Buscar

Energia Não-Renovável - Petróleo

Prévia do material em texto

Petróleo
I.F.Pa – Campus Ananindeua
Curso – Meio Ambiente
Prof. MsC. Adiel Cunha Jr
Energias
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS são aquelas que se renovam continuamente na natureza sendo, por isso, inesgotáveis. Ex: hidrelétrica
 FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS são aquelas cujas reservas se esgotam, pois o seu processo de formação é muito lento comparado com o ritmo de consumo que o ser humano faz delas. Ex: Petróleo
ENERGIA NÃO-RENOVÁVEL - PETRÓLEO
Petróleo é um combustível fóssil, produzido há milhões de anos atrás pela pressão em material orgânico, e é hoje encontrado em algumas zonas do subsolo do planeta Terra. 
Principal fonte de energia atual. 
Encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos – reservatórios), mas também em rochas do embasamento cristalino ( rochas ígneas ou metamórficas). Ex: granito, diabásio, gabro, sienito,...
ENERGIA NÃO-RENOVÁVEL - PETRÓLEO
É uma fonte de energia não renovável, de origem fóssil e é matéria prima da indústria petrolífera e petroquímica. 
O petróleo bruto possui em sua composição uma cadeia de hidrocarbonetos, cujas frações leves formam os gases e as frações pesadas o óleo cru. 
A distribuição destes percentuais de hidrocarbonetos é que define os diversos tipos de petróleo existentes no mundo.
Reservas concentradas em algumas regiões do Mundo - Petróleo
Preços influenciados por um grande número de factores (OPEP, capacidade de extração e refinação, ...)
Produção poderá deixar de crescer dentro de 10-15 anos
No Brasil
Extração na camada Pré-Sal
ENERGIA NÃO-RENOVÁVEL - PETRÓLEO
É de fácil transporte, mas seu potencial destruidor do meio-ambiente é muito grande, pois libera grande quantidade CO2 para atmosfera sendo um dos grandes “vilões” do chamado aquecimento global, por causa, da sua grande utilização nos meios de transportes( VEÍCULOS).
Principais objetivos das refinarias é obter a maior quantidade possível de gasolina. Fração mais utilizada do petróleo e, também, a mais rentável, tanto para a indústria de refinação como para o Estado(impostos). 
Histórico
Surgimento do petróleo 
Surgiu através de “restos” orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrerem transformações químicas ao longo de milhares de anos. 
Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
Comemora-se em 29 de setembro, o Dia do Petróleo. E em 28 de dezembro, o Dia do Petroquímico (profissional que atua na indústria de produção de derivados de petróleo).
Prospecção
Prospecção
Def. – Conjunto de técnicas relativas à pesquisa, localização precisa e estudo preliminar de uma jazida mineral ou petrolífera.
Prospecção
A prospecção de petróleo é uma das etapas que antecedem sua exploração. As realizações de vários estudos são necessárias, com o objetivo de identificar se em uma determinada região contém ou não acumulação proveitosa do combustível fóssil, e assim avançar na sua exploração.
 Opções de detecção do petróleo – geofísicos ou geológicos. Na área da geofísica podem ser realizados métodos elétricos, gravimétricos, sônicos, sísmicos, magnéticos, de imagem e ressonância, que oferecem dados específicos e de qualidade. São responsáveis pela detecção da presença, posição e organização das estruturas geológicas em sub-superfície.
Prospecção
O estudo sísmico é a metodologia mais utilizada e consiste na análise por refração ou na análise por reflexão.
Caso seja realizado no mar (offshore), são utilizados canhões de ar comprimido e o som constatado por hidrofones. Em terra (onshore), o estudo é realizado por meio de dinamite ou canhões de vibração, e o som detectado por meio de geofones.
No Brasil, o estudo sísmico apresentou-se como o precursor essencial nos estudos offshore, principalmente durante a exploração do pré-sal.
Processo de Extração em terra.
Brocas especiais são utilizadas na perfuração do poço. Quando a broca atinge a jazida, o petróleo, sob pressão, desloca-se pela tubulação e jorra para a superfície. O petróleo retirado é conduzido do poço para as refinarias através de grandes tubos (oleodutos) ou por imensos navios-petroleiros. Na refinaria, é destilado, isto é, seus componentes são separados em frações, como a gasolina, o óleo diesel e muitos outros.
Fonte:http://tecnopetrobr.blogspot.com/2008/11/sistemas-da-sonda-de-perfurao.html
Impacto X Aspectos
Aspectos:
Em situações de derramamento de petróleo, o produto se espalha rapidamente pelo mar, contaminando a água e ameaçando a vida de plantas e animais marinhos.
Impactos: Morte dos animais marinhos e possivelmente o desiquilíbrio da cadeia alimentar
http://universofossil.blogspot.com/2011/10/impactos-ambientais-dos-combustiveis.html
Fonte:https://pt.slideshare.net/rodsonheringer/impacto-ambiental-do-petrleo
Prospecção
