Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Referência: BENVENISTE, Émile. Comunicação animal e linguagem humana. In______. Problemas De Linguística Geral I. 3.ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1991,p.60-67.
RESUMO 
Investigar qualquer forma de linguagem animal que se assemelha à humana. Observando as abelhas, apresentam uma forma diferente de comunicar-se, a atenção dos observadores dirigiu-se particularmente para a maneira pela qual as abelhas se comportam quando uma dentre elas descobre uma fonte de alimento. 
O trabalho foi motivado atraves da leitura do capitulo cinco do livro Problemas de Linguistica Geral I, onde observou-se que uma abelha operária colhedora, que após se alimentar e voltar para colméia alguns instantes mais tarde  vê-se chegar ao mesmo lugar um grupo de abelhas entre as quais não se encontra a abelha marcada. Aparentemente, a abelha exploradora indicou às companheiras o lugar de onde veio. Mas de que modo? Este problema fascinou ao Karl von  Flisch (professor de Zoologia na Universidade de Munique).
 A pesquisa de Benveniste baseia-se no método qualitativo, onde Karl van Flisch analizou atraves do metodo observacional, captando os aspectos essenciais da comunicação entre as abelhas.  Analisou, numa colmeia transparente, o comportamento da abelha que volta depois de uma descoberta de alimento, o resultado observado foi o de que a abelha transmite às demais a localização do alimento atraves de uma dança em circulo que anuncia o achado, tambem realiza outra dança, chamada dança do ventre formando movimentos em oitos, indica a distancia e direção. 
A relevância de estudo consiste em especificar com alguma precisão o modo de comunicação empregado numa colônia de insetos, porém as abelhas não possui diálogo na comunicação, se referem apenas a um certo dado especifico, não houve comunicação relativa a unidade linguística. 
Estruturalmente a pesquisa esta dividida em uma base introdutoria, desenvolvimento dos resultados, adiante observamos a metodogia, os resultados contemplados e lacunas. 
  O conjunto dessas observações faz sugerir a diferença essencial entre os processos de comunicação descobertos entre as abelhas e a nossa linguagem, sendo mais apropriado definir que a comunicação empregado pelas abelhas não é uma linguagem e sim em código de sinais. 
Palavras-chave: Linguagem. Comunicação animal. Abelha. Dança.

Mais conteúdos dessa disciplina