Buscar

Aap1 - Fitoterapia

Prévia do material em texto

AAP1 - FITOTERAPIA
1)
Os Fitoterápicos são medicamentos que são obtidos empregando-se, como princípio ativo, exclusivamente derivados de drogas vegetais. Podem ser caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, como também pela constância de sua qualidade. Os medicamentos Fitoterápicos são regulamentados no Brasil como medicamentos convencionais e têm que apresentar critérios similares de qualidade, segurança e eficácia requeridos pela ANVISA para todos os medicamentos. Nos últimos anos pode-se se observar um crescimento no consumo de medicamentos fitoterápicos pela população brasileira. Inúmeros fatores podem explicar o aumento do consumo desses medicamentos, tais como o avanço ocorrido na área cientifica que permitiram assim o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos reconhecidamente seguros e eficazes, como também uma forte pretensão de busca, pela população, por terapias que posam ser menos agressivas e destinadas ao atendimento primário à saúde.
GOUVEIA, Emmanuel Victor de Araújo et al. CONSUMO DE MEDICAMENTOS FITOTERAPICOS EM UMA FACULDADE PARTICULAR DO SERTÃO CENTRAL CEARENSE. Mostra Científica a Farmácia, [S.l.], v. 3, n. 1, jul. 2017. Disponível no link http://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br/index.php/mostracientificafarmacia/article/view/1228/996  acessado em 30/11/2017.
 
Considerando o conteúdo apresentado , avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I- Medicamentos fitoterápicos são obtidos por processos tecnologicamente adequados, empregando-se exclusivamente matérias-primas vegetais, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. 
PORQUE
II- São caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
2)A Farmacopeia Brasileira é o Código Oficial Farmacêutico do país, onde estão estabelecidos os critérios de qualidade dos medicamentos em uso, tanto manipulados quanto industrializados, compondo o conjunto de normas e monografias de farmacoquímicos, estabelecido para o país. Como integrante da Comissão da Farmacopeia Brasileira, o Comitê Técnico Temático de Apoio a Políticas de Plantas Medicinais e Fitoterápicos foi instituído para apoiar a implantação e implementação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, destinada a garantir, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), fitoterápicos segundo a legislação vigente. 
Disponível no link http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/julho/14/Formulario-de-Fitoterapicos-da-Farmacopeia-Brasileira-sem-marca.pdf acesso em 30/11/2017. 
 
Abaixo estão produtos obtidos a partir da planta medicinal:
1-  FITOTERÁPICO INDUSTRIALIZADO
2 - INSUMO FARMACÊUTICO ATIVO VEGETAL
3 - MEDICAMENTO FITOTERÁPICO (MF)
4 - DERIVADO VEGETAL
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos processo dos produtos obtidos a partir da planta medicinal:
Alternativas:
· 4, 2, 1, 3.
3)
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) as plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade. Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colher e como prepará-la. Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico. O processo de industrialização evita contaminações por microorganismos, agrotóxicos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança de uso. Embora a Fitoterapia use a medicina moderna para ajudar a compreender a ação das plantas, deve-se enfatizar que não é a intenção dos Fitoterapeutas isolar e purificar os componentes ativos, para uso clínico. Esta é a premissa da indústria farmacêutica. Muitas das drogas sintéticas usadas hoje são baseados em constituintes de plantas. Desde meados da década de 80 tem havido um ressurgimento no interesse da exploração de substâncias naturais, assim como a descoberta de drogas para novos compostos. Alguns componentes fazem parte do medicamento fitoterápico comercializado.
Fonte: http://portal.anvisa.gov.br Acesso em 30/11/2017
 
Sobre a fitoterapia, analise a tabela a seguir:
 
	COLUNA 1
	COLUNA 2
	(1) ADJUVANTE 
	A - Uma substância de origem natural ou sintética adicionada ao fitoterápico com finalidade de estabelecer as características principais do produto e contribuir para sua forma física, sabor, textura, estabilidade e aparência global . 
	(2) EXCIPIENTES 
	 B - Aditivos alimentares, ou outras substâncias que previnem ou inibem os estragos causados nos alimentos e formulações farmacêuticas por fungos, bactérias, e outros micro-organismos. 
	  (3) CONSERVANTES  
	C -Componente ou um grupo de substâncias químicas (alcaloides, ácidos graxos, flavonoides, entre outros) presentes na matéria-prima vegetal e utilizados como referência para o controle de qualidade tanto da matéria-prima em si como do fitoterápico.
 
	 (4) MARCADOR
	 D - Qualquer substância, diferente do fármaco ou do pró-fármaco, que tem sua segurança avaliada e, a partir de então, pode ser incluída na forma farmacêutica
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Alternativas:
1-A, 2-D, 3-B, 4-C.
4)O metabolismo dos vegetais é definido como o conjunto total das transformações das moléculas orgânicas, catalisadas por enzimas, que ocorre nas células vivas, suprindo o organismo de energia, renovando suas moléculas e garantindo a continuidade do estado organizado, ocorrendo que plantas iguais possam ter metabólitos diferentes. 
SILVA E LIMA - Identificação das classes de metabólitos secundários no extrato etanólico dos frutos e folhas de Eugenia uniflora L. - REGET - V. 20, n. 1, jan.- abr. 2016, p.381-388 – Disponível no link https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/19537/pdf acesso em 03/12/2017
 Dentro desse contexto, analise as colunas a seguir:
 COLUNA 1
(1) Alcaloides
(2) Fenóis
(3) Terpenóides
(4) Taninos
 
COLUNA 2
A - São compostos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um anel benzênico e estão presentes em em medicamentos, fungicidas, bactericidas e desinfetantes.
B - São aminas cíclicas que possuem anéis heterocíclicos contendo nitrogênio e  responsáveis pelo sabor amargo de muitas plantas.
C - São substâncias de origem vegetal e animal e geralmente encontrados em óleos de essências.
D - São  encontrados em sementes, cascas e caules de frutos verdes. Por conta do sabor amargo que provoca, é um grande aliado para proteger plantas e frutos dos animais herbívoros.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
 
Alternativas:
A-2, B-1, C-3, D-4.

Continue navegando