Os estudos geológicos são responsáveis pela identificação da estrutura, textura, matéria e alterações da crosta terrestre. Os mapas geológicos são os resultados dessas investigações.
Os estudos geoquímicos complementam a prospecção, identificando com base na composição química das águas, a presença de gases e de matéria orgânica dissolvidos. Quanto maior as suas concentrações, mais próximo da jazida se encontra.
As várias metodologias que auxiliam na prospecção de petróleo podem aumentar a confiabilidade da perfuração. No entanto, a confirmação das reservas só é possível com a perfuração do poço.
ACIDENTES AMBIENTAIS
Guerra do Golfo, Kuwait, Golfo Pérsico (janeiro/1991) 
Volume: 1 milhão e 360 mil toneladas (753 piscinas olímpicas)
O pior vazamento de petróleo da história não foi propriamente acidental, mas deliberado. Causou enormes danos à vida selvagem no Golfo Pérsico, depois que forças iraquianas abriram as válvulas de poços de petróleo e oleodutos ao se retirarem do Kuwait. 
 Ixtoc I, Campeche, Golfo do México (junho/1979) 
Volume: 454 mil toneladas (251 piscinas olímpicas) 
A plataforma mexicana Ixtoc 1 se rompeu na Baía de Campeche, derramando cerca de 454 mil toneladas de petróleo no mar. A enorme maré negra afetou, por mais de um ano, as costas de uma área de mais de 1.600 km2. 
Poço de petróleo Fergana Valley, Uzbequistão (março/1992) 
Volume: 285 mil toneladas  (158 piscinas olímpicas)
Trata-se de um dos maiores acidentes terrestres já registrados. Em março de 1992, a explosão de um poço no Vale da Fergana afetou uma das áreas mais densamente povoadas e agrícolas da Ásia Central. 
ACIDENTES AMBIENTAIS
Todo derramamento de petróleo, independente das proporções, é considerado uma catástrofe ambiental. A substância se propaga rapidamente pelo mar, formando uma mancha negra que contamina a água e compromete a vida de espécies marinhas. A camada superficial formada pelo óleo bloqueia a passagem de luz, impossibilitando o processo de fotossíntese e impedindo a troca de gases entre a água e o ar.
Esse impacto afeta todo o ecossistema marinho. Os peixes, quando entram em contato com a substância, morrem por asfixia. As aves marinhas podem sofrer com a intoxicação ou pela impregnação do petróleo em suas penas, o que impede o voo e a regulagem da temperatura corporal, problema que também afeta os mamíferos marinhos. A ingestão do líquido também provoca a morte de diversas espécies. Além disso, o derramamento de petróleo prejudica comunidades litorâneas que sobrevivem da pesca.
ACIDENTES AMBIENTAIS
ACIDENTES AMBIENTAIS
O que fazer?
A contenção das manchas de petróleo no mar é bastante difícil, uma vez que as correntes marítimas e de ar atuam na dispersão do óleo pelas águas. Um dos métodos mais utilizados é a aplicação de agentes biológicos fertilizantes, como fósforo e nitrogênio, que promovem o crescimento de micro-organismos que atuam na dissolução do petróleo.
ACIDENTES AMBIENTAIS
A NET OIL, Rede de Recolhimento de Hidrocarbonetos,foi desenvolvida para recolher óleo derramado acidentalmente em meio líquido pelo processo de adsorção. Seu princípio utiliza a força denominada “tensão superficial da água” e, por ser hidrofóbica (repele a água) e possuir pouca densidade, flutua indefinidamente, mesmo saturada de óleo.
A rede tem o formato de malha, constituída por fios com alta resistência mecânica e estabilizada com aditivos anti-UV, e tem eficiência na totalidade dos vazamentos que ocorrem com várias classificações de petróleo, como o leve, de API superior a 30º, mediano e pesado.
A adsorção é o processo físico-químico em que as moléculas, átomos ou íons ficam retidos na superfície de uma substância, em geral, substâncias sólidas.
ACIDENTES AMBIENTAIS
NET OIL, Rede de Recolhimento de Hidrocarbonetos
ACIDENTES AMBIENTAIS
Despoluição
A despoluição das águas marinhas, atingidas por petróleo, é possível. Porém, na maioria das vezes, é um processo lento e de eficiência parcial. Uma vez ocorrido o desastre ambiental, as medidas são tomadas para evitar o menor prejuízo possível ao meio ambiente.
Umas das técnicas de despoluição mais usadas é a utilização de barreiras físicas. Desta forma, é possível impedir que a mancha de petróleo se espalhe por uma área maior. Na sequência, os técnicos podem retirar o petróleo da água, utilizando grandes bombas de sucção instaladas em navios.
ACIDENTES AMBIENTAIS
Soluções
Adoção de rigorosas medidas de prevenção de acidentes em plataformas de petróleo.
Fiscalização governamental eficiente e constante com relação à segurança dos navios petroleiros e plataformas de petróleo.
Manutenção constante nas plataformas de petróleo, assim como nos petroleiros.
Aplicação de multas pesadas para empresas que descumprem normas de segurança no transporte e exploração de petróleo.
Lavagem de tanques reservatórios de petróleo em locais adequados, para que a água contaminada não seja despejada no mar.
 
