Buscar

Penas e Medidas Alternativas ( Prova N2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Penas e Medidas Alternativas ( Prova N2)
1 - Na obra “Curso de Direito Penal - Parte Geral”, o autor Paulo Queiroz condena a distinção entre pena e medida de segurança, uma vez que, nem sempre, quanto aos inimputáveis, o juízo de culpabilidade é substituído pelo de periculosidade. Contudo, essa não é a posição majoritária da doutrina, que estabelece claras distinções entre os institutos e suas respectivas finalidades, para fins de política criminal e criminologia, assim como a disposição no Código Penal, de 1940, para definir os institutos.
QUEIROZ, P. Manual de Direito Penal. Parte Geral. 11. ed. rev. ampl. e atual. Salvador: Juspodivm, 2015.
Nesse diapasão, considerando as diferenças dos institutos e a previsão na legislação penal, assinale a alternativa que traz a resposta correta. 
R: A medida se segurança apenas busca a constatação do grau de periculosidade do agente e independe se o agente tinha a consciência ou a pretensão do ilícito cometido.
2 - O art. 68 do Código Penal prevê um sistema trifásico de aplicação da pena pelo magistrado. Na primeira fase da dosimetria da pena serão analisadas as circunstâncias judiciais do art. 59do Código Penal; na segunda, as circunstâncias agravantes e atenuantes;por fim, na terceira, as causas de aumento (majorantes) e de diminuição (minorantes). Entre as circunstâncias agravantes que incidem na segunda fase de aplicação da pena, tem-se a reincidência, confundida, muitas vezes, com maus antecedentes criminais.
BRASIL. Decreto-lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31/12/1940. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.htm>. Acesso em: 08/02/2019.
Sobre o sistema trifásico da aplicação da pena, assinale a alternativa correta. 
R: A sentença penal condenatória, transitada em julgado e cuja execução da pena tenha se dado há mais de cinco anos, pode ser utilizada para aplicar a circunstância judicial de maus antecedentes.
3 - Diz-se efeitos primários da sentença penal condenatória aqueles de incidência direta, sendo eles, a aplicação da privativa de liberdade, restritiva de direitos, multa, ou, ainda, da medida de segurança. Já, os elementos secundários da condenação são aqueles diversos da aplicação da pena propriamente dita. Dois dos efeitos secundários da condenação, expressamente previstos na legislação penal brasileira, são: a perda do cargo, função pública ou mandato eletivo e a incapacidade para o exercício do pátrio poder.
Sobre esses efeitos secundários da sentença penal condenatória, julgue como verdadeiras ou falsas as assertivas a seguir:
( ) O quantum aplicado de pena é irrelevante para esses efeitos da condenação.
( ) É irrelevante se o crime foi praticado com dolo ou culpa para esses efeitos da condenação.
( ) No crime praticado com abuso de poder, a perda do cargo público não prescinde da condenação de pena privativa de liberdade superior a quatro anos.
( ) Poderá ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes não forem encontrados ou quando se localizarem no exterior.
Julgadas as assertivas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
R: F; F, V, V.
4 - O instituto do livramento condicional não pode ser considerado um benefício ou um privilégio concedido ao sentenciado, mas sim um direito subjetivo e uma técnica de reinserção gradual do apenado na sociedade, que permite o cumprimento da punição em liberdade até a extinção da pena. Esse benefício é concedido pelo juízo da execução e pode ser suspenso no caso de descumprimento das condições determinadas quando da concessão ou ainda se o condenado cometer novos crimes. O condenado, no entanto, precisa preencher algumas condições previstas nos artigos 83 a 90 do Código Penal e nos artigos 131 a 146 da Lei de Execução Penal.
Quais dos requisitos a seguir são necessários para a concessão do livramento condicional?
I. Pena igual ou superior a 2 anos.
II. Pena de até 2 anos.
III. Cumprimento de ao menos 1/3 da pena, se reincidente.
IV. Cumprimento de 2/3 da pena nos crimes hediondos.
V. Comportamento carcerário satisfatório.
Agora, assinale a alternativa que traz o(s) requisito(s) correto(s). 
R: I, IV e V.
5 - Após o juiz ter concluído, em sua sentença, pela prática do delito, afirmando que o fato praticado pelo acusado era típico, ilícito e culpável, passará para ao momento seguinte que consiste na aplicação da pena. A sentença é documento proferido por juiz e deve se ater aos princípios da culpabilidade e da individualização da pena, caso haja condenação. Ademais, nas hipóteses de aplicação da pena, o ordenamento jurídico brasileiro adorou o modelo trifásico (art. 68, do CP), que identificam três momentos distintos à determinação da pena do agente.
Sobre as fases do modelo trifásico, assinale a alternativa correta. 
R: A primeira fase é a fixação da pena-base, a segunda é a fixação da pena provisória e a terceira é a constituição da pena definitiva.
6 - Em uma comemoração de passagem de ano, Patrícia, maior e capaz, provocou e humilhou injustamente Maurício, seu ex-companheiro, também maior e capaz, na frente de amigos. Envergonhado e com muita raiva, foi à sua residência e, sem o consentimento de seu tio, agricultor, pegou o facão dele.Após uma hora, voltou à festa sob a influência de emoção extrema e, na frente dos amigos, esfaqueou violentamente Patrícia, que faleceu no local antes mesmo de ser socorrida.
