Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERÍCIA – Exercícios
1. Sobre o conceito da Perícia é correto afirmar
(x) A perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litigio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente.
( ) A perícia contábil é o conjunto de procedimentos teórico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de dúvida necessários a subsidiar a injusta solução do litigio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente.
( ) A perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litigio ou constatação de fato, mediante decisão pericial contábil, em desconformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente.
( ) A perícia contábil é o conjunto de procedimentos teórico, técnicos e científicos destinados a mudar na instância decisória elementos de prova necessários a decisão a justa do litigio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, que mesmo sem conformidade com as normas jurídicas, sejam justas com a sociedade específica no que for pertinente.
2. Sobre o laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil é correto afirmar
( ) Eles não tem limite, basta que exista fraude;
( ) Eles serão avaliados pelo juiz e o que ele mandar o perito deve fazer; (x) Eles têm por limite o objeto da perícia deferida ou contratada
(	) Eles têm por limite todo processo judicial da perícia deferida ou contratada;
3. Sobre a Perícia contábil assinale V – Verdadeira e F – Falso
( V ) I - A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular em Conselho Regional de Contabilidade.
( V ) II - A perícia judicial é exercida sob a tutela do Poder Judiciário.
(F) III - A perícia extrajudicial é exercida no apenas no âmbito arbitral.
(F) IV - Perícias oficial e estatal são executadas sem o controle de órgãos de Estado;
4. Cite três objetivos da Perícia
Propiciar condições de justiça. Examinar e analisar coisas e fatos, descrevendo se há autenticidade ou não do que foi investigado. Demonstrar, comprovar e verificar de maneira cientifica ou técnica um fato ou coisa. Busca transmitir a real situação de algo, de maneira verdadeira, a alguém, assim como atender aquele que dela se utiliza, o usuário do trabalho pericial, judicial ou extrajudicial -, transmitir uma opinião abalizada sobre o estado verdadeiro do objeto (a matéria), sobre o qual foi instada a se manifestar
5. Comente sobre o Assistente Técnico
Ele tem a função de colaborar com o perito na descoberta e transmissão da verdadeira situação de algum fato ou coisa. Espera-se dele que trabalhe com sinceridade e transparência. Ele está sempre assistindo o perito com documentos, informações e instrumentos necessários para o seu trabalho, para que este o realize da melhor maneira possível.
6. Cite quatro procedimentos da Perícia.
Exame, vistoria, arbitramento e mensuração
· exame é a análise de livros, registros de transações e documentos; 
· vistoria é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial; 
· arbitramento é a determinação de valores, quantidades ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico; 
· mensuração é o ato de qualificação e quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações;
7. Diferencie Laudo de Parecer Pericial Contábil
Laudo contábil é de responsabilidade do perito, profissional habilitado. Nele, o perito contábil relata o que observou e dá as suas conclusões ou avalia, fundamentadamente, o valor de coisas ou direitos. No Parecer pericial, o assistente técnico, responsável pelo parecer, relata a opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade (no caso com base no Laudo Pericial emitido pelo perito contábil), sendo este parecer, impossibilitado de ser assinado por alguém que não seja da área ou leigo. Sendo assim, a diferença está em: no LAUDO PERICIAL o perito do juízo relata o trabalho pericial desenvolvido, e o PARECER PERICIAL é a opinião do(s) assistente(s) técnico(s) a respeito do Laudo Pericial.
8. Qual o limite do laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil?
Eles têm por limite o objeto da perícia deferida ou contratada.
9. Enumere a segunda coluna pela primeira coluna:
(1) Perícia judicial
(2)Pericia extrajudicial 
(3) Perícia arbitral
(4) Perícia oficial e estatal 
(5) Perícia voluntária
(3) Exercida sob o controle da lei de arbitragem e pelos regulamentos das Câmaras de Arbitragem.
(2) Exercida no âmbito arbitral, estatal ou voluntária.
(4) São executadas sob o controle de órgãos de Estado
(5) É contratada, espontaneamente, pelo interessado ou de comum acordo entre as partes.
(1 ) É exercida sob a tutela do Poder Judiciário.
10. Comente sobre a execução do trabalho pericial.
Ao ser intimado para dar início aos trabalhos periciais, o perito nomeado deve comunicar às partes e aos assistentes técnicos: a data e o local de início da produção da prova pericial contábil, exceto se fixados pelo juízo, juízo arbitral ou autoridade administrativa: caso não haja, nos autos, dados suficientes para a localização dos assistentes técnicos, a comunicação deve ser feita aos advogados das partes e, caso estes também não tenham informado endereço nas suas petições, a comunicação deve ser feita diretamente às partes e/ou ao Juízo, juízo arbitral ou autoridade administrativa; assim que formalizada sua contratação, pode o assistente técnico manter contato com o perito, colocando-se à disposição para cooperar do desenvolvimento do trabalho pericial; o perito nomeado deve assegurar aos assistentes técnicos o acesso aos autos e aos elementos de prova arrecadados durante a perícia, indicando local, data e hora para exame deles; os assistentes técnicos têm o dever inalienável de colaborar para a revelação da verdade e comportar-se de acordo com a boa-fé e com a equidade, além de cooperar entre si e com o perito nomeado, para que se obtenha um resultado da perícia em tempo razoável; os assistentes técnicos podem entregar ao perito nomeado cópia do seu parecer prévio, planilhas ou memórias de cálculo, informações e demonstrações que possam esclarecer ou auxiliar o trabalho a ser desenvolvido pelo perito nomeado, assegurado o acesso ao outro assistente
11. Como deve ser a linguagem adotada pelo perito na execução do seu trabalho
A linguagem adotada pelo perito deve ser clara, concisa, evitando o prolixo e a tergiversação, possibilitando aos julgadores e às partes o devido conhecimento da prova técnica e interpretação dos resultados obtidos. As respostas aos quesitos devem ser objetivas, completas e não lacônicas. Os termos técnicos devem ser inseridos no laudo e no parecer, de modo a se obter uma redação que qualifique o trabalho pericial, respeitadas as Normas Brasileiras de Contabilidade.
