Buscar

GRA0944 Atividade A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

GRA0944 PROGRAMAÇÃO AVANÇADA EM BIG DATA
Atividade A1
Resposta
Para entender de que formas as empresas podem se utilizar do Big Data, primeiro devemos lembrar que, atualmente, as pessoas produzem dados a todo momento. Do instante que acordam até quando vão dormir, inclusive enquanto dormem, ao utilizar dispositivos eletrônicos conectados à rede, como smartphones, PCs, aparelhos de TV, ao se deslocar pelas cidades e ao viajar; a todo momento, as pessoas produzem dados.
E são a esses dados, produzidos mundialmente na escala do petabyte ou do brontobyte (a depender do autor), que convencionamos chamar de Big Data. Tais dados podem revelar virtualmente qualquer aspecto que se queira saber para definir um negócio, por exemplo sobre o mercado, o perfil do consumidor, os hábitos de consumo, frentes potenciais de mercado a serem exploradas.
Dessa forma, o Big Data se impõe como um grande desafio às empresas e organizações, pois usufruir do potencial dos dados disponíveis perpassa por questões importantes, como a coleta, o armazenamento e o processamento dessa quantidade de dados.
Para realizar a coleta e o processamento, podem ser utilizadas ferramentas e aplicações tais quais o Apache Hadoop e o Google Analytics por exemplo, que extraem os dados das mais diversas fontes, como ferramentas de BI, arquivos de log, conteúdos de mídias sociais, texto de e-mails, bases de dados etc. Nesse sentido, vale lembrar que na atualidade podemos contar com facilidades sem precedentes na hora de implementar soluções voltadas a dados nas organizações. Isso porque nos últimos anos aumentou em muito o alcance da capacidade de armazenamento e processamento de dados, resultando na queda do custo dessas tecnologias.
Depois de extraídos, os dados são armazenados sistemas de banco de dados capazes de lidar com dados estruturados ou não-estruturados, por meio de DataLakes e DataWarehouses. Importante destacar que a emergência da computação em nuvem (cloudcomputing) traz um novo patamar de escalabilidade no armazenamento de dados, que torna viável a expansão de uma empresa com agilidade inédita.
A habilidade de trabalhar com esses dados para deles extrair informações relevantes, por meio de técnicas desenvolvidas na Ciência de Dados e na Inteligência Artificial. Podemos dizer, portanto, que é o objetivo do Big Data fornecer as bases para trazer ideias e insights de impacto na definição do negócio, que vão influenciar no direcionamento estratégico de uma empresa. Por meio de técnicas de análise de dados, as empresas podem expandir suas possibilidades comerciais, reduzir custos e alcançar novos mercados ou nichos não explorados. 
O manuseio do BigData permite a melhora de produtos e serviços já oferecidos, bem como auxiliando com maior veracidade o processo de transformação da informação em conhecimento e este passando a pautar a tomada de decisão e a criação de novas estratégias de negócios para as organizações. Oferece ainda as ferramentas e técnicas para possibilitar diversos ganhos e melhorias para as organizações, seja no nível estratégico, na área administrativa, na melhora da qualidade do atendimento ao público ou junto à atuação dos profissionais das áreas técnicas.
Enunciado
Os Big Data são considerados um fenômeno. Em termos bem simples, os Big Data podem ser entendidos como conjunto quase infinito de dados que cresce diariamente, minuto a minuto, em um volume tão grande, que as organizações que os mantêm são obrigadas a investir em tecnologias cada vez mais robustas para que sejam capazes de manter, processar e administrar uma quantidade tão grande de dados.
O que se sabe é que esses dados estão disponíveis o tempo todo para quem quiser e souber como acessá-los. Alguns são vendidos, outros são disponibilizados gratuitamente, e as organizações que mantêm esses dados obtém ganhos não com a venda dos dados em si, mas com as informações que são capazes de gerar com eles.
Nesse contexto, explique: como essas empresas coletam e como são capazes de manter uma quantidade tão grande de dados? Como são capazes de processar e armazenar um volume de dados que não para de crescer? Responda também: como organizações (as que coletam e mantêm esses dados, ou as que acessam esses dados) conseguem ou podem obter lucros ou vantagens com os Big Data?