Buscar

manejo de vacas - ciclo biologico e transições

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
· Na pecuária leiteira, a eficiência é um dos principais fatores que influenciam a produtividade do rebanho leiteiro.
· Problemas nutricionais, sanitários e na identificação do cio, causam atrasos no período de serviço e no intervalo entre os partos, reduz o período de lactação e a produção de bezerros durante sua vida útil, sendo assim, os custos de produção aumentam pela manutenção de animais com baixa produção.
· Para atingir a eficiência reprodutiva ideal das vacas leiteiras, as vacas devem ter 1 parto por ano, sendo, o período de gestação com duração de 284 dias(9 a 9,5 meses), o período de serviço total deve durar 81 dias, completando assim 365 dias.
PERIODO DE SERVIÇO
· O período de serviço é indispensável para a eficiência reprodutiva, pois antecede a próxima fecundação, ou seja, período de preparação para a próxima gestação.
· Se divide em período puerperal (PP), quando ocorre a recomposição do sistema genital, e principalmente do útero.
INTERVALO ENTRE PARTOS
· Essa fase é uma das mais importantes fases ligadas à reprodução.
· Depende de todas as práticas de manejo (nutricional, reprodutiva ou sanitária).
· Quanto maior o intervalo de partos, menor será a produtividade do animal, não alcançando a eficiência reprodutiva do rebanho.
· É de muita importância a boa recuperação pós-parto, tendo como exemplo a alimentação e a utilização de reprodutores saudáveis.
· É o termômetro fisiológico da reprodução, pois quaisquer problema ocorrido n a gestação, pode refletir nessa fase e, consequentemente, na relação custo-benefício da criação.
· Estima-se que o período puerperal, geralmente se completa até os 40 dias com um bom manejo.
· O parto põe fim à gestação, mas para chegar até aí, a vaca ou novilha, recebe uma serie de cuidados, vivendo uma rotina particular.
· O fornecimento de um bom concentrado, é importantíssimo na fase de desmama precoce para a performance da novilha.
· Após a novilha atingir o peso de cobertura ao final da etapa de recria, apresentando cio, será coberta por um touro ou será feito a inseminação artificial.
· Entre 40 e 60 dias após a cobertura ou inseminação, é feito o diagnostico de gestação, se confirmar, essa fêmea será inclusa na dieta para ganho de peso até atingir o peso adequado para o parto.
· Em torno de 3 a 4 semanas antes do parto, é indicada a transferência da novilha para ser manejada juntamente com o lote de vacas em lactação, para a adaptação à nova dieta e, principalmente a adaptação à rotina de ordenha das vacas em lactação.
· Poucos dias antes do parto, a novilha é levada para uma baia maternidade, ou pasto maternidade, onde ocorrerá o nascimento da cria, com a dieta das vacas em produção.
· Após o parto, a vaca passa até 24hrs com o bezerro, logo após esse período, o bezerro é apartado, e a novilha passa a ser manejada juntamente com as vacas em lactação.
· Se a fêmea for primípara, ela receberá a mesma alimentação que o grupo de vacas de maior produção.
PERIODO DE TRANSIÇÃO
· Nas vacas de lactação ocorre entre 21 dias pré-parto, o dia do parto e 21 dias pós-parto, sendo extremamente importante para a sua saúde e produtividade.
· Deve-se priorizar o manejo adequado que auxilia no aumento de CMS (consumo de matéria seca), para superar o BEN (balanço energético negativo) logo no início da lactação.
· O fornecimento de forragens mais digestíveis e de alta qualidade, aumentam o consumo de energia durante o pós-parto, o aumento de concentração energética na dieta reduz os danos causados pelo BEN e a perda de condição corporal das vacas, reduzindo a mobilização de gordura corporal e potencializando o consumo da densidade energética.
· Porém, essas mudanças na dieta podem traze complicações para a função ruminal, composição do leite e metabolismo hormonal.
· Deve haver a separação de lotes para reduzir a disputa por alimento, tanto no pré como no pós-parto. Se não for possível realizar a separação de lotes, podemos aumentar o espaço de cocho para 1m/animal, aumentar a sobra da dieta e/ou formular a dieta focando nas exigências da primíparas.
· No pré-parto devemos ter dois grandes focos, são eles:
· Monitorar o consumo das vacas
· pH da urina
· Alguns fatores são essenciais para assegurar um consumo adequado, são eles:
· Conforto e comportamento
· Espaço de cocho
· Qualidade da água
· Palatabilidade da dieta
· Ambiente limpo e tranquilo
· Localização 
· Já o pH da urina, é utilizado para analisar o nível de suplementação aniônica, refletindo a diferença catio-aniônica (DCAD) da dieta, que deve apresentar valores negativos.
· A dieta aniônica, estimula a mobilização do cálcio dos ossos, reduz problemas de saúde no pós-parto, como hipocalcemia, além de contribuir para o aumento da produção de leite. É indicada a sua utilização por, no mínimo, 21 dias pré-parto.
· O cálcio é importante para diversas funções do organismo, como por exemplo para a transmissão de impulsos nervosos, contração muscular e até mesmo para o sistema imune.

Outros materiais