Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

AOL 2 - URO-GINECO E ONCO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: "O sistema genital feminino é dividido em genitália externa e genitália interna. A genitália externa ou vulva pode ser estudada em conjunto com o períneo, constituindo a região vulvoperineal. [...] Esta região, também conhecida como períneo, constitui-se em formato de um losango entre a sínfise púbica e o cóccix." Fonte: REZENDE, J. Obstetrícia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 38.
A leitura do fragmento acima evidencia aspectos anatômicos do sistema genital feminino. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre a anatomia e fisiologia deste importante sistema.
I. As gônadas femininas são os ovários e as masculinas os testículos.
II. As tubas uterinas recolhem os óvulos liberados na superfície dos ovários.
III. A vagina se estende desde o clitóris até os ovários.
IV. O períneo é uma estrutura localizada entre o útero e os ovários.
A. I, II e III.
B. II, III e IV
C. I e II.
D. III e IV.
E. I, III e IV.

Leia o excerto a seguir: "Os fatores fisiológicos envolvidos na continência urinária envolvem tanto mecanismos de controle centrais quanto periféricos. Os mecanismos centrais incluem informações processadas no córtex cerebral, tronco, ponte e segmentos torácicos e sacrais da medula espinhal e exercem suas ações através da inervação somática e autonômica para o trato urinário inferior. Os mecanismos periféricos que interferem e colaboram na continência urinária são as estruturas que compõem o trato urinário inferior (bexiga e uretra), bem como a musculatura, fáscias e ligamentos do assoalho pélvico." Fonte: PALMA, P. C. R. Urofisioterapia Aplicações clínicas das técnicas fisioterapêuticas nas disfunções miccionais e do assoalho pélvico. 2. ed. São Paulo: 2014. p. 65.
Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados sobre incontinência urinária, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A apresentação clínica e todo o contexto que envolve o surgimento da incontinência urinária (IU) não podem ser explicados por um único fator ou teoria.
II. Embora muito se progrediu sobre a fisiopatologia da IU, a IU deve ser vista como um problema resultante de uma associação de fatores.
A. As asserções I e II são proposições falsas.
B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o excerto a seguir: "A bexiga é um órgão autônomo constituído de músculo liso, com função de armazenar urina sem esforço, sem dor e sem perda involuntária, além de eliminá-la completa e voluntariamente sem esforço e também sem dor. Ela funciona como um sistema de baixa pressão, que acomoda um crescente volume de urina sem haver elevação de pressão vesical. Concomitantemente, há aumento da resistência à saída de urina. A função de armazenamento é mediada principalmente pelo sistema nervoso simpático." Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 495.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor, qual das estruturas a seguir faz parte dos sistemas urinário e reprodutor, bem como atua no processo de micção e reprodução no organismo masculino?
A. Gônadas.
B. Uretra.
C. Testículos.
D. Bexiga.
E. Pênis.

Leia o trecho a seguir: "O câncer (CA) de mama é uma condição altamente incapacitante e considerada um problema de saúde pública, com estimativa de ocorrência de mais de 20 milhões de casos novos em 2025. É o tipo de CA mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil." Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 385.
Nesse cenário, estratégias educativas bem direcionadas são importantes para o fortalecimento da autonomia e do autocuidado da mulher, para possibilitar o diálogo aberto com a equipe de saúde envolvida nesse processo. Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a intervenção fisioterapêutica pode abranger:
A. companhamento sob cuidados paliativos.
B. hipervalorização do acometimento e do cuidado.
C. ações isoladas de prevenção de CAs.
D. orientação sobre gasto energético.
E. prevenção de incapacidade, posicionamento e cuidado com o membro afetado.

Leia o excerto a seguir: "A urologia lida com doenças e distúrbios do sistema geniturinário masculino, do sistema urinário feminino e das glândulas suprarrenais. Especificamente os rins estão localizados ao longo das bordas dos músculos psoas e adotam, portanto, uma posição oblíqua. A posição do fígado faz o rim direito ser mais baixo que o esquerdo." Fonte: MCANINCH, J.; LUE, T. Urologia Geral de Smith e Tanagho. 18. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 26.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a anatomia e fisiologia urológica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A próstata é um órgão fibromuscular e glandular localizada acima da bexiga.
II. ( ) O epidídimo está em continuidade com a uretra e o pênis.
III. ( ) Posteriormente, a próstata é perfurada pelos duetos ejaculatórios.
IV. ( ) O pênis é formado por dois corpos cavernosos e pelo corpo esponjoso, que contém a uretra.
A. F, F, V, V.
B. F, F, F, V.
C. V, F, V, F.
D. F, F, V, F.
E. F, V, F, V.