A partir dessa situação hipotética, analise as assertivas a seguir.
I. A emoção extrema será considerada diminuição de pena, beneficiando Maurício.
II. Na situação considerada, em que Patrícia foi vitimada por Maurício por motivação torpe, havendo vínculo familiar entre eles, o reconhecimento das qualificadoras da motivação torpe e de feminicídio não caracterizará bis in idem.
III. Se incidir a qualificadora do feminicídio, também pode ser aplicada circunstância agravante ao crime cometido por Maurício, uma vez que este se prevaleceu de relações domésticas e o cometeu com violência contra a mulher na forma da lei específica.
IV. A influência de violenta emoção, provocadapor ato injusto da vítima, poderá agravar a pena.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s). 
R: I, apenas.
7 - A aplicação da pena - e, consequentemente, sua individualização - dá-se em fases distintas. De acordo com o Código Penal, em seu art. 59, o magistrado, primeiramente, observará culpabilidade aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e às consequências do crime, além do comportamento da vítima. Assim, estabelecerá o que for necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime. Posteriormente, irá analisar outras circunstâncias capazes de influenciar no cálculo da pena definitiva.
BRASIL. Decreto-lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31/12/1940. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.htm>. Acesso em: 08/02/2019.
Sobre a dosimetria da pena, analise as assertivas a seguir.
I. No concurso de causas de aumento ou de diminuição previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um só aumento ou a uma só diminuição, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua.
II. O legislador penal adotou o sistema trifásico para o cálculo da pena, sendo analisadas, em ordem, as circunstâncias agravantes e atenuantes, as majorantes e minorantes e, por fim, as judiciais.
III. Verifica-se a reincidência quando o agente comete novo crime depois de transitar em julgado a sentença que, no país ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior.
IV. No concurso de circunstâncias legais, a pena deve se aproximar do limite indicado pelas circunstâncias preponderantes, entendendo-se como tais as que resultam dos motivos determinantes do crime, da personalidade do agente e da reincidência.
Assinale a alternativa que apresentaa(s) assertiva(s) correta(s). 
R: I, III e IV.
8 - O Livramento Condicionalda pena é um instituto antigo, cuja origem na História do Direito é de difícil precisão, o qual, sinteticamente, foi criado como um meio de ressocialização moral e social do criminoso. O referido instituto somente foi regulamentado e utilizado no Brasil no ano de 1924, por meio do Decreto nº 16.665. O referido instituto penal é a última etapa do cumprimento da pena no sistema progressivo, sendo, parte integrante da execução da pena privativa de liberdade. Porém, ele não poderá substituir a pena privativa de liberdade e tampouco põe termo à pena.
Sobre o conceito atual de livramento condicional, analise as assertivas a seguir,julgando-as como verdadeiras ou falsas:
( ) Instituto jurídico de transição da prisão à vida livre concedido ao reeducando para se habituar às condições da vida exterior e reincorporar-se, de modo definitivo, à sociedade.
( ) É o instituto que concede a recuperação moral e social do criminoso e sua liberação antecipada sob vigilância.
( ) É a forma antecipada de cumprimento de pena concedida ao sentenciado. Pode ser concedida desde o início do cumprimento de pena.
( ) É uma forma de antecipação da liberdade do sentenciado, em cumprimento de pena de prisão, para readaptá-lo ao meio social.
Julgadas as assertivas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
R: V, F, F, V.
9 - Sabe-se que o sistema penitenciário brasileiro é repleto de falhas sistêmicas, em especial, no que concerne à forma como a pena privativa de liberdade é aplicada e cumprida. A seletividade, a superlotação dos presídios, a corrupção institucionalizada, dentre outros, são problemas graves e, efetivamente, a pena não é a solução para a criminalidade sistêmica que aflige a sociedade brasileira. Nesse cenário, as penas alternativas, como um todo, têm sido a melhor alternativa para evitar o encarceramento exacerbado e as mazelas que a prisão desenvolve no indivíduo.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta. 
R: São hipóteses de penas restritivas de direito a prestação pecuniária, a perda de bens e valores, a prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, a interdição temporária de direitos e a limitação de fim de semana.
10 - As penas restritivas de direito são penas autônomas, tal como as penas privativas de liberdade, constituindo, assim, efeito principal da condenação. Diz-se autônoma, pois não podem ser cumuladas com as penas privativas de liberdade; não são meramente acessórias. A prestação pecuniária, a perda de bens e valores, a prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, a interdição temporária de direitos e a limitação de fim de semana são espécies de penas restritivas de direito, conforme preceitua o artigo 43 do Código Penal.
BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.
Sobre a limitação de fim de semana, assinale verdadeiro ou falso.
( ) O condenado, nos fins de semana, pode permanecer em sua residência.
( ) A descrição “fim de semana” abrange também a sexta-feira.
( ) O Juiz da Execução deve determinar o local, dias e horário em que o condenado cumprirá a pena.
( ) A duração da limitação de fim de semana são 5 (cinco) horas diárias.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
R: F, F, V, V.

Continue navegando