Buscar

p1 cultura dos paises de lingua espanhola 09-2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A formação cultural de um país perpassa por um percurso muito complexo, visto que cada lugar apresenta as suas características e passaram por diferentes processos. Sobre a formação cultural de países que têm a língua espanhola como oficial, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os astecas tinham um grande conhecimento em arquitetura e seus sistemas de escrita e matemáticos eram um dos mais sofisticados.
B
O reino Inca foi grandioso em extensão territorial, indo da Cordilheira do Andes no oeste argentino ao Equador, sendo Cusco a capital deste império.
C
A Espanha é um país muito importante na história do mundo, visto que foi um país colonizador. Esta nação era uma monarquia e atualmente ocupa o quinto lugar de principal economia europeia.
D
Os povos Astecas, Incas e Maias pouco deixaram de resquícios na língua, apenas em heranças culturais e costumes foram passados para as gerações seguintes.
2Ao se tratar de cultura, há uma série de termos, ainda bastante controversos entre os estudiosos, que ajudam a entender como esse campo atua e se modifica ao longo dos tempos e das dinâmicas sociais. Um desses termos designa um fenômeno que estabelece a coexistência de várias culturas em um mesmo espaço territorial e nacional. Tal processo tornou-se muito comum na atualidade, em virtude dos avanços tecnológicos, do desenvolvimento das comunicações e da interligação de diferentes partes do mundo, já que, hoje, todas as sociedades podem receber informação sobre outras. Uma de suas principais características é a de combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural. Ele também admite a existência de todas as culturas e não rejeita nenhuma, pois nesse aspecto todas elas podem contribuir da mesma maneira na geração de uma nova expressão cultural. A definição e as características apresentadas dizem respeito a qual fenômeno?
A
Transculturação.
B
Multiculturalismo.
C
Aculturação.
D
Identidade cultural.
3Estudar a cultura passou a ser um componente importante no ensino de língua estrangeira e apresenta objetivos e métodos próprios. Como é uma atividade pedagógica, deve considerar os processos de ensino-aprendizagem e uma metodologia que leve em conta os objetivos educacionais e os conceitos de cultura. Sobre o trabalho com os aspectos culturais nas aulas de língua espanhola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nas aulas de língua estrangeira é importante também trabalhar com as variações linguísticas, pois ela são reflexos de grupos sociais e culturais distintos. ( ) Nas aulas de língua estrangeira, o mais importante é destacar a variante padrão da língua, priorizando a cultura do país em que a língua teve origem. ( ) No caso específico da língua espanhola, é importante evitar as comparações entre esta e a língua portuguesa, principalmente no que se refere a seus aspectos históricos e culturais. ( ) Explorar os aspectos culturais nas aulas de língua estrangeira possibilita a formação da criticidade, da ética e da cidadania, entre outros aspectos importantes para a formação do sujeito. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - F - V.
D
F - F - V - F.
4A cultura de um povo, de uma região pode se manifestar das mais diferentes maneiras, seja através de costumes, de crenças, da culinária, das artes, da língua, entre outros. Com base na cultura espanhola, analise as sentenças a seguir: I- Os frutos do mar são a base principal da alimentação dos espanhóis. II- A obra espanhola Don Quijote de la Mancha é o livro mais traduzido do mundo. III- El día de los Reyes Magos é a data mais celebrada e importante que o Natal na Espanha. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças I e II estão corretas.
5A Espanha é uma nação muito importante para a história do mundo e dos países que têm a língua espanhola como oficial, pois como um país colonizador, levou o idioma para diferentes partes mundo. Sobre a Espanha e sua formação histórica, assinale a alternativa CORRETA:
A
A Espanha é um país que teve sua origem na junção de diferentes reinos medievais, sendo eles: Reino de Castilla y Léon, Castilla y La Mancha.
B
O reino de La Mancha foi o ponto de origem da língua espanhola. Na época a língua era chamada de Castelhano e hoje em dia a conhecemos como Língua Espanhola.
C
A navegação realizada por Cristóvão Colombo em busca das Índias, mas que resultou na chegada à América, não foi apoiada pela coroa espanhola.
D
Os árabes dominaram por um tempo a região da Espanha, mas nenhum vestígio deles foi deixado para trás. Tudo que representava a cultura árabe foi destruído quando foram expulsos da península.
