Buscar

Tarefa Dissertativa Responsabilidade Social e Ambiental ESAB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vamos refletir agora. Elabore, utilizando as suas observações como estudante desta disciplina, uma justificativa para o exercício da responsabilidade social no mundo contemporânea. Por que é importante e como pode ser avaliado? Dá pelo menos um exemplo de responsabilidade social na área comercial. Justifique sua resposta.
O principal intuito da responsabilidade social nas empresas é estabelecer padrões para uma gestão ética, focada no bem-estar dos colaboradores e da comunidade. Além disso, ações também devem estar voltadas para a redução de impactos no meio ambiente. A responsabilidade social para empresas é quando as organizações adotam posturas, ações e comportamentos que visam o bem-estar do seu público, tanto interno (funcionários, colaboradores e investidores), quanto externo (clientes e consumidores finais). Responsabilidade social é um conjunto de práticas que beneficiam o meio social. Ações que uma pessoa ou empresa adotam e trazem algum benefício à sociedade. Pode ser através de proteção ao meio ambiente, educação da comunidade local, incentivo à prática esportiva ou mesmo pequenos gestos no dia a dia.
A responsabilidade social visa a construção de relacionamentos éticos e transparentes com todos os púbicos, estabelecendo objetivos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e preservando os recursos ambientais e culturais para as gerações futuras.
É dessa maneira que surgiram três tipos de responsabilidade social: Responsabilidade Social Corporativa (RSC) Responsabilidade Social Empresarial (RSE) Responsabilidade Social Ambiental (RSA). O desafio presente para o movimento da RSE tem duas faces: de um lado, a internalização de seus conceitos e das práticas em todas as áreas das empresas e, de outro, a articulação das ações de responsabilidade social com as políticas públicas.
Os exemplos de responsabilidade social como exemplo promover ações de voluntariado convidar e incentivar seus funcionários a visitarem orfanatos e asilos é outro bom exemplo de responsabilidade social para empresas.
A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.
Assista ao vídeo “Ecovilas sociais rurais e urbanas cooperativistas verdes” e em seguida elabore uma resenha de 20 a 30 linhas escrevendo o que você achou mais interessante no vídeo. Comente sobre a redução dos impactos ambientais e a integração social desses projetos. Você acha que seria possível construir cidades inteiras assim? .
O vídeo “Ecovilas sociais rurais e urbanas cooperativistas verdes” é muito delicado e necessário, sobre a fala de uma moradora ao final, quando ela diz que esse sistema não é para todos, é verdade, tocou sobre o assunto de forma simples e honesto, passamos por um momento de isolamento social e para quem precisou ficar com sua pequena comunidade denominada família foi muito difícil para alguns e prazerosas para outros, o ponto que em tempos de tanta exposição vazia na redes sociais por exemplo, tocamos em um ponto importante que é viver em sociedade, pertencer a uma comunidade, quando as pessoas se isolam cada vez mais em redes sociais.
A criação de comunidades agrícolas muitas vezes auto sustentáveis é um desafio no mundo moderno, mas não impossível, é necessário resgatar valores humanos e abrigá-los com empatia, carinho e respeito. Não evoluímos como espécie sozinhos, sem precisamos de comunidade para defesa, desenvolvimento e em geral para sobrevivência.
A importância do Estudo de Impacto Ambiental, Através do Estudo de Impacto Ambiental, é possível garantir o desenvolvimento sustentável, ou seja, a implantação de obras, construções e o desenvolvimento econômico, aliados a preservação ambiental. a importância de minimizar os impactos ambientais para um desenvolvimento sustentável. Utilizar a natureza como meio de reafirmar seu domínio sobre as demais espécies, usando da biodiversidade para conseguir condições mais cômodas é natural do ser humano e uma questão cultural em todo o mundo.
Você acha que seria possível construir “Ecovilas sociais rurais e urbanas cooperativistas verdes”
A utopia do êxodo urbanos cada vez mais perto de se realizar as ecovilas são pequenas comunidades autossuficientes que vivem por e para o meio natural. Existem cerca de 10.000 em todo o mundo, se desenvolvem sobretudo em áreas rurais e seus habitantes constroem sociedades baseadas na cooperação, no autoconsumo, nas energias renováveis e nos materiais ecológicos.
Uma ecovila é um assentamento ecológico, um lugar onde algumas ou várias pessoas vivem em busca de uma vida de baixo impacto ambiental e grande cooperação social. A base desses locais são as quatro dimensões da sustentabilidade: social, cultural, ecológica e econômica. A ecovila se trata de uma comunidade urbana ou rural formada por pessoas que buscam integrar o ambiente social cooperativo com um estilo de vida mais sustentável. Esse grupo de pessoas, que se unem em prol dessa causa, se esforçam para colocar em prática ações que não causem danos ao meio ambiente. A dimensão cultural e espiritual das ecovilas enfatiza a sensação de felicidade e a sensibilidade ao pertencimento de cada um para o todo por meio de celebrações, rituais, festas, expressões artísticas, respeito às diversas manifestações de espiritualidade e de tradições culturais, visão holística e crescimento pessoal
O ser humano foi criado para viver em sociedade, mesmo com nossas diferenças, precisamos somar esforços, convivermos com harmonia, paz, respeitando as diferenças e reconhecendo os bons exemplos, ao invés das desavenças. Precisamos buscar o equilíbrio nas relações, a paz e a harmonia, então acredito sim na possibilidade de viver dentro de um senso de nosso, e não apenas eu.
