Buscar

Coleta e análise de dados de manutenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) A coleta de dados relacionados à manutenção tem como objetivo gerar informações para auxiliar o processo de tomada de decisão.  Esses dados são transformados em métricas e indicadores. Muitas vezes, esses termos são utilizados indistintamente. Acerca desses termos, é correto afirmar que:
R: E. 
indicador é a quantificação, por meio de dados, do desempenho de um equipamento ou processo, de acordo com os objetivos organizacionais.
2) Existem dezenas de indicadores que podem ser utilizados para o controle das ações de manutenção. Ao selecionar os indicadores mais adequados, a empresa deve:
R:  
selecionar indicadores específicos, mensuráveis, reais e temporais. Além disso, ela deve selecionar um número de indicadores que possam ser acompanhados com atenção.
3) Ordem de serviço é um documento que deveria ser preenchido diante da necessidade de qualquer ação de manutenção na empresa. Quando preenchida corretamente, fornece dados que subsidiam o processo de tomada de decisão. Sobre a ordem de serviço, pode-se afirmar que:
R:  
tem o objetivo de registrar a prestação de serviços de manutenção e, quando bem estruturada, fornece uma série de dados importantes para a indústria.
4) Dois indicadores de manutenção utilizados por muitas indústrias são o OEE (eficiência global do equipamento) e TEEP (performance efetiva total dos equipamentos). Sobre esses indicadores, é correto afirmar que:
R:  
o TEEP é derivado do OEE e a principal diferença entre eles é que o segundo estima a eficiência somente em relação ao tempo programado para produzir, já o primeiro considera o tempo total.
 
5) Uma metodologia adotada para auxiliar na definição dos KPIs (indicadores chave de sucesso) é denominada SMART. Nesse método, a orientação é que os indicadores e metas sejam:
R: específicos, mensuráveis, atingíveis, reais, temporais.

Continue navegando