Buscar

ESPORTES INDIVIDUAIS - ATLETISMO

Prévia do material em texto

O atletismo surgiu na Grécia Antiga em 776 a.C., ano que a primeira Olimpíada da história foi realizada, na cidade de Olímpia. Nessa época, era disputada apenas uma prova nas Olimpíadas, uma corrida com 200 metros que era chamada pelos gregos de stadium. No entanto, há registros que indicam que o atletismo já era praticado no Egito e na China há cerca de 5 mil anos.
O formato moderno do atletismo data do século XIX, na Inglaterra, e conta com as seguintes provas oficiais:
· Corridas: rasas, com barreiras, com obstáculos
· Marcha atlética
· Revezamentos
· Saltos
· Arremesso e Lançamentos
· Combinada
O esporte ficou conhecido no Brasil no século XX. Em 1952, Adhemar Ferreira da Silva conquistou a primeira medalha de ouro em salto triplo para o Brasil, o que aconteceu nos Jogos de Helsinque, na Finlândia. As corridas podem ser de curta distância ou tiro rápido, e seu percurso pode variar entre 100 e 3000 m. As corridas rasas de meio fundo são de 800 metros e as mais longas são de 1500 metros, e as corridas de fundo já são de 5 mil metros e 10 mil metros (UFJF - 2016). As corridas com barreiras podem ser de 110 metros e 400 metros, enquanto as de obstáculos são de 3 000 metros (CBAT - 2002-2020). 
As Corridas de Rua, as chamadas provas de pedestrianismo, criadas com o objetivo de buscar de melhoraria da qualidade de vida, na última década, houve um aumento significativo do número de praticantes em todo o mundo, são disputadas em circuitos de rua, avenidas e estradas com distâncias oficiais variando entre 5 e 100 Km (SALGADO; CHACON-MIKAHIL - 2016). 
Nas corridas de revezamento, costuma ter 4 atletas fazendo o revezamento onde cada um dos quatro atletas percorre, conforme a prova, 100 ou 400 metros. Se aproximando do companheiro de equipe na zona de passagem, o atleta deve repassar o bastão um tubo cilíndrico de até 30 cm de comprimento para seu companheiro (UFJF - 2016).
Nas corridas com barreiras os corredores devem saltar dez barreiras individuais de 1,07 metro (masculino) ou 84 centímetros (feminino). As provas são divididas em 100 metros (feminino), 110 metros (masculino) e 400 metros (para ambos). No caso de derrubar ou esbarrar as barras, o atleta não perde pontos, mas em compensação acaba ficando mais lento.
A prova de obstáculos é uma prova de 3 mil metros de percurso onde os atletas devem passar 28 vezes por obstáculos de, no mínimo, 3,94 metros de comprimento, que ocupa a largura de cerca de três raias. Todos os competidores passam pelos mesmos obstáculos, diferente das provas com barreiras. Os atletas devem passar sete vezes por obstáculo, onde há até mesmo um fosso de água com até 70 centímetros de profundidade. Na prova masculina, os obstáculos tem 91 centímetros de altura. Na edição feminina, a altura é mais baixa, 76 centímetros (UFJF - 2016).
Nas provas combinadas existem o heptatlo (feminino) e decatlo (masculino) e as provas são realizadas em dois dias consecutivos onde o Heptatlo consiste em 100 metros com barreiras, 200 metros rasos, 800 metros rasos, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo. O Decatlo consiste em 100 metros rasos, 400 metros rasos, 1500 metros rasos, 110 metros com barreiras, salto em distância, salto em altura, salto com vara, arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo (UFJF - 2016).
No arremesso de peso, a esfera pesa 7,26 kg na modalidade masculina e 4 kg na modalidade feminina, tal como o martelo. A regra diz que, com apenas uma mão, os atletas jogam o peso, ou o martelo, o mais longe que conseguem. Os discos são de 2 kg para os homens e de 1 kg para as mulheres. Os dardos, por sua vez, são de 800 g para os homens e de 600 para as mulheres.
As principais provas de lançamento são, arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento de dardo e lançamento do martelo (CBAT - 2002-2020).
REFERÊNCIAS:
-CONFEDERAÇÃO BRSILEIRA DE ATLETISMO
https://www.cbat.org.br/atletismo
-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=95
- SALGADO, José Vítor Vieira; Dra. CHACON-MIKAHIL, Mara Patrícia Traina. Faculdade de Educação Física/UNICAMP - 2016
-UFJF – 2016 – Atletismo Olímpico - https://www2.ufjf.br/ufjf2016/atletismo-olimpico

Continue navegando