Buscar

Final relatório 1

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 02
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E GENÉTICA
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Laiza Manuelli Cordovil Amorim 
	MATRÍCULA: 47015091
	CURSO: Nutrição 
	POLO: Curuçá/ Pará 
 
				TEMA DE AULA: TECIDO CARTILAGINOSO E CONJUNTIVO 
RELATÓRIO:
1. Decorrer sobre os diferentes os tipos de tecido conjuntivo observados de acordo com as características morfológicas e funcionais de seus componentes.
Tecido Frouxo: As fibras da matriz extracelular frouxamente dispostas, que confere esse tecido uma maior flexibilidade, as suas funções podem destacar a ligação do 
epitélio do tecido e preenchendo espaços entre órgão e tecido.
Tecido Mucoso: O tecido mucoso tem por sua composição basicamente fibroblastos, de consistência gelatinosa graças a predominância do ácido hialurônico com poucas fibras, é o principal componente do cordão umbilical e assim mantendo a nutrição das células.
Tecido Senso: É bem parecido com o tecido frouxo, possui uma grande quantidade de fibras, e colágeno em menor quantidade e tem menos células.
Tecido Mieloide: Responsável por produzir precursores de células sanguíneas, está localizada na medula óssea.
Tecido Adiposo: É representado por células adiposas uma de suas funções pode estar absorção e armazenamento de gordura.
Tecido Linfoide: É conhecido também como tecido linfático, tem grande quantidade de fibras reticulares, permitindo a circulação de fluidos e células pelo espaço, possuindo células de defesa linfócitos e plasmócitos.
Propriamente Dito: Sustenta os tecidos sendo um tecido de ligação, tem três fibras proteicas sendo: colágeno, elástico e reticulares e a sua formação pelo polissacarídeo.
Tecido Ósseo: Uma de suas várias funções e a sustentação, movimentação do corpo e armazenamento de íons, constituído por células denominadas de osteoblastos.
Tecido Cartilaginoso: É um tecido conjuntivo de forma especializada que tem uma consistência dura, sua função é da suporte de tecidos moles e é essencial para a formação óssea.
				TEMA DE AULA: TECIDO MUSCULAR 
	
RELATÓRIO:
1. Decorrer sobre as diferenças entre os tecidos musculares observados de acordo com as características morfológicas e funcionais dos seus componentes.
Os tipos de tecidos musculares: 
Cardíaco: O músculo cardíaco é encontrado no coração, músculos do coração tem voluntários contrações, suas células são compostas por único núcleo chamado de células monocleadas.
Esqueléticos: Sendo responsável por contração voluntária do organismo esse tecido é responsável pela locomoção , apresentam células cilíndricas muito longas e multinucleadas.
Liso: Não possui estriações, diferente dos demais células longas com núcleo Central formatos fusiforme e assim suas extremidades são mais estreitas que seu centro, pode ser encontrado na parede de vários órgãos como: esôfago, artéria e bexiga 
			TEMA DE AULA: TECIDO ÓSSEO
RELATÓRIO:
1. Desenhe a lâmina correspondente ao tecido ósseo (osso por desgaste) e identifique os componentes do tecido ósseo: canalículas, osteoplastos, canais de Havers e canais de Volkman.
Canal de Volkman 
Canal de Havers 
Canalículas 
Sistema de Havers 
Osteócitos

Continue navegando

Outros materiais