Leia o excerto a seguir: "Os acometimentos urinários também resultam em morbidade psicológica e médica, impactando significativamente a qualidade de vida relacionada com a saúde, de modo semelhante a outras condições médicas crônicas, inclusive osteoporose, doença pulmonar obstrutiva crônica e acidente vascular cerebral. A prevalência geral de incontinência urinária feminina é relatada em 38%, aumentando, com a idade, de 20 a 30% durante a vida adulta jovem até quase 50% nas idosas." Fonte: MCANINCH, J.; LUE, T. Urologia Geral de Smith e Tanagho. 18. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 478.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre acometimentos urinários, analise os acometimentos a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Disúria.
2) Enurese.
3) Urgência.
4) Hematúria.
( ) Presença de sangue na urina.
( ) Urinar na cama à noite.
( ) Micção dolorosa.
( ) Desejo súbito e intenso de urinar.
A. 1, 4, 2, 3.
B. 4, 1, 3, 2.
C. 2, 3, 1, 4.
D. 3, 2, 1, 4.
E. 4, 2, 1, 3.

Leia o excerto a seguir: "A cistite é uma síndrome de etiologia desconhecida de origem multifatorial, tratável, porém raramente curável, que provoca sintomas no trato urinário inferior, levando a importante alteração na qualidade de vida dos pacientes. Apresenta-se com início insidioso e caráter progressivo com nte como protagonista no tratamento deste tipo de paciente.
Porque: II. Tem resultados positivos na sintomatologia, por erradicar os fatores musculoesqueléticos externos que perpetuam a dor pélvica A seguir, assinale a alternativa correta:
A. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B. As asserções I e II são proposições falsas.
C. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o excerto a seguir: "O aparecimento dessas alterações musculares (contraturas, encurtamentos, pontos-gatilho e hipertonia muscular), é favorecido pela localização central dos músculos do assoalho pélvico (MAP), que permite a transmissão de forças, e também por sua ação de suporte, papel na atividade sexual e contrações musculares excêntricas (evacuar, urinar ou dar à luz), o que exige uma ação constante dessa musculatura." Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 256-257.
Durante sua avaliação, o fisioterapeuta deve contemplar os aspectos funcionais da condição de saúde da paciente e investigar as alterações de estrutura e função do corpo e como cada alteração causa limitações funcionais e incapacidades. Assim, a partir dessas informações e do conteúdo estudado, que abordagem pode ser utilizada para a reabilitação dos MAPs?
A. liberação miofascial para reorganizar a postura.
B. uso de calor superficial para alongamento da musculatura.
C. facilitação neuromuscular proprioceptiva para relaxamento muscular.
D. uso da crioterapia para alongamento e relaxamento muscular.
E. Uso de TENS em situações de dor, para diminuir/abolir o sintoma.

Leia o excerto a seguir: "Os profissionais da área de urologia [...], obstetrícia e ginecologia devem aprofundar seus conhecimentos sobre a anatomia humana da pelve e associar todas essas informações com fisiologia, biomecânica, ciência do comportamento e aprendizagem, disfunções da pelve e as suas abordagens terapêuticas. O profissional que apresenta o domínio dessas teorias é mais capacitado e persuasivo; por isso, costuma direcionar os pacientes ao toque da sua anatomia e ao conhecimento do próprio corpo, fatores que favorecem melhores resultados clínicos." Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 33.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do conhecimento anatomofisiológico e da atenção fisioterapêutica na saúde da mulher, assinale a alternativa que se refere à estrutura que, se não funcional, pode ocasionar diversos distúrbios em várias etapas da vida e que pode receber atenção especial do fisioterapeuta:
A. Bexiga.
B. Assoalho pélvico.
C. Musculatura esquelética.
D. Útero.
E. Pelve.

