Buscar

Criminalidade, Sociedade e Violência (Prova N2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Criminalidade, Sociedade, Violência e Controle Social ( Prova N2)
1 - Bauman (2000) entende que, no contexto da modernidade líquida, o termo “líquido” ocorre pelo fato de que essa mesma modernidade passou de um estado sólido e pesado para um mais leve e fluído. Não se pode mais controlar a velocidade do movimento de pessoas, economias, imagens, informações e riscos.
Para Beck (1986), a sociedade humana deve ser estudada conforme a produção e distribuição dos riscos mencionados, que podem ser políticos, econômicos, naturais, etc.
Fonte: BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. 1 ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2000 [biblioteca virtual];
BECK, Ulrich. Sociedade de risco. Trad. Sebastião Nascimento. Rio de Janeiro: Editora 34, 1986.
Em relação à produção de riscos, é correto afirmar: 
R: Riscos (sejam sociais, políticos, econômicos ou naturais) tendem a escapar instituições.
2 - A Escola Clássica parte de uma ideia de que o indivíduo é livre e racional, capaz de mensurar seus atos. Contudo, a Escola Positivista, principalmente na fase antropológica de Cesare Lombroso, propunha a existência de um criminoso nato, um indivíduo degenerado que era naturalmente propenso à pratica de delitos. Lombroso embasava muitas de duas ideias nos estudos de disciplinas como Medicina e Psicanálise, fazendo, inclusive, uso dos estudos sobre partes específicas do corpo dos condenados, como crânios e tórax (PENTEADO FILHO, 2016)
PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. Manual Esquemático de Criminologia. 6 ed., São Paulo: Saraiva, 2016, p. 33 [biblioteca virtual].
A partir das informações dadas, assinale como Verdadeiro ou Falso as características da escola de pensamento mencionada:
(....) A ideia de que o crime é um ente jurídico.
(....) O direito penal como obra humana e não derivado de um “direito natural”.
(....) O delito como fenômeno natural.
(....) A utilização do método indutivo experimental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
R: F, V, V, V;
3 - Sobre Hegel:
“[...] Georg Wilhem Friedrich Hegel (1770- 1831), que, por sua originalidade filosófica, inaugurou uma nova forma de pensar a relação entre sociedade e Estado. Pode-se considerar que, com Hegel, tem início o período contemporâneo da história do pensamento filosófico e toda sua influência no pensamento político ocidental. Hegel é um marco definitivo. Pela sua ambição intelectual, por seus vastos conhecimentos e por seus esforços permanentes em elaborar uma síntese filosófica, passa à posteridade como uma referência fundamental na Filosofia Política.”.
TROTTA, W. O Pensamento político de Hegel à luz de sua filosofia do direito. IN: Rev. Sociologia Política. Curitiba, v. 17, n. 32, p. 9-31, fev. 2009.
Sabe-se que Hegel foi um dos expoentes das teorias absolutas dos fins das penas, assinale as alternativas que coadunam com seu pensamento.
I. A pena decorre de uma exigência de cumprimento de justiça, trata-se de uma compensação.
II. A pena é negação do delito que, por sua vez, é a negação do direito.
III. A realidade do direito deve residir em sua necessidade ao reconciliar-se consigo mesma mediante a supressão da violação.
IV. A pena tem o condão de coagir psicologicamente seus destinatários.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s). 
R: II e III.
4 - Observe a citação de Zygmunt Bauman a respeito da modernidade:
“O ‘derretimento dos sólidos’, traço permanente da modernidade, adquiriu, portanto, um novo sentido, e, mais que tudo, foi redirecionado a um novo alvo, e um dos principais efeitos desse redirecionamento foi a dissolução das forças que poderiam ter mantido a questão da ordem e do sistema na agenda política. Os sólidos que estão para ser lançados no cadinho e os que estão derretendo neste momento, o momento da modernidade fluida, são os elos que entrelaçam as escolhas individuais em projetos e ações coletivas - os padrões de comunicação e coordenação entre as políticas de vida conduzidas individualmente, de um lado, e as ações políticas de coletividades humanas, de outro” (BAUMAN, 2001, p. 12).
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
Pode-se dizer que são marcos históricos do início da modernidade:
I - a Revolução Inglesa;
II - a Revolução Industrial;
III - o Feudalismo;
IV - a Revolução Digital.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertivas(s) correta(s). 
R: I, II.
5 - Observe o trecho da obra a respeito da Criminologia positivista:
“A Escola positiva inaugura o período científico da criminologia, com início entre os séculos XIX e XX até os dias atuais. Ou seja, a consolidação da criminologia como disciplina empírica, científica, se deu pari passu com o positivismo criminológico, particularmente com a Scuola Positiva italiana, que surge em meados do século XIX (FERRI, 2009). A bem da verdade, o surgimento da Escola positiva foi uma contrarreação à Escola Clássica, influenciada pelos avanços científicos surgidos durante o século XIX, como as teorias de Darwin e Lamarck e pelo pai da sociologia, Auguste Comte” (BANDEIRA; PORTUGAL, 2017, p. 30).
BANDEIRA, T.; PORTUGAL, D. Criminologia. Salvador: UFBA, 2017.
Assinale (1) para as características da Criminologia positivista e (2) para as características da nascente criminologia da reação social
(...) É baseada em boa partenas ideias da chamadalabeling approach theory.
(...) Responsável por definir certos critérios de definição dos meios mais adequados à correção do criminoso conforme sua periculosidade.
(...) Também é conhecida pela expressão “Criminologia institucional” em decorrência de seu uso.
(...) Está em de acordo com as teorias sociológicas nascidas com Émile Durkheim.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
R: 2, 1, 1, 2.
