Buscar

AD1- Instituições de Direito Público e Privado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância 1 – AD1
Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado
1. Elabore um quadro comparativo em que fiquem evidentes as diferenças entre o DIREITO POSITIVO e o DIREITO NATURAL. (25 pontos).
	Direito Natural (Jusnaturalismo)
	Direito Positivo (Juspositivismo)
	É um direito pressuposto, parte da noção de que certos valores são anteriores a qualquer organização social, sendo superior e anterior ao Estado. 
	É definido e aplicado pelo Estado.
	Existe antes do Homem.
	Criado pelo homem.
	 Ligado a Razão, Moral e vontade de Deus. (Independe da vontade humana).
	Ligado à vontade humana.
	Informal.
	Formal (depende de formalidade para sua existência).
	Corresponde a uma justiça superior e suprema, está acima da lei.
	Direito como lei (age como um mecanismo de organização social).
	- Universal (independe de local).
 - Imutável (não sofre alterações ao longo da história e do desenvolvimento da sociedade).
- Atemporal (não é afetado pelo tempo).
	- Tem base territorial e varia de sociedade para sociedade.
- Mutável (sofre alterações, mediante vontade do homem).
-Temporal (válido por determinada época).
	Baseia-se nos princípios fundamentais, de ordem abstrata.
	Fundamenta-se na ordem e estabilidade da sociedade.
	O sujeito infrator não sofre sanção jurídica.
	O sujeito infrator sofre sanção jurídica.
	Autônomo – independe do Estado ou de leis.
	Depende de uma manifestação de vontade seja da sociedade ou de autoridades.
	Não escrito.
	Escrito (código, leis, jurisprudência).
	Origem: Grécia
	Origem: Europa
2.  Por que os Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e todos os outros são denominados Estados Autônomos? De modo sintético, mostre as principais diferenças entre um Estado que tenha autonomia e outro que tenha soberania. (25 pontos)
R: O Estado federal (como Brasil) é um estado soberano, pois no federalismo, a soberania é característica tão somente do Estado Federal, porém esse é constituído de estados federados (estados-membros, como por exemplo, Minas Gerais) dotados, não de soberania, mas apenas de autonomia, os quais têm poder constituinte próprio. Sendo assim, os Estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e os demais possuem descentralização administrativa e política do poder, delimitada mediante critérios de repartição constitucionalmente estabelecidos.
No Brasil, a Federação é formada pela união indissolúvel dos entes da federação - União, Estados, Municípios e DF. Sendo assim:
Um Estado que tem autonomia: consigna os poderes de autoadministração, auto-organização (incluída a autolegislação) e autogoverno, os quais abarcam a execução das atividades cotidianas do poder público nos limites de cada entidade federada autônoma, de maneira independente dos órgãos federais, e a existência de um poder constituinte de natureza decorrente, tudo isso exercitável sem subordinação hierárquica aos poderes da União. Visto que, a soberania é exercida apenas pela União Federal, que é a expressão da República Federativa do Brasil externamente (fora do país). Os Estados optaram em fazer parte da Federação, abrindo mão da sua soberania.
Já um Estado Soberano: Tem Autodeterminação (não sujeição), tem o exercício efetivo de todos os poderes ligados à personalidade jurídica do Estado e ao exercício da autoridade, impondo seu ordenamento jurídico sobre todo território.
3. Identifique os diversos tipos de maioria praticados pelo Congresso Nacional brasileiro, em razão de previsão na nossa Constituição Brasileira e, em um máximo de 25 linhas, discorra sobre cada uma delas. (25 pontos)
R: Maioria Absoluta: compõe-se a partir do primeiro número inteiro acima da metade de uma assembleia. Se uma assembleia compõe-se de 501 deputados, por exemplo, sua maioria absoluta será de 251 deputados. 
Maioria Relativa ou Maioria Simples: exige maior número de votos, desde que estejam presentes no plenário, da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, mais da metade dos parlamentares. Por exemplo: em uma assembleia de 501 deputados, caso estejam presentes a uma sessão 251 deles, ou seja, sua maioria absoluta, pode haver deliberação e a maioria relativa ou simples será aquela que expressar a vontade da maioria daqueles 251 deputados. Assim, se 100 votaram sim; 91 votaram não; e 60 se abstiveram, prevalece a vontade dos 100 que votaram sim. 
Maioria Qualificada: refere-se sempre a um número fracionário. Por exemplo: a Constituição Federal só pode ser modificada por 3/5 dos votos totais dos senadores e dos deputados federais. Assim, considerando que a Câmara dos Deputados tem 513 deputados federais, são necessários 308 votos para que haja modificação. No caso do Senado Federal, como são 81 senadores, a modificação da Constituição exigirá 49 votos. 
4.  Na evolução histórica do Estado, identificamos no caderno didático, na aula 03, os seguintes estados: Antigo, Grego, Romano, Medieval e Moderno. Assim sendo, discorra sobre o ESTADO GREGO e suas características. (25 pontos)
R: Estado Grego – Características:
- Embasado nos pilares de que todos são iguais perante a lei;
- Organizada em cidades-Estado, (os territórios do Estado correspondiam à extensão territorial da cidade, razão por que ficaram conhecidos como cidades-Estado, a que os gregos denominavam polis), com características comuns e mesmas instituições sociais e religiosas; 
 - Cada Estado desenvolveu seu próprio sistema de governo, suas leis, seus calendários e suas moedas;
- Independentes economicamente (autossuficientes);
- Pouca mobilidade social (ausência de noção de direitos individuais);
- Religião Politeísta, isto é, com a aceitação de várias divindades.

Outros materiais