Leia o excerto a seguir: "O tratamento cirúrgico da incontinência urinária de esforço genuína é eficaz a longo prazo com 60 a 90% de continência em 5 anos. Uma padronização de critérios de cura rígidos é essencial para que possa haver uma comparação entre os diversos centros e as diversas técnicas que podem ser utilizadas." Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 319.
O excerto acima versa sobre a abordagem cirúrgica no tratamento da incontinência. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, pode-se afirmar que, independentemente de qual abordagem for eleita – conservadora, ou cirúrgica –, o principal objetivo diante de um caso de incontinência urinária é:
A. a melhora da qualidade de vida.
B. a melhora na execução de treino aeróbico.
C. a melhora do sono.
D. a melhora na execução das atividades de vida diária.
E. a melhora do condicionamento físico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: "O sistema genital feminino é dividido em genitália externa e genitália interna. A genitália externa ou vulva pode ser estudada em conjunto com o períneo, constituindo a região vulvoperineal. [...] Esta região, também conhecida como períneo, constitui-se em formato de um losango entre a sínfise púbica e o cóccix." Fonte: REZENDE, J. Obstetrícia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 38.
A leitura do fragmento acima evidencia aspectos anatômicos do sistema genital feminino. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre a anatomia e fisiologia deste importante sistema.
I. As gônadas femininas são os ovários e as masculinas os testículos.
II. As tubas uterinas recolhem os óvulos liberados na superfície dos ovários.
III. A vagina se estende desde o clitóris até os ovários.
IV. O períneo é uma estrutura localizada entre o útero e os ovários.
A. I, II e III.
B. II, III e IV
C. I e II.
D. III e IV.
E. I, III e IV.

Leia o excerto a seguir: "Os fatores fisiológicos envolvidos na continência urinária envolvem tanto mecanismos de controle centrais quanto periféricos. Os mecanismos centrais incluem informações processadas no córtex cerebral, tronco, ponte e segmentos torácicos e sacrais da medula espinhal e exercem suas ações através da inervação somática e autonômica para o trato urinário inferior. Os mecanismos periféricos que interferem e colaboram na continência urinária são as estruturas que compõem o trato urinário inferior (bexiga e uretra), bem como a musculatura, fáscias e ligamentos do assoalho pélvico." Fonte: PALMA, P. C. R. Urofisioterapia Aplicações clínicas das técnicas fisioterapêuticas nas disfunções miccionais e do assoalho pélvico. 2. ed. São Paulo: 2014. p. 65.
Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados sobre incontinência urinária, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A apresentação clínica e todo o contexto que envolve o surgimento da incontinência urinária (IU) não podem ser explicados por um único fator ou teoria.
II. Embora muito se progrediu sobre a fisiopatologia da IU, a IU deve ser vista como um problema resultante de uma associação de fatores.
A. As asserções I e II são proposições falsas.
B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o excerto a seguir: "A bexiga é um órgão autônomo constituído de músculo liso, com função de armazenar urina sem esforço, sem dor e sem perda involuntária, além de eliminá-la completa e voluntariamente sem esforço e também sem dor. Ela funciona como um sistema de baixa pressão, que acomoda um crescente volume de urina sem haver elevação de pressão vesical. Concomitantemente, há aumento da resistência à saída de urina. A função de armazenamento é mediada principalmente pelo sistema nervoso simpático." Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 495.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor, qual das estruturas a seguir faz parte dos sistemas urinário e reprodutor, bem como atua no processo de micção e reprodução no organismo masculino?
A. Gônadas.
B. Uretra.
C. Testículos.
D. Bexiga.
E. Pênis.

Leia o trecho a seguir: "O câncer (CA) de mama é uma condição altamente incapacitante e considerada um problema de saúde pública, com estimativa de ocorrência de mais de 20 milhões de casos novos em 2025. É o tipo de CA mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil." Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 385.
Nesse cenário, estratégias educativas bem direcionadas são importantes para o fortalecimento da autonomia e do autocuidado da mulher, para possibilitar o diálogo aberto com a equipe de saúde envolvida nesse processo. Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a intervenção fisioterapêutica pode abranger:
A. companhamento sob cuidados paliativos.
B. hipervalorização do acometimento e do cuidado.
C. ações isoladas de prevenção de CAs.
D. orientação sobre gasto energético.
E. prevenção de incapacidade, posicionamento e cuidado com o membro afetado.

