III - I - IV - II.
b) I - IV - III - II - V.
X I - IV - V - III - II.
d) II - I - IV - III - V.
e) II - III - I - IV - V.
3. Os neurônios são células especializadas na propagação do impulso nervoso, estímulo que garante a comunicação entre as células nervosas. Para que o impulso inicie-se, é necessário que a membrana esteja em potencial de repouso. Esse potencial é mantido quando a membrana do neurônio: (1,0)
X Na+ no meio externo e íons K+ no meio interno.
b) K+ no meio externo e íons Na+ no meio interno.
c) K+ e Na + no meio externo.
d) K + e Na + no meio interno.
e) não tem íons.
4. O potencial de ação em uma célula excitável dura apenas poucos milésimos de segundo e podem ser divididos nas seguintes fases (em ordem de acontecimento): (1,0)
a) Repolarização - Despolarização - Repolarização.
b) Repolarização - Despolarização - Repouso.
X Despolarização - Repolarização - Repouso.
d) Nenhuma das anteriores.
e) Todas estão corretas.
5. O Potencial de Ação (PA) gerado nas células nervosas é propagado rapidamente permitindo a comunicação entre uma célula pré-sináptica e outra pós-sináptica. Sobre o assunto marque a alternativa INCORRETA. (1,0)
a) Quando um estímulo atinge o potencial limiar da célula, ocorre abertura de canais de Na+ voltagem dependentes. Consequentemente, ocorre o influxo do Na+, alterando o potencial da membrana. Desta forma, o meio intracelular fica positivo e o meio extracelular fica negativo. Posteriormente, ocorre o fechamento dos canais de Na+ e abertura dos canais de K+ o que faz com que o PA retorne ao repouso.
b) O PA propaga-se ao longo do axônio e, ao chegar ao término do axônio da célula pré-sináptica, o mesmo promove a liberação de neurotransmissores para a próxima célula a ser estimulada.
c) Os anestésicos de ação local sobre os axônios fecham os canais de Na+ voltagem dependentes, bloqueando a geração do PA, bloqueando os impulsos que seriam interpretados no cérebro como sensação de dor.
X O K+ apresenta baixa concentração no meio intracelular e alta no meio extracelular. Já o Na+ é o contrário, ou seja, baixa concentração no meio extracelular e alta concentração no meio intracelular. Desta forma, tem-se um gradiente eletroquímico dos cátions citados, ocorrendo influxo de K+ e efluxo de Na+ por transporte passivo.
e) A presença da bainha de mielina que envolve os axônios aumenta a velocidade de condução do PA. Contudo, doenças neurodegenerativas que degradam a mielina diminuem a velocidade de condução do impulso elétrico.
6. O organismo é capaz de manter o equilíbrio do meio interno quase constante. Para garantir esse equilíbrio, denominado de homeostase, o corpo conta com dois sistemas principais: (1,0)
a) sistema cardiovascular e sistema nervoso.
b) sistema endócrino e sistema cardiovascular.
c) sistema digestório e sistema urinário.
d) sistema urinário e sistema cardiovascular.
X sistema endócrino e sistema nervoso.
7. A sinapse é a região de conexão (junção) entre uma célula nervosa e outra (nervosa ou muscular ou glandular). Quais os tipos, diferencie-os e diga quais os tipos de contatos sinápticos. (1,0)
Existe dois tipos de sinapses: química e elétrica. 
sinapses elétricas- as correntes e cônicas passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem as outras células.
Sinapses químicas-a transmissão ocorre através de Neurotransmissores
Os principais tipos de contato sináptico são: axo-somático (entre um axônio e o corpo celular), axo-dendrítico (entre um axônio e um dendrito), neuroefetor (entre a terminação nervosa e a célula efetora, fibra muscular lisa, fibra muscular cardíaca ou célula glandular), neuromuscular (entre a terminação nervosa e a fibra muscular esquelética).
8. O impulso nervoso é transmissão de uma alteração elétrica ao longo da membrana do neurônio a partir do ponto em que ele foi estimulado. Com esta informação, descreva todo o processo do potencial de ação de uma célula muscular (por ex), após receber o estímulo do SNC. (3,0)
Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre suas fibras musculares a acetilcolina, uma substância neurotransmissora. A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.
 A ação da acetilcolina na placa motora terminal do músculo esquelético é sempre excitatória, produzindo contração muscular.
 A contração muscular pode ser de dois tipos:
 Contração isométrica: quando o músculo se contrai, sem encurtar o seu tamanho. Exemplo: a manutenção da postura envolve a contração isométrica.
 Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo. Exemplo: movimento dos membros inferiores.
Prova individual e sem consulta. Boa sorte!!!

Outros materiais