Buscar

Direitos Humanos e Cidadania - 40H

Prévia do material em texto

Direitos Humanos e Cidadania - 40H
Apresentação do Curso:
A redemocratização do Brasil coloca os Direitos Humanos (DH) como eixo constitucional do país, para a criação de um novo paradigma de interpretação do Direito, cuja dinâmica é baseada na força normativa da Constituição.
É com a ideia de força normativa que as constituições deixam de ser simples cartas políticas para se tornarem o referencial do império normativo da ordem jurídica, sendo dotadas de efetividade e supremacia. Entretanto, o tema de DH, pela sua relevância, coloca-se como norte a pautar as ações da comunidade internacional que se vê compromissada com sua proteção.
O estudo da temática de Direitos Humanos possibilita compreendermos, de forma crítica, o papel na Constituição desse feixe de direitos e, em especial, reforça a relevância do princípio da dignidade da pessoa humana na construção de uma nova realidade social do país.
Objetivos do Curso:
· Identificar as normas de proteção de DH nos planos interno e internacional;
· Apontar os sistemas internacionais de proteção de DH;
· Analisar o papel do Estado Brasileiro na proteção de DH em face do Sistema Interamericano de DH.
 VIDEOAULAS
Aula 1: A dignidade da pessoa humana e a ordem jurídica
Nesta aula, examinaremos a dignidade da pessoa humana compreendida como o eixo valorativo que justifica a existência do próprio Estado e da ordem jurídica. Em seguida, discutiremos sua problemática conceitual, destacando a dimensão principiológica que serve de suporte para os DH. Analisaremos os aspectos jurídico e constitucional deste princípio, chamando atenção para as consequências hermenêuticas resultantes da adoção da proteção da dignidade do ser humano como vetor de compreensão adequada da norma jurídica. Por fim, apontaremos as dificuldades a serem enfrentadas nas situações de limites da dignidade humana.
Material de Apoio
PPT 1
1/10
Atividades Propostas
1. Acerca da terminologia envolvendo os conceitos de direitos do homem, direitos humanos e direitos fundamentais, é correto afirmar que pela constitucionalização em um determinado Estado são transformados:
Parte superior do formulário
a) Direitos fundamentais em direitos das gentes.
b) Direitos humanos em direitos do homem.
c) Direitos do homem em direitos fundamentais.
d) Direitos fundamentais em direitos do homem.
e) Direitos naturais em direitos do homem.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
2. Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação. Qual das assertivas abaixo melhor define a imprescritibilidade como característica dos Direitos Humanos?
Parte superior do formulário
a) Em razão da imprescritibilidade os Direitos Humanos nascem, modificam-se e desaparecem. Eles apareceram com a revolução burguesa e evoluem, ampliam-se, com o correr dos tempos.
b) Com a imprescritibilidade, os Direitos Humanos tornam-se intransferíveis, inegociáveis, porque não são de conteúdo econômico-patrimonial. Se a ordem constitucional os confere a todos, deles não se pode desfazer, porque são indisponíveis.
c) Em razão da imprescritibilidade, os Direitos Humanos são sempre exercíveis e exercidos, não há intercorrência temporal de não exercício que fundamente a perda da exigibilidade por decurso temporal.
d) Em razão da imprescritibilidade, alguns dos Direitos Humanos podem até não ser exercidos, pode-se deixar de exercê-los, mas não se admite sejam renunciados.
e) Com a imprescritibilidade, os Direitos Humanos tornam-se universais, inegociáveis porque a ordem constitucional os confere a todos os indivíduos.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
3. Tema de particular importância no estudo dos DH está relacionado com a posição hierárquica ocupada pelos tratados internacionais ratificados pelo Brasil em nosso ordenamento jurídico. A Emenda Constitucional n. 45 de 2004 regulou expressamente a incorporação dos tratados internacionais sobre DH. É neste contexto que se pode afirmar que os tratados internacionais sobre DH, na ordem interna brasileira:
Parte superior do formulário
a) Equivalem à emenda constitucional desde que aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.
b) Equivalem sempre à lei ordinária, independentemente da forma de aprovação.
c) Não necessitam de referendo do Congresso Nacional, desde que celebrados pelo Presidente do próprio Congresso Nacional.
d) Assumem sempre o status de norma supralegal.
e) Equivalem sempre à norma metaconstitucional, independentemente da forma de aprovação.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
4. Acerca da incorporação dos tratados internacionais sobre direitos humanos na ordem interna, analise as seguintes afirmativas:
I. Os tratados internacionais sobre DH, na ordem interna, não podem ter status de supralegalidade.
II. Os tratados internacionais sobre DH incorporados à ordem interna brasileira sempre serão considerados como emendas constitucionais, independentemente do modo de sua aprovação pelo Congresso Nacional.
III. Os tratados internacionais sobre DH, na ordem interna, podem equivaler à emenda constitucional, caso sejam aprovados com maioria de três quintos e em dois turnos.
