Buscar

OK Motores universais

Prévia do material em texto

Motores universais
Os motores universais trabalham com corrente direta ou tensões de corrente alternadas. Tal motor, chamado universal, é usado em serra elétrica, broca, utensílios de cozinha, ventiladores, sopradores, liquidificadores e outras aplicações onde a alta velocidade é necessária com cargas fracas ou pequenas forças. Estes motores para corrente alternada e direta, incluindo os universais são distinguidos por seu interruptor sinuoso e escovas. Os componentes deste motor são: Os campos (estator), a massa (rotor), os pincéis (os excitadores) e as tampas laterais do motor). O circuito elétrico é muito simples, tem apenas uma via para a passagem da corrente, pois o circuito está conectado em série. Seu potencial é maior por ter maior flexibilidade na superação da inércia quando está em repouso, ou seja, tem um excelente torque de partida, mas tem uma dificuldade, ou seja, não é construído para uso contínuo ou permanente.
Outra dificuldade dos motores universais são as emissões eletromagnéticas. As faíscas do coletor (sizzles) juntamente com seu próprio campo magnético geram interferência ou ruído no espaço de rádio. Isso pode ser reduzido por meio dos capacitores de passo, de 0,001 μF para 0,01 μF, conectados dos pincéis à carcaça do motor e conectando-os ao aterramento. Estes motores têm a vantagem de atingir altas velocidades, mas com pouca força. Há também motores de corrente alternando trifásicos operando a 380 V e outras tensões.
RECURSO UNIVERSAL DE VELOCIDADE DE TORQUE DO MOTOR
A Figura 1 mostra uma típica velocidade de torque característica de um motor universal. Este recurso difere do recurso de velocidade de torque da mesma máquina operacional conectada a uma fonte DC pelas seguintes 2 razões:
 Enrolamentos induzidos e de campo têm uma reação bastante grande a 50 ou 60 Hz. Uma parte significativa da tensão de entrada cai através dessas reações; portanto, o EA é menor para uma determinada tensão de entrada durante a operação DC do que durante a operação DC. Desde EA = kØ , para uma determinada corrente induzida e torque induzido, o motor é mais lento em corrente alternada do que em corrente direta.
 Além disso, a tensão máxima de um sistema é vezes seu valor rms, de modo que a saturação magnética poderia ocorrer perto da corrente máxima da máquina. Esta saturação poderia reduzir significativamente o fluxo de rms do motor para um determinado nível atual e tende a reduzir o torque induzido da máquina.
APLICAÇÕES DA UNIVERSAL MOTORS
O motor universal tem a característica descida da velocidade do torque, fortemente íngreme de um motor série DC, de modo que não é adequado para aplicações de velocidade constante. No entanto, por ser compacto e dar mais torque por ampere do que qualquer outro motor de fase única, ele é usado em aplicações onde o peso leve e o alto torque são necessários.
Aplicações típicas deste motor são aspiradores elétricos, brocas e ferramentas manuais similares, bem como utensílios de cozinha.
CONSTRUÇÃO DE MOTORES UNIVERSAIS
As principais partes do motor universal com enrolamento indutor concentrado são:
 A carcaça
 O Stator
 Os induzidos.
 Os escudos.
A carcaça é geralmente feita de aço laminado, alumínio ou aço fundido com dimensões adequadas para manter as folhas do estator firmes. Os postes são geralmente fixados na carcaça com parafusos. Muitas vezes a carcaça de uma peça é construída, com os suportes ou pés do motor.
O estator ou indutor, que é representado juntamente com outras partes componentes, consiste em um pacote de folhas devidamente moldadas, fortemente pressionadas e fixadas por rebites ou parafusos.
O induzido é semelhante ao de um pequeno motor de corrente direta. Consiste em um pacote de folhas que forma um núcleo compacto com ranhuras normais ou oblíquas e um coletor ao qual os terminais sinuosos induzidos estão conectados. Tanto o núcleo da folha quanto o coletor estão solidamente sentados no eixo.
Os escudos, como em todos os motores, são montados nas laterais dianteiras da carcaça e protegidos com parafusos. Nos escudos estão alojados os rolamentos, que podem ser deslizamentos ou bolas, sobre os quais repousam as extremidades do eixo. Em muitos motores universais apenas um escudo pode ser desmontado, já que o outro é fundido com a carcaça. Os suportes de escova são geralmente anexados ao escudo dianteiro por parafusos.
DETECÇÃO, LOCALIZAÇÃO E REPARO DE AVARIAS EM MOTORES UNIVERSAIS
• Testes: Tanto o indutor quanto o enrolamento induzido devem ser cuidadosamente verificados antes e depois da montagem. O enrolamento do indutor deve ser verificado para contatos em massa, curtos-circuitos, interrupções e reversões de polaridade. Não se esqueça que antes de rebobinar um induzido deve verificar o coletor para possíveis delgas de curto-circuito ou contatos em massa. • Reparo: As avarias que podem ocorrer em motores universais são as mesmas que ocorrem
naqueles de motores contínuos. Os mais comuns estão listados abaixo:
 Se ocorrerem faíscas abundantes em operação, as causas podem ser: ◗ Terminais de bobina conectados a delgas que não correspondem.
 Postes indutores com curto-circuito. • Interrupção nas bobinas dos induzidos. • Curto-circuito nas bobinas dos induzidos. Terminais de bobina invertidas. Rolamentos desgastados.
 Folhas de mica salientes. Direção invertida de rotação.
 Se o motor ficar superaquecido, pode ser devido a: ◗ Rolamentos desgastados.
• Falta de lubrificação nos rolamentos. Bobinas com curto-circuitos.
 Sobrecarga.
• Induzir enrolamentos com curtos-circuitos. • Escovas extraviadas.
Se o motor emite fumaça, as causas podem ser: ◗ Induzido com curtos-circuitos.
 Rolamentos desgastados.
• Induzir enrolamentos com curtos-circuitos.
 Tensão inadequada.
 Sobrecarga.
 Se o torque for fraco, pode ser devido a: ◗ Bobinas com curtos-circuitos.
• Induzir enrolamentos com curtos-circuitos. • Escovas extraviadas.

Continue navegando