Buscar

resumo 1 CITOLOGIA Vegetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CITOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL
A célula vegetal é semelhante a célula animal por apresentar organelas como as mitocôndrias. As células vegetais tem características típicas da célula vegetal como parede celular, os vacúolos e os plastídios.
A parede celular envolve a membrana plasmática que circula o citoplasma.
Parece celular
Envolve externamente a membrana plasmática e o conteúdo celular. A parede celular é produzida pelo protoplasma. Tem a função de dar forma e rigidez a célula e restringir a expansão do protoplasto, defesa contra bactérias e fungos e por impedir a ruptura da membrana pela entrada de H²O no interior da célula.
A parede celular apresenta-se de duas formas: primária e secundária. 
A parede primária é a primeira a se formar, se desenvolve na célula jovem. É parte dinâmica da célula e passa por modificações durante o crescimento e desenvolvimento celular, as camadas depositadas posteriormente, formam a parede secundária que fica localizada internamente á parede primária e externamente a membrana plasmática, ficando assim entre a membrana e parede primária.
Vale ressaltar algumas diferenças entre a parede primária e secundária. A parede primária possui arranjo molecular frouxo e um percentual de aproximadamente 70% de água, os 30% restaurantes correspondem a matéria seca. Na parede secundária se encontra um arranjo molecular firme, é composta principalmente por celulose, sendo 50 a 80% da matéria seca, tem baixo teor de água cerca de apenas 20%. A formação da parede secundária está presente em células especializadas com função de sustentação como o xilema e o esclerênquima. Durante a deposição da parede secundária inicia-se a lignificacao e após a sua formação ela para de crescer e morre.
Geralmente, nenhum material de parede é depositado durante a formação da parede secundária onde estão presentes os campos primários de pontuação.
As pontuações possuem características específicas como tamanho, detalhes em sua estrutura. Os mais comuns tipos de pontuações são as simples e areoladas. A pontuação simples é apenas uma interrupção da parede secundária sobre a parede primária, sobre os campos de pontuação primário.
A pontuação areolada em vista frontal se mostra como uma aréola, assim sendo, apresenta uma saliência de contorno circular e no centro uma abertura também circular.
Membrana plasmática
Está situada internamente a parede celular e envolve o citoplasma. Sua estrutura é formada por uma bicamada lipídica fluida, na qual as proteínas são inseridas. Tem função de controlar a entrada e saída de substâncias na célula, possibilita a manutenção de integridade física e funcional, é semipermeável e seletiva, coordena a síntese da parede celular.
O transporte de substâncias entre células pode ser de forma passiva. Já o transporte de grandes moléculas se faz por vesículas. Esses processos são denominados de endocitose e exocitose. A endocitose se divide em pinocitose e fagocitose.
Citoplasma
É a matriz fluida onde se encontra o núcleo e as organelas, como cloroplastos e mitocôndrias. Seu principal componente é a água.
O citoplasma está em constante movimento, que é reconhecido como ciclose. A função do citoplasma está em realizar as diferentes reações bioquímicas, facilita a troca de substâncias dentro da própria célula, acumula substâncias do metabolismo primário e secundário da planta.
Vacúolo
É característico de célula vegetal e seu compartimento ocupa 90% do espaço celular. O tonoplasto é a membrana do vacúolo que é semelhante a membrana plasmática. É constituído por água, substâncias inorgânicas como íons de cálcio, potássio, cloro, etc..., E orgânicas como açúcares, ácidos orgânicos, proteínas etc...
Osmoticamente ativo, desempenha papel importante no crescimento e desenvolvimento da planta. Eles participam da manutenção do pH celular e são responsáveis pela autofagia, ou seja, digestão dos componentes celulares.
A manutenção do pH da célula é feita por meio de bombas H+ATPase. O pH vacuolar é próximo de 5.
Plastídios
Os plastídios são organelas que derivam de cianobactérias e contém seu próprio genoma e se autoduplicam. Classificam de acordo com a presença ou ausência de pigmento ou com o tipo de substância acumulada. São encontrados os tipos; cloroplasto, o cromoplasto e o leucoplasto. O proplastídio é o precursor de todos os plastídios.
Os cloroplastos são os mais complexos dentre os plastídios e neles estão contidos os pigmentos do grupo das clorofilas, carotenóide, transportadores de elétrons. 
Os cloroplastos são plastídios portadores de pigmentos carotenóides e usualmente não apresentam clorofila ou outros componentes da fotossíntese.
Já os leucoplastos são plastídios que não possuem pigmentos, mas armazenam substâncias. Assim quando leucoplastos estão envolvidos no armazenamento de amido são denominados de amiloplastos. Mas se armazenam proteína sua denominação passa a ser proteinoplastos.

Outros materiais