IV. Os direitos previstos nos tratados internacionais sobre DH podem fazer parte do catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro, de acordo com a cláusula de abertura do art. 5º, § 2º, da CRFB/88.
Somente é correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
a) I
b) II e III
c) I, III e IV
d) I e IV
e) III e IV
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
5. Sobre as gerações de direitos fundamentais, é correto afirmar que:
Parte superior do formulário
a) Há uma sucessão no tempo, de maneira que a segunda geração substitui a primeira, e assim sucessivamente. A aplicação da segunda geração substitui com vantagens a aplicação da primeira geração, da mesma forma que a terceira geração substitui a segunda geração de direitos.
b) Há uma relação de complementaridade entre as três gerações, de maneira que nenhuma delas pode ser apontada como mais importante do que a outra. Da mesma forma, uma geração de direitos não substitui a outra, daí a opção da doutrina pela expressão dimensões de direitos no lugar da expressão gerações de direitos.
c) Os direitos de segunda geração surgiram com as revoluções liberais e estabeleceram direitos civis e políticos.
d) Os direitos de primeira geração surgem no início do século XX e correspondem aos direitos difusos e coletivos.
e) Os direitos de terceira geração nascem abraçados ao princípio da livre iniciativa e da livre concorrência.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
6. Analise as afirmativas:
I. As dimensões dos direitos fundamentais são estáveis, não se admitindo o aparecimento de novas gerações com o passar do tempo.
II. A divisão em gerações revela o momento histórico de surgimento de determinado grupo de direitos fundamentais, e não sua importância.
III. Os direitos de primeira geração são geralmente descritos como direitos de defesa ou negativos.
Estão corretas:
Parte superior do formulário
a) I, II e III
b) I e II
c) II e III
d) III
e) I e III
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
7. A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é uma norma de:
Parte superior do formulário
a) Eficácia plena, portanto, de aplicabilidade direta, imediata e integral.
b) Eficácia contida, portanto, de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
c) Eficácia limitada, portanto, de aplicabilidade indireta, mediata, dependendo de integraçãolegislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
d) Eficácia limitada de princípio programático, portanto, de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
e) Eficácia relativa restringível, dependendo sua aplicabilidade de integração legislativa ulterior.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
8. A norma constitucional cuja aplicação não dependa de intervenção legislativa superveniente, gerando seus efeitos nela mesma, é considerada norma de eficácia
Parte superior do formulário
a) Contida
b) Limitada
c) Plena
d) Concorrente
e) Compromissória
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
9. Com relação aos direitos sociais, é correto afirmar que sua efetividade:
Parte superior do formulário
a) Independe da falta de recursos financeiros do Estado.
b) É dificultada pela falta de recursos financeiros do Estado, representada pela reserva do possível fática.
c) É facilitada pelo caráter programático dos direitos sociais que não se submetem à regulamentação superveniente do legislador ordinário.
d) É dificultada pela alta densidade normativa dos direitos sociais que são normas jurídicas fechadas aplicadas mediante subsunção.
e) É facilitada pelo caráter negativo dos direitos sociais que demandam apenas posturas absenteístas de não intervenção do Estado nas relações privadas.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
10. A questão da falta de legitimidade democrática do Poder Judiciário para formular políticas públicas no lugar do legislador democrático, ou seja, o fato de que o Poder Judiciário não é eleito pelo povo, caracteriza o conceito de:
Parte superior do formulário
a) Reserva do possível fática.
b) Reserva do possível jurídica.
c) Reserva do possível flexível.
d) Dificuldade contramajoritária do Poder Judiciário.
e) Dificuldade legislativa.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
11. O conjunto mínimo de direitos fundamentais que devem garantir vida digna para todos recebe a denominação de:
Parte superior do formulário
a) Mínimo existencial.
b) Mínimo normativo-político.
c) Conteúdo inicialmente protegido dos direitos constitucionais.
d) Ativismo judicial.
e) Criação jurisprudencial do direito.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
12. Leia o trecho a seguir, extraído de uma ementa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, in verbis: "A norma constitucional que estabelece o direito à saúde tem natureza programática. As normas programáticas, muito embora não possuam eficácia plena, prestam-se a garantir o mínimo existencial ali previsto. Esse mínimo existencial vem a ser o núcleo de cada direito fundamental. O dever de prestar saúde é uma norma programática, que gera em contrapartida o direito ao seu acesso. Embora esse direito não possa ser exercido de maneira plena, cabendo ao 'Estado' estabelecer suas metas de atendimento ao bem comum, há necessidade de garantir-se o seu núcleo, que é o direito à vida. Não garantindo esse mínimo existencial, pode o Judiciário determinar que o Executivo cumpra com o seu dever, pois a Constituição Federal, nesse ponto, possui densidade normativa suficiente para tanto." A partir da leitura do texto, marque a resposta correta:
Parte superior do formulário
a) O direito à saúde é uma norma de eficácia limitada, pois não tem natureza programática.
b) O direito à saúde é uma norma programática, logo não tem nenhuma eficácia jurídica enquanto não for editada a lei regulamentadora.