6 - Não é possível afirmar que as Ciências sociais são como as Ciências naturais, a partir do momento em que as relações humanas é o foco do estudo das primeiras enquanto a última lida com fenômenos distintos relacionados à biologia, física ou química.
Roberto DaMatta, antropólogo brasileiro, estabelece certeiras diferenças entre as abordagens das Ciências sociais e naturais (MELLO, 2014).
MELLO, E. F. T. A sociedade como objeto de estudo: laços que formam nós. In: MOURA, S. F. (Org.). Livro Didático de Fundamento das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Estácio, 2014. p. 11-30.
Nesse sentido, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
(....) Eventos isoláveis não são objeto das Ciências naturais. São fenômenos recorrentes e sincrônicos, podendo ser analisados, isolados e reproduzidos dentro de determinadas condições de controle em um laboratório.
(....) São características dos objetos das Ciências naturais: 1) complexidade; 2) sincronia; 3) repetitividade. Com efeito, o teste de uma certa teoria pode ser feito por distintos observadores em locais diversos, desde que asseguradas certas condições de objetividade.
(....) A complexidade é a principal característica dos objetos das Ciências naturais, tendo em vista a facilidade em isolar as causas e motivações dos fenômenos.
(....) Nas Ciências naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos e classificados objetivamente (dentro, é claro, de determinadas condições de controle em laboratório).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
R: F, F, F, V.
7 - Analise a seguinte entrevista com Giorgio Agamben:
“Nesse sentido, o panóptico em Foucault e o duplo corpo do rei em Kantorowicz são paradigmas que abrem um novo horizonte para a investigação histórica, subtraindo-a aos contextos metonímicos cronológicos (França, o século XVIII). No mesmo sentido, em meu trabalho, lancei mão constantemente dos paradigmas: o homo sacer não é somente uma figura obscura do direito romano arcaico, senão também a cifra para compreender a biopolítica contemporânea. O mesmo pode ser dito do "muçulmano" em Auschwitz e do estado de exceção” (COSTA, 2006, p. 132).
COSTA, F. Entrevista com Giorgio Agamben. Rev. Dep. Psicol, UFF,Niterói, v. 18, n. 1, p. 131-136, Junho de 2006.
Sobre o Homo Sacer, assinale a alternativa correta. 
R: Trata da pessoa cuja sua própria condição é desqualificada de uma forma que sua vida é apartada de qualquer conjunto de direitos.
8 - Sérgio Adorno entende que o debate político relacionado a uma reconstrução da vida democrática brasileira floresceu após o final da ditadura militar. Ainda assim, percebeu-se que o fim desse período não significou o fim da violência no país (2015). O que se pode compreender como um Estado Democrático de Direito, se é que o Estado pode ser assim classificado, não foi capaz de pôr um fim derradeiro ao fenômeno da violência.
ADORNO, Sérgio. Riqueza e violência no cenário brasileiro. IN: JR., FERRAZ, Tercio Sampaio, SALOMÃO FILHO, Calixto, NUSDEO, Fabio (orgs.). Poder econômico: direito, pobreza, violência, corrupção. Manole, 04/2015. [biblioteca virtual]
A partir dessas informações assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
(....) A violência é, no Brasil, um fenômeno contemporâneo e se mostra incontrolável.
(....) O combate à violência no país independe de mudanças de estruturas.
(....) Não há qualquer associação entre indicadores socioeconômicos com a evolução da criminalidade.
(....) A violência na sociedade brasileira é endêmica, com raízes que podem ser buscadas na época da colônia e no início da república.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
R: F, F, F, V;
9 - A exclusão e invisibilidade estão vinculadas a fenômenos como o mercado informal e a própria marginalidade. Carvalho (2003) deixa claro que uma das consequências das inúmeras contradições sociais é a violência e insegurança que estão ligadas a dois fatores: 1) A incapacidade da atuação policial; 2) A ausência de políticas sociais urbanas eficazes, que sejam capazes de reconhecer e efetivar os direitos da população.
CARVALHO, E. Exclusão social e crescimento das cidades médias brasileiras. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales. Barcelona, v. 7, n.146(128), agosto de 2003.
Analise as informações sobre o controle exercido pelo Estado e fora dele.
I. O controle social formal é o único capaz de gerar sanções, que inexistem no âmbito do controle social informal, onde o Estado é ausente.
II. O processo de regulação social requer um constante processo de comunicação e interação social baseado em expectativas recíprocas entre os indivíduos de um mesmo grupo social.
III. O controle informal é realizado mesmo sem o controle de uma instituição estatal, sua atuação, contudo, decorre das várias instâncias sociais.
IV. O controle social formal atua sempre com o encarceramento, todas as outras formas de coerção ou sanção estão ligadas ao controle informal.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s). 
R: II e III.
10 - Observe as informações sobre os seguintes dados prisionais:
“Existem, hoje, nas Cadeias Públicas administradas pela Secretaria de Segurança Pública, 6.517 sentenciados definitivamente condenados, que deveriam estar recolhidos em Presídios da Secretaria de Justiça. A Casa de Detenção de São Paulo, construída para oferecer 2.200 vagas, conta hoje com uma população carcerária da ordem de 5.705 presos. Há, portanto, um excesso de 10.000 homens, em números redondos, somente na área da Secretaria da Justiça, sem contar os excedentes da Secretaria de Segurança Pública” (PIMENTEL, 1976, p. 268).
PIMENTEL, M. P. Sistema penitenciário no Estado de São Paulo. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, vol. LXXI, 1976, p. 268.
O cárcere pode ser considerado um verdadeiro palco para pesquisas antropológicas. Assinale a alternativa correta sobre a pesquisa antropológica. 
R: Está ligada a temas que são de grande valor para a criminologia porque fornecem uma visão de dentro de áreas da sociedade com informações e detalhes.

Continue navegando