Buscar

Avaliação Discursiva Perspesctivas Profissionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:687910) Peso da Avaliação: 4,00
Prova: 37119431	Qtd. de Questões: 2 		Nota: 8,50
1) O ceticismo pode ser definido como a "corrente do pensamento que defende a importância da dúvida, por considerar que não é possível ter completa certeza do que conhece, nem do que seja verdade" (PERES, 2013, p. 57). Nesse sentido, a ideia de ceticismo foi relevante para o desenvolvimento da pesquisa científica. Disserte sobre as características do conhecimento científico. 
FONTE: PERES, Marly N. Dicionário Básico Escolar de Filosofia. São Paulo: Global, 2013.
Resposta esperada
* O conhecimento científico não é uma verdade absoluta* Qualquer teoria, sobre qualquer coisa, pode e deve ser verificável * Uma teoria pode ser refutada caso não se consiga evidências ou dados suficientes para comprová-la.
Minha resposta
O conhecimento científico é formado a partir de variadas ideias consistentes que formam uma teoria. Alguns dos fatores que é característico do mesmo é a racionalidade e a verificabilidade, afinal, para fazer parte do conhecimento científico, a ideia ou teoria, deve ser verificada e comprovada - através de dados, fatos, documentos, etc - que validam a realidade pesquisada, ou seja, conforme a visão científica, de modo racional, sem crendices e achismos. É importante salientar que não é uma verdade infalível e nem em definitivo, uma vez que, a partir de novos experimentos científicos e comprovações, esta ideia ou teoria pode ser substituída ou até mesmo derrubada, principalmente em casos de falta de dados ou evidências suficientes para comprová-la ou até mesmo pela evolução das tecnologias disponíveis e da própria sociedade, podendo assim dizer que é empírico. É importante destacar o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo e que resulta de uma investigação metódica da realidade.

Outros materiais