12. Comente sobre Diligência.
A diligencia se divide em lato sensu, onde, todos os atos adotados pelo perito, inclusive, comunicações às partes e seus assistentes, na busca de documentos, coisas, dados e informações e outros elementos de prova necessários à elaboração do trabalho pericial, e stricto sensu, a qual, o trabalho de campo na busca de elementos necessários que não estejam juntados aos autos.
13. Diferencie Critério de Método na terminologia do trabalho pericial.
Critério é a faculdade que tem o perito de distinguir como proceder em torno dos fatos alegados para decidir as diretrizes e os procedimentos que deve seguirna elaboração do trabalho pericial. Método é um procedimento de análise técnica e/ou científica de valoração dos elementos probantes que instruíram a demanda, predominantemente aceito pelos especialistas da área do conhecimento do qual se originou.
14. Diferencie Apêndices de Anexos.
Apêndices são documentos elaborados pelo perito contábil; e anexos são documentos entregues a estes pelas partes e por terceiros, com o intuito de complementar a argumentação ou elementos de prova.
15. O que deve ser considerado na conclusão do trabalho pericial.
A omissão de fatos: o perito nomeado não pode omitir nenhum fato relevante encontrado no decorrer de suas pesquisas ou diligências, mesmo que não tenha sido objeto de quesitação e desde que esteja relacionado ao objeto da perícia; A conclusão com quantificação de valores é viável em casos de: apuração de haveres; liquidação de sentença, inclusive em processos trabalhistas; resolução de sociedade; Pode ocorrer que, na conclusão, seja necessária a apresentação de alternativas, condicionada às teses apresentadas pelas partes, casos em que cada uma apresenta uma versão para a causa. O perito pode apresentar as alternativas condicionadas às teses apresentadas, devendo, necessariamente, ser identificados os critérios técnicos que lhes deem respaldo; A conclusão pode ainda reportar-se às respostas apresentadas nos quesitos; A conclusão pode ser, simplesmente, elucidativa quanto ao objeto da perícia, não envolvendo, necessariamente, quantificação de valores.
16. Comente sobre a Estrutura do Laudo Pericial.
O laudo deve conter, no mínimo, os seguintes itens: A identificação do processo ou do procedimento, das partes, dos procuradores e dos assistentes técnicos; A síntese do objeto da perícia; O resumo dos autos; A análise técnica e/ou científica realizada pelo perito; O método científico adotado para os trabalhos periciais, demonstrando as fontes doutrinárias deste e suas etapas; O relato das diligências realizadas; A transcrição dos quesitos e suas respectivas respostas conclusivas para o laudo pericial contábil; A conclusão; O termo de encerramento, constando a relação de anexos e apêndices; A assinatura do perito: deve constar sua categoria profissional de contador, seu número de registro em Conselho Regional de Contabilidade e, se houver, o número de inscrição no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), e sua função: se laudo, perito nomeado e se parecer, assistente técnico da parte. É permitida a utilização da certificação digital, em consonância com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras - ICP-Brasil; para elaboração de parecer, aplicam-se o disposto nas alíneas acima, no que couber.
17. Quando o Parecer ou Laudo pericial é emitido por um profissional que não é o contador, dizemos que foi emitido por um: 
leigo ou profissional não habilitado
18. Como se dão os esclarecimentos sobre laudo e parecer pericial contábil?
Havendo determinação de esclarecimentos sobre o laudo ou parecer sem a realização de audiência, o perito deve fazer, por escrito, observando em suas respostas os mesmos procedimentos adotados quando da feitura do esclarecimento em audiência, no que for aplicável. λ Quesitos suplementares/complementares formulados sob a forma de esclarecimentos devem ser submetidos à autoridade julgadora.
19. Quem autoriza os quesitos suplementares/complementares?
A autoridade julgadora.
20. Comente sobre a conclusão dos trabalhos.
O perito faz uma síntese da conclusão a que chegou a perícia, emitir sua opinião técnica de forma simples e também com objetividade, ou seja, uma exposição formal de estar encerrando o trabalho pericial contábil, entretanto, admitir possíveis complementações ou esclarecimentos que se fizerem necessários, e ainda com o número de páginas do Laudo, de anexos, local, data, nome e assinatura, nº do CRC, e-mail, telefone e função no processo (perito do juízo).

Mais conteúdos dessa disciplina