Vamos exercitar sua atenção e reflexão agora. Elabore, utilizando as suas observações como consumidor e estudante desta disciplina, a sequência da cadeia produtiva de um produto ou serviço do qual você gosta muito. Aponte as principais etapas, desde a extração das matérias-primas, passando pela produção, até a apresentação do produto ao consumidor: você. Após indicar as principais etapas da cadeia produtiva, indique quais seriam as ações sociais e ambientais possíveis de serem realizadas em cada uma delas. Inspire-se nos exemplos apresentados até agora neste nosso estudo. Depois de realizada essa etapa, reflita sobre seu poder de escolha na compra desse produto e responda se você deixaria de comprá-lo, ou não, caso soubesse que ele fora produzido em condições desumanas e degradantes ao meio ambiente. Justifique sua resposta.
Utilizando minhas observações como consumidora e estudante desta disciplina, a sequência da cadeia produtiva de um produto, que gosto muito e consumo é a de Fast fashion, gosto de roupas atuais e modernas, as empresas que trabalham no modelo fast fashion observam o que as pessoas estão consumindo das marcas renomadas e fabricam em larga escala modelos parecidos, porém com qualidade inferior infelizmente. Desse modo, há uma maior garantia de que as peças serão consumidas de forma mais rápida e cada vez mais. O termo Fast Fashion significa moda rápida, e foi criado para designar o desenvolvimento constante de peças comercializadas no varejo de moda. É sobre esse modelo de produção rápida na indústria da moda que vamos tratar nessa reflexão. Pensando nas toneladas de roupa vão para o lixo, esse montante equivale a 4% das emissões globais. Só no Brasil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são produzidas 170 toneladas de resíduos têxteis por ano. Desse total, 80% é destinado a lixões e aterros sanitários, aliando a esse problema as acusações de trabalho escravo, na produção de roupas.
Quais as etapas da cadeia produtiva têxtil? A estrutura da cadeia produtiva têxtil se inicia com a matéria-prima (fibras têxteis), queé transformada em fios nas fábricas de fiação, de onde seguem para a tecelagem (que fabrica os tecidos planos) ou para a malharia (tecidos de malha). Posteriormente, passam pelo acabamento para finalmente atingir a confecção, até chegar as lojas ou sites para vendas.
A fast fashion pode ser barata, mas tem custos elevados para o planeta, tendo consciência dessa forma por preocupação com os danos, tenho adotado algumas
O esforço para reduzir o impacto ambiental da fast fashion tem de ser conjunto. Se as marcas apostarem em tecidos mais sustentáveis e em roupa mais durável, estarão a ajudar. Mas todos nós, enquanto consumidores, podemos contribuir com algumas dicas.
• Menos é mais. Comprar menos roupa, mas com mais qualidade. Vai durar mais tempo e não teremos de estar sempre a encontrar espaço no armário para mais uma peça que vai usar duas ou três vezes, as peças de brechós são uma solução ótima.
• Recicle. Transforme a sua roupa: um casaco pode ser um colete, uns jeans tornam-se em calções, uma toalha pode ser usada para fazer panos, aprender sobre upcycling (O conceito de upcycling não é exclusivo do mundo da moda, embora seja aplicado a essa área. O upcycling trata de dar um novo uso a materiais que seriam levados ao lixo. A prática surge com o objetivo de ampliar o ciclo de vida desses itens.)
• Dê o que não usa. Há instituições e lojas que aceitam roupa usada. Outra solução, sobretudo quando se fala de roupa de criança, é partilhar o que já não serve entre primos e irmãos.
• Ganhe dinheiro com o que não usa. Sites de artigos em segunda mão, lojas vintage, feiras do género “flea Market” ou aplicações para vender roupa usada são algumas opções para destralhar os armários e ainda ganhar algum dinheiro, mais uma vez brechós são uma ótima pedida para fazer a roupa e acessórios circular.
• Quando for às compras pense bem se precisa realmente da peça que tem na mão. Às vezes bastam alguns segundos para perceber que é uma compra por impulso e totalmente inútil. Poupe o seu dinheiro. E o ambiente. Hoje existem profissionais que ajudam a definir estilo, e cores que caiam bem para o seu tipo de corpo e pele, valorizando ainda mais sua imagem e ajudando seu bolso.
Refletindo sobre o meu poder de escolha na compra do produto citado que é moda e respondendo se eu deixaria de comprá-lo, ou não, a resposta é não, mas acredito no consumo de uma forma consciente e seguindo as dicas de desapego por exemplo, com certeza haveria um equilíbrio. Então o problema é que há uma relação estreita e forte entre o consumismo e o meio ambiente. Isso porque para atender a demanda da produção e do consumo é necessário retirar matérias primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água, entre outros, sabendo que precisamos poupar recursos para o futuro e pensar no bem estar de pessoas que trabalham e dependem dessa renda, um equilíbrio justo é necessário. Os benefícios do consumo consciente vão além de contribuir para a preservação ambiental. Essa prática também ajuda a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, tanto individual quanto social.
FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/roupas-descartaveis-novo-padrao-de-consumo-na-era-do-ultra-fast-fashion/
FONTE: https://www.politize.com.br/slow-fashion-fast-fashion/

Continue navegando