Leia o excerto a seguir: "A urologia lida com doenças e distúrbios do sistema geniturinário masculino, do sistema urinário feminino e das glândulas suprarrenais. Especificamente os rins estão localizados ao longo das bordas dos músculos psoas e adotam, portanto, uma posição oblíqua. A posição do fígado faz o rim direito ser mais baixo que o esquerdo." Fonte: MCANINCH, J.; LUE, T. Urologia Geral de Smith e Tanagho. 18. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 26.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a anatomia e fisiologia urológica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A próstata é um órgão fibromuscular e glandular localizada acima da bexiga.
II. ( ) O epidídimo está em continuidade com a uretra e o pênis.
III. ( ) Posteriormente, a próstata é perfurada pelos duetos ejaculatórios.
IV. ( ) O pênis é formado por dois corpos cavernosos e pelo corpo esponjoso, que contém a uretra.
A. F, F, V, V.
B. F, F, F, V.
C. V, F, V, F.
D. F, F, V, F.
E. F, V, F, V.

Leia o excerto a seguir: "Os acometimentos urinários também resultam em morbidade psicológica e médica, impactando significativamente a qualidade de vida relacionada com a saúde, de modo semelhante a outras condições médicas crônicas, inclusive osteoporose, doença pulmonar obstrutiva crônica e acidente vascular cerebral. A prevalência geral de incontinência urinária feminina é relatada em 38%, aumentando, com a idade, de 20 a 30% durante a vida adulta jovem até quase 50% nas idosas." Fonte: MCANINCH, J.; LUE, T. Urologia Geral de Smith e Tanagho. 18. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 478.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre acometimentos urinários, analise os acometimentos a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Disúria.
2) Enurese.
3) Urgência.
4) Hematúria.
( ) Presença de sangue na urina.
( ) Urinar na cama à noite.
( ) Micção dolorosa.
( ) Desejo súbito e intenso de urinar.
A. 1, 4, 2, 3.
B. 4, 1, 3, 2.
C. 2, 3, 1, 4.
D. 3, 2, 1, 4.
E. 4, 2, 1, 3.

Leia o excerto a seguir: "A cistite é uma síndrome de etiologia desconhecida de origem multifatorial, tratável, porém raramente curável, que provoca sintomas no trato urinário inferior, levando a importante alteração na qualidade de vida dos pacientes. Apresenta-se com início insidioso e caráter progressivo com nte como protagonista no tratamento deste tipo de paciente.
Porque: II. Tem resultados positivos na sintomatologia, por erradicar os fatores musculoesqueléticos externos que perpetuam a dor pélvica A seguir, assinale a alternativa correta:
A. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B. As asserções I e II são proposições falsas.
C. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o excerto a seguir: "O aparecimento dessas alterações musculares (contraturas, encurtamentos, pontos-gatilho e hipertonia muscular), é favorecido pela localização central dos músculos do assoalho pélvico (MAP), que permite a transmissão de forças, e também por sua ação de suporte, papel na atividade sexual e contrações musculares excêntricas (evacuar, urinar ou dar à luz), o que exige uma ação constante dessa musculatura." Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 256-257.
Durante sua avaliação, o fisioterapeuta deve contemplar os aspectos funcionais da condição de saúde da paciente e investigar as alterações de estrutura e função do corpo e como cada alteração causa limitações funcionais e incapacidades. Assim, a partir dessas informações e do conteúdo estudado, que abordagem pode ser utilizada para a reabilitação dos MAPs?
A. liberação miofascial para reorganizar a postura.
B. uso de calor superficial para alongamento da musculatura.
C. facilitação neuromuscular proprioceptiva para relaxamento muscular.
D. uso da crioterapia para alongamento e relaxamento muscular.
E. Uso de TENS em situações de dor, para diminuir/abolir o sintoma.