6Ao iniciar uma discussão sobre os conceitos de cultura, Canedo (2009, p. 1) afirma que "Definir o que é cultura não é uma tarefa simples. A cultura evoca interesses multidisciplinares, sendo estudada em áreas como sociologia, antropologia, história, comunicação, administração, economia, entre outras. Em cada uma dessas áreas, é trabalhada a partir de distintos enfoques e usos. Tal realidade concerne ao próprio caráter transversal da cultura, que perpassa diferentes campos da vida cotidiana". Comumente, ouvimos falar em "cultura política", "cultura empresarial", "cultura agrícola", "cultura de células". Ao que se conclui que, ao nos referirmos ao termo, cabe ponderar que existem distintos conceitos de cultura. Com base nos conceitos de cultura e o que eles significam, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A cultura representa o patrimônio social de um grupo e o comportamento advindo da aprendizagem social. PORQUE II- Compreende conhecimentos, arte, crenças, moral, leis, costumes, hábitos e tudo que o ser humano adquire ou constrói como membro de uma sociedade. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: CANEDO, D. "Cultura é o quê?" - reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. 2009. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19353.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma explicação da I.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma explicação da I.
C
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
7A definição do termo "cultura" é muito complexa, pois depende de muitas variantes e muitos autores priorizam diferentes pontos desta definição. Além disto, também há muitas formas de classificar a "cultura", podem ser elas: a popular, a de massa, a erudita, entre outras. De acordo com as outras classificações de cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A cultura material são elementos físicos de uma cultura, os artefatos, a arquitetura, a fauna, a flora, ou qualquer outro elemento físico que componha uma cultura. ( ) A subcultura conta com os elementos compartilhados por todos dentro de uma cultura em busca da identidade do grupo social no qual ela representa. ( ) A identidade cultural conta com os elementos compartilhados por todos dentro de uma cultura em busca da identidade do grupo social no qual ela representa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F.
B
V - V - F.
C
V - F - V.
D
F - F - V.
8Quando os espanhóis tomaram posse de boa parte do território americano, impuseram sua língua e seus costumes. No entanto, como a história já mostrou várias vezes, esse processo foi uma via de mão dupla, pois a língua e os costumes dos que já habitavam as terras americanas também influenciaram os "estrangeiros". Levando-se em consideração a formação cultural dos países hispano-americanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os Maias, resultado da junção de vários povos nômades da América Central, como os Acolhua e os Mexicas, se estabeleceram onde surgiu a Cidade do México. A região pantanosaobrigou essa civilização a encontrar soluções, como aquedutos e sistemas de irrigação, para criar sua cidade. ( ) A lenda de que o lugar de fixação desse povo deveria ser onde uma águia comia uma serpente em um nopal, cactos comum na região, é atribuída aos Incas, civilização que contribuiu muito para o desenvolvimento da cultura peruana. ( ) Os Incas foram uma civilização que ocupou, em seu auge, um vasto território, compreendido entre a Cordilheira dos Andes, o oeste da Argentina e o Equador. Baseou sua economia na agricultura, destacando-se nesse campo a construção de terraços e os sistemas de irrigação. ( ) Houve uma significativa contribuição cultural de alemães e italianos para a constituição cultural dos povos hispano-americanos, uma vez que, buscando melhores condições de vida, deslocaram-se de suas terras natais para trabalhar nos países americanos no final do século XIX e início do século XX. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
V - F - V - F.
C
F - V - V - F.
D
F - F - V - V.
9Há termos e processos culturais que compõem as culturas, por exemplo a identidade cultural, a pluralidade cultural e a diversidade cultural. Todos estes, estão relacionados à cultura, mas cada um atua e é conceituado de uma determinada maneira. De acordo com esses processos culturais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Pluralidade cultural se caracteriza pela diferença de aspectos culturais de um país ou de uma região. É o que diferencia os povos, pois marca as características de cada um. ( ) A diversidade cultural busca conhecer, saber valorizar e respeitar as diferentes culturas, etnias e grupos sociais que atuam em um mesmo espaço. ( ) A identidade cultural é a maneira como cada um vê o mundo e como cada um se posiciona com relação a ele. Cada pessoa dentro de uma mesma cultura pode ter essas percepções de formas distintas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F.
B
F - F - V.
C
V - F - V.
D
V - V - F.
10A américa conta com 19 países com o espanhol como idioma oficial, na Europa há a Espanha e na África a Guiné Equatorial. Sobre os países hispano-americanos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Porto Rico é um dos países da América Central com duas línguas oficiais, o inglês e o espanhol. Esse país tem sua economia voltada exclusivamente para o turismo.
B
Guiné equatorial é um dos países mais ricos da África. Por ter sido colonizada pela Espanha, a coroa espanhola investiu no desenvolvimento agrícola e pesqueiro da região.
C
Guiné Equatorial foi colonizada pelos espanhóis, entretanto a única influência que pode ser vista hoje em dia no país é o idioma oficial, que é o espanhol.
D
No Equador, a maioria de seus habitantes tem descendência indígena e o país tem como base da economia a agricultura e principalmente o cultivo de milho e banana.

Outros materiais