Buscar

Medicina legal

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Conceito
A Medicina a serviço do Direito, tanto na elaboração quanto na aplicação das leis.
O que se espera: que o futuro advogado adquira a competência de saber solicitar uma perícia, bem como saber interpretar corretamente um laudo pericial.
outra perícia?
rejeitar o laudo?
 em parte ou no todo (artigo 182 do Código de Processo Penal: "O juiz não ficará adstrito ao laudo, podendo rejeitá-lo em parte ou no todo").
A Medicina Legal surgiu juntamente com o Direito como instituição - Tão logo surgiram as penas necessário elucidar as dúvidas.
se encontra um cadáver
seria homicidio?
Morte natural?
Suicidio?
então reaberto e iniciar-se-iam as investigações para se chegar ao homicida.
ainda é consultada.
Como foi dito anteriormente, o período científico da Medicina Legal se caracteriza pela regulamentação das perícias. Na nossa legislação, essa regulamentação se encontra tanto no Código de Processo Penal quanto no de Processo Civil.
Classificação
Medicina Legal Profissional - cuida dos direitos (diceologia) e dos deveres (deontologia) do médico
Medicina Legal Social - perícias relacionadas à área administrativa (aposentadorias, licenças médicas e à área securitária (perícias relacionadas aos seguros em geral)etc.
Medicina Legal Judiciária - 
		1-Antropologia Forense – Antropologia é a ciência que estuda o ser humano tanto no aspecto biológico como no sociocultural. Aqui nos limitaremos ao estudo da identidade, da identificação e da determinação pericial da idade.
		2-Psicopatologia Forense – 
			Psicologia Forense (em que se estudam as funções mentais, a Psicologia da Testemunha e da Confissão
			Psicopatologia Forense, propriamente dita, na qual se estudam os fatores mentais que determinam alteração na responsabilidade penal e na capacidade civil.
		3-Sexologia Forense - estudo da sexualidade humana e as implicações médico-legais das suas aberrações, como os crimes sexuais, abortamento e infanticídio.
		4-Traumatologia Forense - estudo dos agentes lesivos de modo geral, as lesões por eles causadas e as consequências médico-legais destas lesões (bem especificadas no art. 129 do Código Penal).
		5-Asfixiologia - estudo das asfixias em geral (afogamento, estrangulamento, confinamento, soterramento, enforcamento etc.).
		6-Tanatologia Forense - estudo da morte e dos assuntos a ela relacionados que sejam do interesse da Medicina Legal, tais como: o conceito de morte; a morte real e a morte encefálica; o diagnóstico de certeza da morte; causa médica da morte e natureza jurídica da morte; destino dos cadáveres; os fenômenos transforma- tivos.
Importância da Medicina Legal para o Direito
Familiarizár-se com os termos técnicos da área médica, bem como aprender a solicitar uma perícia e a interpretar os laudos periciais.

Continue navegando