Leia o excerto a seguir: "Os profissionais da área de urologia [...], obstetrícia e ginecologia devem aprofundar seus conhecimentos sobre a anatomia humana da pelve e associar todas essas informações com fisiologia, biomecânica, ciência do comportamento e aprendizagem, disfunções da pelve e as suas abordagens terapêuticas. O profissional que apresenta o domínio dessas teorias é mais capacitado e persuasivo; por isso, costuma direcionar os pacientes ao toque da sua anatomia e ao conhecimento do próprio corpo, fatores que favorecem melhores resultados clínicos." Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 33.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do conhecimento anatomofisiológico e da atenção fisioterapêutica na saúde da mulher, assinale a alternativa que se refere à estrutura que, se não funcional, pode ocasionar diversos distúrbios em várias etapas da vida e que pode receber atenção especial do fisioterapeuta:
A. Bexiga.
B. Assoalho pélvico.
C. Musculatura esquelética.
D. Útero.
E. Pelve.

Leia o excerto a seguir: "O tratamento cirúrgico da incontinência urinária de esforço genuína é eficaz a longo prazo com 60 a 90% de continência em 5 anos. Uma padronização de critérios de cura rígidos é essencial para que possa haver uma comparação entre os diversos centros e as diversas técnicas que podem ser utilizadas." Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 319.
O excerto acima versa sobre a abordagem cirúrgica no tratamento da incontinência. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, pode-se afirmar que, independentemente de qual abordagem for eleita – conservadora, ou cirúrgica –, o principal objetivo diante de um caso de incontinência urinária é:
A. a melhora da qualidade de vida.
B. a melhora na execução de treino aeróbico.
C. a melhora do sono.
D. a melhora na execução das atividades de vida diária.
E. a melhora do condicionamento físico.

