Buscar

Atividade contextualizada Cuidado Integral À Saúde do Adolescente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada 
Cuidado Integral À Saúde do Adolescente
Clebiane de oliveira correia
Matrícula 01391277
Curso Enfermagem
A adolescência é um período de muitas Mudanças físicas (puberdade), busca pela independência e autonomia, referência do grupo rebeldia em relação aos valores parentais, escolha profissional, mudanças qualitativas, construção do pensamento. Mudanças fisiológicas e emocionais, conflitos externos e internos – Afetivos, configurando -se a personalidade do sujeito, busca de autoafirmação e desenvolvimento da sexualidade. Sendo assim o jovem está vulnerável a muitas violências como:
Violência Autoprovocada/Auto Infligida, violência física e Psicológica.
Violência Autoprovocada e relacionada Automutilação, violência que inclui ideação suicida, automutilação, tentativas de suicídio e suicídio. Ou seja, autoagressões. Esse tipo de violência e muito visto em adolescentes depressivos por traumas familiares. 
Violência física ou violência contra criança ou adolescente, e entendida como uma ação caracterizada pela violência, de maus-tratos físicos ou abuso físico é uma ação intencional, seja com objeto ou com a mão que causam dor e sofrimento, é entendida como uma ação e a criança ou adolescente sai da integridade sua saúde física ou causar sofrimento físico está relacionado ao uso de violência física contra a pessoa.
 Já essa violência ela também e vista em lares, que tem pais que agride seus filhos achando que está corrigindo, enquanto estão trazendo grande dano para vida dos filhos.
 Violência psicológica é comprometida como qualquer conduta ou situação concorrente em que a criança ou adolescente é exposto o que pode comprometer com o seu desenvolvimento psíquico emocional ato de discriminação essa violência é difícil de diagnosticar pois não é na maioria das vezes não tem prova física. Esse tipo agressão e muito comum em Escolas, faculdades e entres outros locais. É uma forma de agressão caracterizada por constrangimentos, ameaças, humilhação, manipulação, chantagem, isolamento, ridicularizarão. 
 Álcool e outras drogas são substâncias que causam mudanças na percepção e na forma de agir de uma pessoa. Essas variações dependem do tipo de substância consumida, da quantidade utilizada, das características pessoais de quem as ingere e até mesmo das expectativas que se têm sobre os seus efeitos.
O reconhecimento de que o consumo de álcool e outras drogas refere-se a um fenômeno com múltiplas causas: como violências físicas, violência psicológica, autoagressões, para esquecer problemas, frustrações ou Insatisfações familiares, um intenso sofrimento psíquico, como depressão, culpa, ansiedade e baixa autoestima etc.
 Uma jovem não começa a usar drogas ou a abusar delas por acaso ou por uma decisão isolada. Cada vez mais pesquisas e estudos mostram que o uso de drogas é fruto de vários fatores. 
Referencias: https://summitsaude.estadao.com.br/desafios-no-brasil/as-causas-e-os-riscos-do-uso-de-drogas-entre-adolescentes/#:~:text=O%20uso%20de%20drogas%20%C3%A9,culpa%2C%20ansiedade%20e%20baixa%20autoestima. 
https://journal48.com/mulheres/violencia-psicologica-o-que-e-como-reconhecer-denunciar-e-buscar-apoio/
https://www.cevs.rs.gov.br/tipologia-da-violencia
https://www.scielosp.org/article/csc/2019.v24n2/487-496/

Continue navegando