Buscar

RESUMO 6 CÂMBIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO 6
CÂMBIO
Meristema secundário constituído por células em divisão ativa situadas entre o floema e o xilema, a cuja atividade se deve a formação de novos vasos condutores. Uma particularidade que o câmbio apresente é de ser o único meristema que leva o desenvolvimento dos sistemas axial, promovendo o crescimento vertical da planta e do radial, promovendo o crescimento no sentido horizontal da planta .É localizado no tronco das plantas, e tem como função dar origem ao xilema e ao florena que são responsáveis pelo crescimento secundário da planta.
É o único meristema que promove o desenvolvimento dos sistemas axial e radial; quanto maior for a longevidade do câmbio, maior será a idade desse indivíduo.
Os elementos do câmbio que se origina das células pericíclicas contribui para o crescimento secundário da raiz apenas com células do sistema radial, formando raios parenquimáticos mais largos.
O Câmbio vascular de uma planta lenhosa apresenta segmentos com idades diferentes. O câmbio vascular localizado mais perto do solo é mais velho e o que está localizado próximo dos ápices é mais jovem.

Continue navegando