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
Leia o excerto a seguir: 
“O sistema genital feminino é dividido em genitália externa e genitália interna. A genitália externa 
ou vulva pode ser estudada em conjunto com o períneo, constituindo a região vulvoperineal. [...] 
Esta região, também conhecida como períneo, constitui-se em formato de um losango entre a sínfise 
púbica e o cóccix.” 
Fonte: REZENDE, J. Obstetrícia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 38. 
A leitura do fragmento acima evidencia aspectos anatômicos do sistema genital feminino. Assim, e 
considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre a 
anatomia e fisiologia deste importante sistema. 
I. As gônadas femininas são os ovários e as masculinas os testículos. 
II. As tubas uterinas recolhem os óvulos liberados na superfície dos ovários. 
III. A vagina se estende desde o clitóris até os ovários. 
IV. O períneo é uma estrutura localizada entre o útero e os ovários. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
A. I, II e III. 
B. II, III e IV 
C. I e II. 
D. III e IV. 
E. I, III e IV. 
Pergunta 2 
Leia o excerto a seguir: 
“Os fatores fisiológicos envolvidos na continência urinária envolvem tanto mecanismos de controle 
centrais quanto periféricos. Os mecanismos centrais incluem informações processadas no córtex 
cerebral, tronco, ponte e segmentos torácicos e sacrais da medula espinhal e exercem suas ações 
através da inervação somática e autonômica para o trato urinário inferior. Os mecanismos periféricos 
que interferem e colaboram na continência urinária são as estruturas que compõem o trato urinário 
inferior (bexiga e uretra), bem como a musculatura, fáscias e ligamentos do assoalho pélvico.” 
Fonte: PALMA, P. C. R. Urofisioterapia Aplicações clínicas das técnicas fisioterapêuticas nas 
disfunções miccionais e do assoalho pélvico. 2. ed. São Paulo: 2014. p. 65. 
Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados sobre incontinência urinária, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A apresentação clínica e todo o contexto que envolve o surgimento da incontinência urinária (IU) 
não podem ser explicados por um único fator ou teoria. 
Porque: 
II. Embora muito se progrediu sobre a fisiopatologia da IU, a IU deve ser vista como um problema 
resultante de uma associação de fatores. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
A. As asserções I e II são proposições falsas. 
B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
D. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Pergunta 3 
Leia o excerto a seguir: 
“A bexiga é um órgão autônomo constituído de músculo liso, com função de armazenar urina sem 
esforço, sem dor e sem perda involuntária, além de eliminá-la completa e voluntariamente sem 
esforço e também sem dor. Ela funciona como um sistema de baixa pressão, que acomoda um 
crescente volume de urina sem haver elevação de pressão vesical. Concomitantemente, há aumento 
da resistência à saída de urina. A função de armazenamento é mediada principalmente pelo sistema 
nervoso simpático.” 
Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara 
Koogan, 2018. p. 495. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia e fisiologia do sistema 
reprodutor, qual das estruturas a seguir faz parte dos sistemas urinário e reprodutor, bem como atua 
no processo de micção e reprodução no organismo masculino? 
A. Gônadas. 
B. Uretra. 
C. Testículos. 
D. Bexiga. 
E. Pênis. 
Pergunta 4 
Leia o trecho a seguir: 
“O câncer (CA) de mama é uma condição altamente incapacitante e considerada um problema de 
saúde pública, com estimativa de ocorrência de mais de 20 milhões de casos novos em 2025. É o 
tipo de CA mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil.” 
Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara 
Koogan, 2018. p. 385. 
Nesse cenário, estratégias educativas bem direcionadas são importantes para o fortalecimento da 
autonomia e do autocuidado da mulher, para possibilitar o diálogo aberto com a equipe de saúde 
envolvida nesse processo. Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se 
afirmar que a intervenção fisioterapêutica pode abranger: 
A. companhamento sob cuidados paliativos. 
B. hipervalorização do acometimento e do cuidado. 
C. ações isoladas de prevenção de CAs. 
D. orientação sobre gasto energético. 
E. prevenção de incapacidade, posicionamento e cuidado com o membro afetado. 
Pergunta 5 
Leia o excerto a seguir: 
“A urologia lida com doenças e distúrbios do sistema geniturinário masculino, do sistema urinário 
feminino e das glândulas suprarrenais. Especificamente os rins estão localizados ao longo das bordas 
dos músculos psoas e adotam, portanto, uma posição oblíqua. A posição do fígado faz o rim direito 
ser mais baixo que o esquerdo.” 
Fonte: MCANINCH, J.; LUE, T. Urologia Geral de Smith e Tanagho. 18. ed. Porto Alegre: Artmed, 
2014. p. 26. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a anatomia e fisiologia urológica, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A próstata é um órgão fibromuscular e glandular localizada acima da bexiga. 
II. ( ) O epidídimo está em continuidade com a uretra e o pênis. 
III. ( ) Posteriormente, a próstata é perfurada pelos duetos ejaculatórios. 
IV. ( ) O pênis é formado por dois corpos cavernosos e pelo corpo esponjoso, que contém a uretra. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A. F, F, V, V. 
B. F, F, F, V. 
C. V, F, V, F. 
D. F, F, V, F. 
E. F, V, F, V. 
Pergunta 6 
Leia o excerto a seguir: 
