Buscar

TRABALHO GESTÃO PÚBLICA set tipos de processos licitatórios

Prévia do material em texto

Sete tipos de processos licitatórios no Brasil
Nome: Lays Andressa dos Santos Chagas
Matrícula: 04040893
Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Cada modalidade de licitação possui características específicas e que devem ser observadas de forma criteriosa. As modalidades de licitação definem a forma como o processo de compra de produtos ou contratação de serviços será conduzido pela Administração Pública. Atualmente, existem sete modalidades de licitação presentes na legislação pátria, são elas: Concorrência; Tomada de preços; Concurso; Convite; Leilão; Pregão; Consulta. A lei 8.666 de 21 de junho de 1993, veda a criação de mais modalidades ou a fusão das existentes, não podendo, por exemplo, um órgão público unir o convite e o pregão e formar assim um novo tipo de licitação. Essa lei determina ainda, em seu artigo 23, parágrafo 4º, um grau de complexidade em cada modalidade, colocando a concorrência no topo dessa pirâmide, tanto pelo fato dela ser a mais complexa e, consequentemente, ser possível a celebração de contratos administrativos de qualquer valor. No meio da pirâmide, vem a tomada de preços como uma modalidade de valores intermediários. E por último o convite, como a mais simples de todas elas, podendo realizar contratos de valores reduzidos. 
Concorrência: é a responsável pela compra e venda de imóveis para a administração, além de ser a modalidade para licitações internacionais e para a celebração de contratos administrativos de concessão de serviços públicos.
Tomada de preços: é um tipo de licitação de complexidade mediana. Nela, os interessados são cadastrados anteriormente, para que possam participar do procedimento licitatório.
Convite: é uma espécie de licitação bem peculiar, nela os interessados no ramo de atividade buscado pela administração são convidados pela mesma a participar do procedimento.
Concurso:  é a nossa quarta modalidade, trata-se da busca pela administração por interessados para a realização de trabalhos técnicos, artísticos ou científicos. Nesse caso, poderá ser atribuído ao vencedor um prêmio ou uma remuneração.
Leilão: é utilizada não para comprar bens ou contratar serviços, mas para vender a aqueles que oferecerem o maior lance, igual ou superior ao da avaliação incial.
Pregão: O pregão não está elencado na lei 8666, mas sim na lei 10.520 de 2022. Essa lei, assim como aquela, estabelece normas gerais sobre licitações de modo que poderá ser aplicada tanto pela União, como pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.
Consulta: uma modalidade também não prevista na lei 8666, mas sim na lei geral das telecomunicações - 9.472 de 1997. Trata-se de uma espécie de licitação que busca a compra de bens e prestação de serviços comuns às agências reguladoras

Continue navegando