c) O núcleo essencial do direito à vida pressupõe um espectro normativo de eficácia plena e positiva, capaz de gerar posições subjetivas de vantagens.
d) O núcleo essencial do direito à vida, muito embora atrelado ao conceito de mínimo existencial, não possui eficácia plena e nem gera direito subjetivo.
e) O direito à saúde é uma norma de eficácia contida, pois é aplicada diretamente, mas o legislador democrático pode restringir o seu alcance.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
13. Com relação aos remédios constitucionais, analise as assertivas a seguir e assinale a resposta correta:
I. O habeas corpus pode ser impetrado sem advogado, por qualquer pessoa, em nome próprio ou alheio.
II. O habeas data será concedido sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
Parte superior do formulário
a) As duas assertivas são falsas.
b) A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
c) Ambas assertivas são verdadeiras.
d) A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
e) As duas assertivas são falsas e a primeira justifica a segunda.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
14. O habeas data será concedido:
Parte superior do formulário
a) Para a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.
b) Para exercer o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos da personalidade.
c) Para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades privadas, independentemente de serem classificadas como entidades de caráter público.
d) Para a obtenção de certidões em repartições públicas necessárias ao exercício de direitos individuais.
e) Para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
15. Acerca do estado democrático de direito excepcional, analise as afirmativas a seguir e assinale a resposta correta:
I. A comoção grave de repercussão nacional é pressuposto de fato para a decretação do estado de sítio pleno.
II. A ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa é pressuposto de fato para a decretação do estado de sítio restrito ou atenuado.
III. A resposta à agressão armada estrangeira é pressuposto de fato para a decretação do estado de sítio pleno.
Parte superior do formulário
a) I e II.
b) II.
c) I, II e III.
d) II e III.
e) I e III.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
16. Com relação ao estado de direito excepcional, assinale a opção correta:
Parte superior do formulário
a) A decretação do estado de sítio deve ser precedida de autorização da maioria relativa do Congresso Nacional.
b) A decretação do estado de sítio deve ser precedida de autorização da maioria absoluta do Congresso Nacional.
c) A decretação do estado de defesa deve ser precedida de autorização da maioria absoluta do Congresso Nacional.
d) A decretação do estado de defesa deve ser precedida de autorização da maioria relativa do Congresso Nacional.
e) Tanto a decretação do estado de defesa quanto a do estado de sítio devem ser precedidas de autorização da maioria relativa do Congresso Nacional.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
17. A respeito da colisão entre direitos fundamentais, é correto afirmar:
Parte superior do formulário
a) Deve-se, primeiramente, buscar soluções conciliatórias entre princípios conflitantes, mediante aplicação do princípio da concordância prática.
b) Deve-se, primeiramente, identificar qual princípio irá prevalecer sobre o outro, mediante aplicação da ponderação excludente.
c) Deve-se, primeiramente, identificar qual dos princípios possui maior hierarquia, para fins de resolução do conflito.
d) Deve-se, primeiramente, identificar qual dos princípios é o mais recente, para fins de resolução do conflito.
e) Deve-se, primeiramente, identificar qual dos princípios tem maior hierarquia in abstracto, para fins de resolução do conflito.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
18. A tríade subprincipial da proporcionalidade é composta pelos seguintes subprincípios:
Parte superior do formulário
a) Adequação, impositividade e proporcionalidadeem sentido estrito.
b) Adequação jurídica, necessidade meio e proporcionalidade em sentido amplo.
c) Adequação meio, necessidade fática e proporcionalidade em sentido amplo.
d) Adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito.
e) Adequação, reserva fática e razoabilidade.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
19. Os elementos nucleares para demarcar a existência de um sistema universal ou global de proteção dos DH de alcance geral encontram alicerce:
Parte superior do formulário
a) Na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e nos pactos internacionais de 1966.
b) Na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, no Estatuto de Roma de 1998, na Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969 e no Pacto de San José da Costa Rica de 1969.
c) Na Convenção para a Prevenção e Repressão ao Crime de Genocídio de 1948, nos pactos internacionais de 1966, no Pacto de San José da Costa Rica de 1969, e na Convenção da Haia sobre o sequestro internacional de crianças de 1980.
d) No Estatuto de Roma de 1998, no Pacto de San José da Costa Rica de 1969, na Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969, e na Carta das Nações Unidas.
e) Na Convenção Internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial de 1965.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!
20. A Organização das Nações Unidas (ONU) vem criando uma estrutura global para proteger os DH com base, especialmente, em sua Carta, declarações não compulsórias, tratados legais compulsórios e outras várias ações voltadas para o desenvolvimento da democracia e dos direitos humanos pelo mundo afora. Qual dos tratados a seguir tem por objeto a tutela de DH, sob os auspícios da ONU?
Parte superior do formulário
a) Convenção Europeia de salvaguarda dos direitos do homem..
b) Tratado de Amsterdam.
c) Convenção Americana de Direitos Humanos.
d) Tratado de Versalhes.
e) Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos.
Parte inferior do formulário
Parabéns, você acertou!

Continue navegando