“Os acometimentos urinários também resultam em morbidade psicológica e médica, impactando 
significativamente a qualidade de vida relacionada com a saúde, de modo semelhante a outras 
condições médicas crônicas, inclusive osteoporose, doença pulmonar obstrutiva crônica e acidente 
vascular cerebral. A prevalência geral de incontinência urinária feminina é relatada em 38%, 
aumentando, com a idade, de 20 a 30% durante a vida adulta jovem até quase 50% nas idosas.” 
Fonte: MCANINCH, J.; LUE, T. Urologia Geral de Smith e Tanagho. 18. ed. Porto Alegre: Artmed, 
2014. p. 478. 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre acometimentos 
urinários, analise os acometimentos a seguir e associe-os com suas respectivas características. 
1) Disúria. 
2) Enurese. 
3) Urgência. 
4) Hematúria. 
( ) Presença de sangue na urina. 
( ) Urinar na cama à noite. 
( ) Micção dolorosa. 
( ) Desejo súbito e intenso de urinar. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A. 1, 4, 2, 3. 
B. 4, 1, 3, 2. 
C. 2, 3, 1, 4. 
D. 3, 2, 1, 4. 
E. 4, 2, 1, 3. 
Pergunta 7 
Leia o excerto a seguir: 
“A cistite é uma síndrome de etiologia desconhecida de origem multifatorial, tratável, porém 
raramente curável, que provoca sintomas no trato urinário inferior, levando a importante alteração na 
qualidade de vida dos pacientes. Apresenta-se com início insidioso e caráter progressivo com 
agravamento dos sintomas, que normalmente são episódicos com períodos de agudização e 
remissão.” 
Fonte: PALMA, P. C. R. Urofisioterapia Aplicações clínicas das técnicas fisioterapêuticas nas 
disfunções miccionais e do assoalho pélvico. 2. ed. São Paulo: 2014. p. 461. 
Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados sobre os acometimentos urinários, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I A fisioterapia tem papel importante como protagonista no tratamento deste tipo de paciente.Porque: 
II. Tem resultados positivos na sintomatologia, por erradicar os fatores musculoesqueléticos externos 
que perpetuam a dor pélvica 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
A. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
B. As asserções I e II são proposições falsas. 
C. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
D. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Pergunta 8 
Leia o excerto a seguir: 
“O aparecimento dessas alterações musculares (contraturas, encurtamentos, pontos-gatilho e 
hipertonia muscular), é favorecido pela localização central dos músculos do assoalho pélvico 
(MAP), que permite a transmissão de forças, e também por sua ação de suporte, papel na atividade 
sexual e contrações musculares excêntricas (evacuar, urinar ou dar à luz), o que exige uma ação 
constante dessa musculatura. “ 
Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara 
Koogan, 2018. p. 256-257. 
Durante sua avaliação, o fisioterapeuta deve contemplar os aspectos funcionais da condição de saúde 
da paciente e investigar as alterações de estrutura e função do corpo e como cada alteração causa 
limitações funcionais e incapacidades. Assim, a partir dessas informações e do conteúdo estudado, 
que abordagem pode ser utilizada para a reabilitação dos MAPs? 
A. liberação miofascial para reorganizar a postura. 
B. uso de calor superficial para alongamento da musculatura. 
C. facilitação neuromuscular proprioceptiva para relaxamento muscular. 
D. uso da crioterapia para alongamento e relaxamento muscular. 
E. Uso de TENS em situações de dor, para diminuir/abolir o sintoma. 
Pergunta 9 
Leia o excerto a seguir: 
“Os profissionais da área de urologia [...], obstetrícia e ginecologia devem aprofundar seus 
conhecimentos sobre a anatomia humana da pelve e associar todas essas informações com fisiologia, 
biomecânica, ciência do comportamento e aprendizagem, disfunções da pelve e as suas abordagens 
terapêuticas. O profissional que apresenta o domínio dessas teorias é mais capacitado e persuasivo; 
por isso, costuma direcionar os pacientes ao toque da sua anatomia e ao conhecimento do próprio 
corpo, fatores que favorecem melhores resultados clínicos. “ 
Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara 
Koogan, 2018. p. 33. 
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do conhecimento anatomofisiológico 
e da atenção fisioterapêutica na saúde da mulher, assinale a alternativa que se refere à estrutura que, 
se não funcional, pode ocasionar diversos distúrbios em várias etapas da vida e que pode receber 
atenção especial do fisioterapeuta: 
A. Bexiga. 
B. Assoalho pélvico. 
C. Musculatura esquelética. 
D. Útero. 
E. Pelve. 
Pergunta 10 
Leia o excerto a seguir: 
“O tratamento cirúrgico da incontinência urinária de esforço genuína é eficaz a longo prazo com 60 a 
90% de continência em 5 anos. Uma padronização de critérios de cura rígidos é essencial para que 
possa haver uma comparação entre os diversos centros e as diversas técnicas que podem ser 
utilizadas.” 
Fonte: BARACHO, E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara 
Koogan, 2018. p. 319. 
O excerto acima versa sobre a abordagem cirúrgica no tratamento da incontinência. A partir dessas 
informações e do conteúdo estudado, pode-se afirmar que, independentemente de qual abordagem 
for eleita – conservadora, ou cirúrgica –, o principal objetivo diante de um caso de incontinência 
urinária é: 
A. a melhora da qualidade de vida. 
B. a melhora na execução de treino aeróbico. 
C. a melhora do sono. 
D. a melhora na execução das atividades de vida diária. 
E. a melhora do condicionamento físico.

Mais conteúdos dessa disciplina