Buscar

PIC 1 - Biomedicina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso
	Projeto Integrador de Competências em Biomedicina III - 10h_Turma_001_082022_(4.0)
	Teste
	Atividade_1
	Iniciado
	27/09/22 15:58
	Enviado
	27/09/22 16:01
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	2 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas
· Pergunta 1
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	A preocupação em oferecer fontes seguras de abastecimento de água é cada vez mais frequente. As características físicas, químicas e microbiológicas são variáveis que devem ser avaliadas com cautela para garantir a qualidade da água.
O uso inadequado e a venda indiscriminada de antibióticos, a grande quantidade de antibióticos despejada de forma imprópria no meio ambiente, o uso desses medicamentos de forma inadequada no setor animal e outros fatores têm contribuído para a proliferação e disseminação de bactérias resistentes a antibióticos. Alguns tipos de bactérias que causam infecções graves em humanos já desenvolveram resistência à maioria ou a todos os tratamentos disponíveis e há poucas opções promissoras de pesquisa em etapa de desenvolvimento para uso clínico.
Em alguns países, aproximadamente 80% do consumo total de antibióticos clinicamente importantes está na pecuária, em grande parte para promoção do crescimento em animais saudáveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a redução do uso desnecessário desses medicamentos no setor animal a fim de preservar a eficácia dos antibióticos no tratamento de doenças em humanos. A recomendação orienta que agricultores e indústrias de alimentos deixem de utilizar estes antibióticos como forma de PREVENÇÃO de doenças em animais, tornando o uso restrito para TRATAMENTO. Animais saudáveis só devem receber antibióticos para prevenir doenças se elas tiverem sido diagnosticadas em outros animais no mesmo rebanho ou população de peixes. A melhora na higiene, otimização do uso de vacinas e mudanças na habitação de animais e nas práticas de criação são alternativas para o uso de antibióticos com o intuito de prevenir doenças em animais.
Os antibióticos utilizados em animais devem ser selecionados entre os que a OMS classificou como "menos importantes" para a saúde humana e não aqueles classificados como "a mais alta prioridade de importância crítica".
Leia o texto completo em:
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. OMS recomenda que agricultores e indústria alimentar parem de usar antibióticos em animais saudáveis para evitar resistência a esses medicamentos.
Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5540:oms-recomenda-que-agricultores-e-industria-alimentar-parem-de-usar-antibioticos-em-animais-saudaveis-para-preservar-sua-eficacia&Itemid=812>. Acesso em: 19 ago. 2020.
Um estudo intitulado “Resistência bacteriana em reservatórios do semiárido brasileiro: caracterização, ações para vigilância ambiental, prevenção e educação em saúde” analisa a presença de bactérias multirresistentes em reservatórios de água que abastecem grande número de pessoas na região potiguar.
Leia a tese de doutorado completa em:
NASCIMENTO, E. D. do. Resistência bacteriana em reservatórios do semiárido brasileiro: caracterização, ações para vigilância ambiental, prevenção e educação em saúde. Orientação: Professora Doutora Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2016.
Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21440/1/ErmetonDuarteDoNascimento_TESE.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2020.
Diante dos dados apresentados, é inegável que o uso indiscriminado de antibióticos é um grave problema de saúde pública e pode afetar milhares de pessoas mundialmente.
Leia as afirmativas a seguir.
I. As estações climáticas do ano (verão, outono, inverno e primavera) influenciam diretamente na disseminação de bactérias heterotróficas multirresistentes aos antimicrobianos.
II. As estações do ano afetam a qualidade microbiológica da água nas diferentes fontes analisadas, ocorrendo maior densidade de Escherichia coli na época seca.
III. Como critério microbiológico de qualidade de água potável são adotados os seguintes parâmetros: ausência de coliformes totais e de Escherichia coli, alta demanda biológica de oxigênio.
IV. Uma cepa é considerada resistente quando cresce numa concentração do antimicrobiano acima daquela suportada por bactérias da mesma espécie.
V. O surgimento de bactérias resistentes pode ocorrer pelo mecanismo de mutações espontâneas, pela transferência de genes por bacteriófagos, plasmídeos e por inserção direta do DNA bacteriano de bactérias lisadas no ambiente.
É CORRETO o que se afirma APENAS em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II, IV e V.
	Resposta Correta:
	e. 
II, IV e V.

Continue navegando