PETRÓLEO
Classificação 
Na indústria petrolífera, existe uma necessidade constante para o refinador avaliar diferentes cargas e derivados de petróleo, a fim de se definir o esquema de processamento a ser utilizado.
Para efetuar esta decisão, parte-se das características da matéria-prima e avalia-se o seu potencial produtivo, ao qual se somam informações sobre o esquema de refino utilizado e as demandas do mercado consumidor.
PETRÓLEO
O ºAPI (American Petroleum Institute) é uma propriedade de caracterização do petróleo muito utilizada na indústria. É baseado nas normas ASTM D-287 e D-1298 , sendo a medida mais comum aplicada ao petróleo e seus derivados. 
É calculada por:
 ºAPI = (141,5 ÷ densidade da amostra) – 131,5
Petróleos com grau API maior que 30 são considerados leves; entre 22 e 30 graus API, são médios; abaixo de 22 graus API, são pesados; com grau API igual ou inferior a 10, são petróleos extra-pesados.
PETRÓLEO
Teor de enxofre 
Tem-se a seguinte classificação: – Petróleo doce (sweet) – Teor de enxofre < 0,5% de sua massa. – Petróleo azedo (ou ácido) (sour) – Teor de enxofre > 0,5% de sua massa.
Teor de cinzas 
Estabelece a quantidade de constituintes metálicos no óleo após sua combustão completa. 
Ponto de fluidez
 Ponto de fluidez é a menor temperatura em que o óleo ainda escoa. 
PETRÓLEO
FIM

Continue navegando

Outros materiais