Buscar

APG - PARASITAS

Prévia do material em texto

Dyana Cruz – P3 FCM
APG- PARASITAS RESPIRATORIOS
1) Estudar os principais parasitas migratórios;
Ascaridíase (áscaris lumbricoides): baixa carga de vermes e é assintomático, a doença se origina da migração de larvas nos pulmões ou efeitos dos vermes no intestino; os vermes adultos vivem no lúmen no intestino. 
Estrongiloidíase (strongyloides stercoralis): são nematoides que vivem no solo e infectam os humanos pela pele, são assintomáticos, produzem quadro de enterite que chegam a ser graves principalmente em casos de imunodeprimidos.
Ancilostomose ( ancylostoma duodenale e necator americanos): desenvolve-se a partir da carga massiva de vermes e anemia, responsáveis pela maioria de infecção humana.
Síndrome do loffler: a pneumonite eosinofilica é um grupo de doenças pulmonares em que os eosinófilos aparecem em maior número nos pulmões e na corrente sanguínea, pode não causar ou causar sintomas respiratórios leves. Causado comumente por áscaris lumbricoides, os achados da pneumonia eosinofila são infiltração alveolar e interscitial eosinofila de causa desconhecida e as alterações pulmonares causadas pelo ciclo pulmonar é que as larvas rompem os capilares pulmonares dos alvéolos provocando hemorragia e infiltração pulmonar. 
2) Entender a relação entre possuir vermes e a imunossupressão;
3) Compreender a migração dos parasitas até o pulmão (ciclo no sistema respiratório)
Ascaridíase: A fêmea coloca os ovos no lúmen, que se torna infeccioso depois de 2-3 semanas de maturação, eles são engolidos pelos vermes adultos e liberam a larvas que invadem a mucosa e migram por meio da circulação até os pulmões que penetram nos alvéolos e ascendem pela árvore brônquica.
Estrongiloidíase: no ciclo de vida livre, as larvas rabditoides são eliminadas nas fezes do hospedeiro e se desenvolvem em filarioides, que penetram na pele humana. Após a penetração, elas migram para o pulmão através da corrente sanguínea, onde são tossidas e engolidas e vão para o intestino delgado onde continua o ciclo.
Ancilostomose: os ovos são eliminados nas fezes, no solo as larvas são rabditoides, mas eclodem e viram filarioides. 
No humanos elas penetram na pele pelos vasos sanguíneos, passa para o coração e depois pulmão, elas penetram os alvéolos e sobem para arvore brônquica até a faringe e são deglutidas, atingem o jejuno e segue para o sistema digestório.
4) Discutir as manifestações clínicas dos parasitas no sistema respiratório;
Tosse seca, dispneia, sibilos pulmonares desconfortantes, desconforto retroesternal febre baixa
5) Descrever o diagnóstico desses parasitas.
Radiografias torácicas e exames de sangue para encontrar níveis elevados de eosinófilos no sangue.

Continue navegando