Buscar

O Petróleo: Origem, Extração e Uso

Prévia do material em texto

O PETRÓLEO:
O que é o petróleo:
O petróleo se caracteriza como uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água e com cor variando entre o negro e o castanho escuro. A teoria mais aceita sobre a sua origem está associada à decomposição de material orgânico ao longo das eras, tais como animais e vegetais submetidos a grandes pressões. 
	Atualmente é uma das principais fontes de energia elétrica do mundo. Também está presente em indústrias, avenidas e como combustível de alguns meios de transporte (carros, aviões, navios etc.) como gasolina, diesel, querosene. O Oriente Médio, por ser a região com maior número de poços de petróleo do planeta, tem sido palco de diversas guerras uma vez que cada país quer ter maior quantidade desta substância.
Extração Do Petróleo:
Primeiro localiza-se bacias sedimentares por meio de estudos do solo e com ajuda de equipamentos como sismógrafos (aparelho que cria ondas eletromagnéticas que são refletidas para a superfície, indicando a presença de determinado elemento) e gravímetros (detectam sutis variações na gravidade, indicando um fluxo subterrâneo);
Caso seja encontrada uma jazida de petróleo acontece então a perfuração do solo com o auxílio das coordenadas do GPS e boias marcadoras (se for na água).
Essa perfuração na terra pode atingir profundidade de 800 a 6000 metros e é realizada por meio de sondas de perfuração enquanto que no mar é através de plataformas marítimas.
Na terra, o petróleo é encontrado embaixo de uma camada gasosa de alta pressão, assim quando o poço é perfurado o petróleo tende a jorrar. Para ser extraído é necessário o uso de equipamentos como o “cavalo de pau”.
No mar essa extração é mais complexa para ser realizada, uma vez que necessita de equipamentos mais específicos, que perfuram e extraem por meio de bombas em navios-sonda e plataformas.
Refinamento de petróleo:
Depois da extração, esse material precisa ser refinado para que possa ser utilizado comercialmente. Esse processo decorre da seguinte forma:
Uso do Petróleo pelas civilizações:
Ao contrário do que muitos de nós pensamos, o petróleo não começou a ser utilizado nos tempos atuais. E sim desde tempos remotos sendo utilizado por vários povos para os mais diversos fins: 
· Babilônia: Tijolos assentados com asfalto;
· Fenícios: Betume para calafetar embarcações;
· Egípcios: Pavimentação/Embalsamar mortos;
· Gregos e romanos: guerra e estradas;
· Incas e Maias: já conheciam e utilizavam (estradas).
Oriente Médio:
Por conter a maior reserva petrolífera do mundo, há diversas guerras por essa substância, uma delas foi a 1° Guerra do Golfo (1990-1991).
	Esse conflito foi travado entre o Iraque e a Coalizão (grupo formado por 28 países dentre eles os Estados Unidos) causado pela invasão feita pelo Iraque ao Kuwait, sendo que o único interesse de países como o Estados Unidos era o petróleo da região, visto que em 2010 os Estados Unidos eram os maiores consumidores de petróleo do planeta.
Petróleo no Brasil e no RN:
No Brasil a busca por essa substância teve início em 1892 na fazenda de Eugênio Ferreira, no estado de São Paulo, entretanto foi encontrado apenas água sulfurosa no poço de 488 metros de profundidade.
	A primeira jazida de petróleo no Brasil, foi encontrada apenas no ano de 1939, no município de Lobato, localizado na Bahia e em 1968 a descoberta de petróleo no mar no estado de Sergipe.
	A partir desses fatos a PETROBRAS fundada em 1953, passou a desenvolver um projeto de extração, iniciando a exploração de petróleo em águas profundas.
No estado a produção provêm principalmente da Bacia Potiguar, essa bacia sedimentar compreende não só o Rio Grande do Norte, mas também parte do Ceará, em um total de 119.300 km².
	No Rio Grande do Norte a PETROBRAS começou a exploração dessa Bacia em 1952. Na terra o petróleo foi encontrado pela primeira vez no campo de Mossoró no ano de 1979. No mar achou-se em 1973 no campo de Ubarana. Sendo o Rio Grande do Norte detentor de 85% da produção da bacia, conforme a imagem a seguir:
Petróleo como fonte de Energia:
Na produção de energia provinda de termoelétricas, o petróleo é um dos principais combustíveis por causa do seu alto nível de coqueificação. Servindo para aquecer uma caldeira com água, fazendo esse líquido evaporar, a partir disso haverá a locomoção das turbinas, que serão ligadas a um gerador e este produzirá energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens:
As Vantagens do Petróleo:
· Alta Densidade de Energia – O petróleo tem uma das mais altas densidades de energia, o que significa que uma pequena quantidade do óleo pode produzir uma grande quantidade de energia. Isto o torna muito útil e a escolha preferida para uso como combustível em automóveis.
· Fácil disponibilidade, Infra-estrutura de Transportes e Uso – O petróleo é amplamente distribuído em quase todas as partes do mundo. Também existe uma infra-estrutura para o transporte para outros lugares através de navios, oleodutos e navios petroleiros. Isto significa que o óleo está disponível em todo o mundo.
· Crucial para uma ampla variedade de indústrias – além do transporte, o petróleo é um componente crítico em uma ampla variedade de outras indústrias. Fácil de refinar – O petróleo não é muito difícil de refinar. O óleo está sendo extraído ao largo das costas nos mares e também areias betuminosas. O refino também é bastante antigo e amadurece em técnicas, podendo gerar mais produtos em pouco tempo.
· Constante fonte de alimentação e confiabilidade – ao contrário da energia solar e eólica, o óleo pode produzir energia alta e altamente confiável. Motores de óleo são uma tecnologia madura e altamente confiável para trabalhar.
As desvantagens do petróleo:
· Poluição ao meio ambiente;
· Poluição do ar;
· Impactos ambientais irreversíveis para flora e fauna;
· Intensificação do aquecimento global;
Quando ocorrem acidentes em que há vazamento de petróleo no mar estes compostos afetam plantas, peixes, mamíferos e toda a vida animal e vegetal desse ecossistema:
· O petróleo mata primeiro o plâncton, ou seja, os microrganismos vegetais e animais dos quais os peixes se alimentam, assim acontece a reação em cadeia: 
· Os peixes do fundo do mar que se alimentam de resíduos acabam sendo envenenados, e morrem;
· A luz do sol é bloqueada, assim as algas não realizam mais a fotossíntese (reação em que se retira o gás carbônico (CO2) e libera-se oxigênio (O2) para o ambiente). O resultado é que os peixes da superfície morrem por falta de oxigênio ou morrem intoxicados pelo óleo vazado;
· Substâncias tóxicas se acumulam nos tecidos de mamíferos, tartarugas e peixes, causando distúrbios reprodutivos e cerebrais;
· As penas das aves ficam impregnadas de óleo e elas acabam afundando e morrendo afogadas;
Referências:
· http://www.dep.fem.unicamp.br/drupal/?q=node/27
· http://www.brasilescola.com/quimica/exploracao-extracao-petroleo.htm
· https://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3leo
· http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/bacias/bacia-potiguar.htm
· http://www.infoescola.com/historia/guerra-do-golfo/
· http://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/vantagens-e-desvantagens-do-petroleo

Continue navegando