Buscar

DESAFIO 1 introdução as formulações cosmeticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO
Identificar os componentes no rótulo de um cosmético, sejam eles princípios ativos, excipientes ou possíveis compostos alergênicos, é de extrema relevância para o profissional de estética indicar com segurança o produto aos seus pacientes.
Com base nisso, observe o seguinte rótulo de um cosmético e responda às perguntas abaixo:
1. Os ingredientes estão descritos conforme uma nomenclatura internacional. Que nomenclatura é essa e qual a sua importância?
R. Segundo o Serviço de Inspeção e Regulamentação Química (Chemical Inspection and Regulation Service - CIRS), INCI é a sigla para INTERNACIONAL NOMENCLATURE OF COSMETIC INGREDIENTS, ou seja, Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos. Trata-se de um sistema internacional de codificação para designar os ingredientes utilizados em produtos cosméticos, reconhecido e adotado mundialmente. Ele é importante para padronizar os ingredientes, já que os produtos têm mais de um nome comercial, facilitando a identificação de qualquer ingrediente independentemente do país em que o cosmético esteja sendo comercializado.
2. Identifique os seguintes compostos no rótulo:
Emulsioantes: cetyl alcohol, glyceryl stearate, ceteareth-20
Emolientes: paraffinum liquidum, prunus amygdalus dulcis oil, cyclopentasiloxane , dimethicone
Conservantes: phenoxyethanol,  triclosan
Antioxidante: BHT
Umectantes: propylene glycol, hydroxyethyl urea , Urea, PEG-4
3. Os componentes emulsionantes determinam a forma farmacêutica emulsão. A ureia presente na formulação caracteriza principalmente o produto como um hidratante. Outros componentes também são capazes de promover hidratação, como emolientes e umectantes.

Continue navegando