Buscar

ATIVIDADE 4 UROGENITAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 O aparelho reprodutor tem como função básica a perpetuação da espécie, contudo, sua atuação hormonal caracteriza mudanças no corpo do indivíduo, no metabolismo e na dinâmica sistêmica como um todo. É imprescindível o conhecimento dos principais hormônios e suas funções.
Desta forma, assinale a alternativa que traz a localização em que o hormônio Inibina é produzido.
RESPOSTA Pelas células de Sertoli.
2 O trabalho de parto é um momento importante na vida da gestante. Geralmente, em pouco tempo dará à luz, sendo mãe. O feto encaixado, com apresentação cefálica (cabeça voltada para o colo do útero) é a posição ideal para o parto normal.
No momento em que o feto desce ocorre distensão da parede uterina, ativando mecanorreceptores do colo do útero, o que eles promovem?
RESPOSTA Feedback positivo para que as fibras do útero se 
Contraiam
3 A menopausa é uma parte natural do envelhecimento que geralmente ocorre entre 45 e 55 anos de idade. A menopausa pode ocorrer de maneira precoce, antes dos 40 anos de idade. A ausência do ciclo menstrual durante um ano, sem intervenções medicamentosas é o indicador da menopausa. Diversas alterações no corpo da mulher ocorrem nesse momento.
Assinale as afirmativas a seguir, indicando com (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
I. (  ) A diminuição dos níveis de estrógeno provoca diminuição da massa óssea.
II. (  ) A diminuição dos níveis de estrógeno provoca aumento da glândula mamária.
III. (  ) A diminuição dos níveis de estrógeno provoca espessamento do epitélio vaginal.
IV. (  ) A diminuição dos níveis de estrógeno provoca perda das secreções vaginais.
V. (  ) A diminuição dos níveis de estrógeno provoca diminuição do tecido adiposo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
RESPOSTA ) V, F, F, V, F.
4 Na gestação os níveis de hCG aumentam, principalmente no primeiro trimestre, se duplicando a cada 2 dias. Sua dosagem pode ser realizada por exame de urina e de sangue. A ação do hCG é evitar a descamação do endométrio e consequentemente o aborto espontâneo. Todos os sintomas iniciais da gestação são percebidos por conta da ação do hCG.
Assinale a alternativa correta a respeito do local em que esse hormônio é produzido. 
RESPOSTA NA PLACENTA
5 O parênquima mamário se prolifera na gestação, sabendo do enorme trabalho que terá meses pela frente. Ocorre aumento dos ácinos mamários, aumento do depósito de gordura na mama e de sua sensibilidade. Para que essas alterações ocorram é necessário sinalização hormonal.
Em relação a lactação, assinale a alternativa correta.
6 A produção de gametas, denominada gametogênese, ocorre pela ação das gônadas. Os ovários realizam a oogênese, formação de oócitos, enquanto, os testículos promovem a espermogênese, produção dos espermatozoides. Ocorre meiose para reduzir pela metade a quantidade do material genético das células diploides para haploide.
Qual hormônio é responsável pelo crescimento do oócito e das células granulosas do ovário na mulher, e realiza o crescimento das células de Sertoli nos testículos no homem? Resposta Hormônio folículo estimulante
7 O controle ovariano é realizado pelo eixo hipotálamo-hipófise-gonadotrópico, no caso a gônada é o ovário. Métodos contraceptivos orais podem atuar nas alças de retroalimentação (feedback), alterando o controle fisiológico do hipotálamo e hipófise sobre o ovário.
Em se tratando de um contraceptivo oral, podemos afirmar que sua atuação no eixo gonadotrópico é?
8 A testosterona é um hormônio produzido nos testículos e nos ovários, embora em quantidades muito menores. A produção de testosterona começa a aumentar significativamente durante a puberdade e começa a diminuir após os 30 anos. Os níveis de testosterona de um homem também podem afetar seu humor, massa muscular e metabolismo.
Sobre a secreção de testosterona, assinale a alternativa correta. 
· circulante promovem efeito de feedback negativo na adenohipófise.
9 A di-hidrotestosterona (DHT) é um hormônio que estimula o desenvolvimento das características masculinas (um andrógeno). Acredita-se que o aumento da produção de DHT possa ser responsável pelo início da puberdade em meninos, causando o desenvolvimento dos órgãos genitais (pênis, testículos e escroto) e o crescimento dos pelos pubianos e corporais. O DHT é um hormônio produzido a base da conversão de testosterona.
O que é necessário para essa conversão ocorrer? A enzima 5-alfarredutase
10 Menina, 12 anos, é levada ao consultório médico pela sua mãe devido à sua primeira menstruação (menarca). Mãe e filha buscam esclarecimentos sobre o ciclo menstrual da menina. O médico explicou que a menstruação (fase do ciclo uterino) coincide com a fase folicular inicial (fase do ciclo ovariano). Nesta fase, as células do folículo sintetizam estrógenos.
Quais células são essas e como se dá a síntese do estrógeno?

Outros materiais