Buscar

PARA APAGAR - Copia - Copia - Copia (2)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
FRANKLIN FERREIRA MOREIRA
ATIVIDADE 1 (A1)
MAUÁ
2022
FRANKLIN FERREIRA MOREIRA
ATIVIDADE 3 (A3)
Atividade apresentada à disciplina Fundamentos de Certificação Técnica, como requisito parcial para aprovação.
MAUÁ
2022
Segundo as normas recomendadas pela ITIL, existe um ciclo de vida que deve ser seguido para orientação, para planejar e desenhar as habilidades e os recursos necessários para colocar em ação os serviços solicitados à empresa. Como parte desse ciclo de vida, existem o Desenho de Serviço e a Transição de Serviço. 
Sendo continuação da Estratégia de Serviços, o Desenho de Serviço visa projetar e desenhar os serviços de ti, tanto atuais como futuros. O Desenho de serviço tem 5 aspectos, que são: o Desenho dos Serviços; o Desenho do Sistema de Gerenciamento dos Serviços (Portfólio de Serviços); o Desenho da Arquitetura da parte tecnológica e o Gerenciamento Técnico para prover os serviços; o Desenho dos Processos para a Transição de Serviço, para a Operação de Serviço e para a Melhoria Continuada dos Serviços; o Desenho das Métricas e Sistemas de Medição de Serviços para as arquiteturas, bem como os processos e atividades necessárias para a entrega dos serviços. O Desenho de Serviço ainda possui mais alguns conceitos e definições, como: os fornecedores; o Acordo e Contrato, o Pacote de Desenho de Serviço e Disponibilidade e as Atividades do Desenho de Serviço, todos itens necessários para cumprir o Ciclo de Vida do Desenho de serviço. 
Sobre os processos do Ciclo de Vida do Desenho de Serviço, são etapas muito importantes para definir padrões de entrega de serviços de TI a um nível satisfatório. Os processos são: o Gerenciamento de Nível de Serviço; o Gerenciamento de Catálogo de Serviço; o Gerenciamento da Capacidade; o Gerenciamento da Disponibilidade; o Gerenciamento da Continuidade de Serviço de TI; o Gerenciamento da Segurança da Informação e o Gerenciamento de Fornecedor. 
Ainda, tratando-se da outra etapa do ciclo de vida recomendado pela ITIL, a Transição de Serviço pretende planejar o projeto de implantação dos serviços que serão suportados posteriormente no ciclo de Operação de Serviço. Tem como meta os seguintes objetivos: planejar e gerenciar as habilidades e recursos necessários para construir, testar e implantar serviços novos ou alterados no ambiente de produção de acordo com os requerimentos do negócio; prover um modelo de avaliação consistente para gerenciar as capacidades e riscos da implantação antes que novos serviços ou serviços modificados sejam implantados em produção; manter a integridade de todos os ativos de serviços e configurações envolvidas durante o ciclo de Transição de Serviço; documentar e prover informações e conhecimento sobre as mudanças nos serviços e nas implantações; prover o reuso eficiente de métodos e mecanismos de construção, teste e implantação das mudanças nos serviços; garantir que as implantações de serviços sejam gerenciadas de acordo com os requerimentos definidos no ciclo de Desenho de Serviço. 
Os processos para o ciclo de Transição de Serviço são os de gerenciamento: de Mudanças; da Configuração; de Liberação e Implantação; de Ativos de Serviço e do Conhecimento; o Planejamento e Suporte da Transição e a Validação e Teste de Serviço e Avaliação. Complementando sobre os processos de Transição de Serviço, existem os processos de Avaliação, Validação e Testes e, por fim, o processo de Gerenciamento do Conhecimento. 
Concluindo, os ciclos de vida da ITIL são divididos em processos gerenciais que atuam sob o conceito de governança corporativa, que promove a clareza e a responsabilidade diante dos negócios corporativos. Assim, a governança dita regras para liderança, estruturação e processos empresariais que vão garantir que a TI suporte às estratégias e os objetivos do negócio.

Continue navegando